PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA DE OLIVEIRA ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA DE OLIVEIRA ABREU
DATA: 25/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/zcm-bhxw-vwv
TÍTULO: A educação interprofissional e o trabalho colaborativo nas Residências em Saúde da Família no Município de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Interprofissional. Trabalho Colaborativo. Residência e Internato. Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 58
RESUMO: Introdução: A Educação interprofissional é uma dinâmica envolvida por dois ou mais profissionais que buscam aprender de forma conjunta e interativa, a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para um trabalho coletivo. Ela vem ganhando destaque nos últimos dez anos, no qual é possível identificar o seu papel principal na melhoria de sistemas e nos resultados da atenção à saúde. O trabalho colaborativo aponta como resultado uma maior segurança e satisfação dos pacientes referentes aos resultados em saúde e no uso adequado dos recursos clínicos especializados. É possível criar um novo espaço de aprendizagem oriundo das práticas no território, das trocas de saberes, de experiências e de transformação interpessoal. Objetivo: Compreender a percepção dos residentes e egressos sobre o papel da educação interprofissional e os elementos do trabalho colaborativo dentro dos dois Programas de Residências em Saúde da Família no Munícipio de João Pessoa. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa os egressos que haviam concluído a residência em março de 2022 (turma 2020-2022) e foi utilizado critério de saturação. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram análisados por análise de conteúdo de Bardin (2014). Resultados e discussão: O presente estudo contou com a realização de 12 entrevistas com os egressos, sendo 06 do PRMSFC e 06 do PRMFC. Da análise emergiram quatro categorias temáticas: “trabalho colaborativo interprofissional”, “prática interprofissional colaborativa”, “efeitos da residência no trabalho interprofissional” e “a interprofissionalidade no período pandêmico”. Ensaio de conclusão: Espera-se que este estudo traga melhorias no processo formativo dos residentes, buscando ferramentas tanto técnicas quanto pedagógicas para aprimorar a relação ensino-serviço. Para além, aguarda-se que contribua para aprimorar as políticas públicas já existentes e aponte necessidade de subsídios técnicos específicos em relação à educação interprofissional e o trabalho colaborativo na Atenção Primária à Saúde.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1647161 - TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA
Interno - 1890568 - LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
Interno - 1809752 - WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS
Externo ao Programa - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES
Externo à Instituição - JAIRO DOMINGOS DE MORAIS