PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELLICIA FERREIRA DA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELLICIA FERREIRA DA MOTA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: meet.google.com/tor-qqrn-qhc
TÍTULO: ACESSO À ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA APÓS ALTA HOSPITALAR POR PACIENTES QUE TIVERAM COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Acesso aos serviços de saúde; fisioterapia; covid-19
RESUMO: O novo vírus nomeado como Sars-CoV-2 tem impactado os sistemas de saúde de todo o mundo e demandando ações governamentais urgentes para conter a disseminação da doença e o número de mortes. Pessoas portadoras de comorbidades estão mais susceptíveis a desenvolverem a forma grave da doença, o que implica nestes casos a necessidade de assistência especializada em saúde. O sistema de saúde foi reestruturado para atender as demandas da pandemia, havendo, inclusive, remanejamento de profissionais da atenção secundária para hospitais. Por outro lado, alguns serviços de atenção secundária que oferecem assistência fisioterapêutica tiveram suas atividades suspensas nesse cenário pandêmico. Esse contexto torna mais grave um problema que já era identificado na rede de atenção à saúde que era o acesso aos serviços especializados, dentre os quais se encontra o tratamento fisioterapêutico. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o acesso à assistência fisioterapêutica por pacientes que tiveram COVID-19 após a alta hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, será realizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), João Pessoa, tendo como público-alvo indivíduos acima de 18 anos que receberam alta do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) após contaminação por COVID-19, no período de março a novembro de 2020. Os dados relativos ao período de internação hospitalar serão coletados mediante análise documental dos prontuários dos pacientes que receberam alta do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da capital João Pessoa, após internação por COVID-19. Os dados relativos ao acesso ao tratamento fisioterapêutico após a alta hospitalar serão coletados via questionários estruturados.
Presidente - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Interno - 1433915 - GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO