PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO (PPGSC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIS DE SOUZA ABILIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRIS DE SOUZA ABILIO
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Via remota, no link: https://meet.google.com/wjq-hkkf-fph
TÍTULO: REFLEXÕES COM BASE NA MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação popular; saúde; história
RESUMO: A presente proposta de pesquisa tem como objeto central reconstituir as histórias e as memórias da Educação Popular em Saúde do Brasil desvelando seus sentidos e significados, a partir das narrativas de alguns(algumas) de seus(suas) protagonistas. Abordando historicamente, no formato de linha do tempo comentada, os marcos da Educação Popular em Saúde e construir sínteses das ideias e reflexões dos entrevistados com relação aos principais desafios da educação popular na atualidade. Tal estudo será constituído de forma articulada e inserida em projeto de pesquisa mais amplo, conduzido pelo Grupo Temático de Educação Popular em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Tratase de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu em três etapas, a) revisão integrativa da literatura das publicações desenvolvidas nos últimos quatro anos no Campo da Educação Popular em saúde, b) levantamento bibliográfico das entrevistas já previamente realizadas e sistematizada pelo GT de EPS da ABRASCO com Educadores populares do Brasil, c) realização de novas entrevistas individuais (todas as entrevistas utilizadas no estudos seguem a perspectiva de narrativas na linha da história oral). O método de análise escolhido foi o da dialética. O estudo permite o reconhecimento das diversas ações e iniciativas que ocorreram espalhadas pelo país e que foram base para a consolidação da EPS, direcionandoa para sua Institucionalização através da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS), marco importante do ponto de vista histórico, reflete a potência da participação popular na implementação das políticas públicas e a perspectiva de ampliação do alcance da EPS no fazer em saúde.
Presidente - 2884817 - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ
Interno - 3552123 - MARIA DO SOCORRO TRINDADE MORAIS