PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALESSANDRA SIPRIANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ALESSANDRA SIPRIANO DA SILVA
DATA: 09/07/2021
LOCAL: meet.google.com/ejc-wecm-nmq
TÍTULO: IMPACTO DE UM PROGRAMA COM TREINAMENTO FUNCIONAL POR TELERREABILITAÇÃO SOBRE A FUNÇÃO PULMONAR, CAPACIDADE DE EXERCÍCIO E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES PÓS COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade de exercício, capacidade pulmonar, qualidade de vida, telerreabilitação.
RESUMO: Introdução: o ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19, causada pelo SARS-CoV-2. Esta doença viral pode prejudicar diversos sistemas, e o sistema respiratório torna-se alvo principal para se estabelecer sequelas e disfunções. Outro fator que pode comprometer a recuperação dos pacientes, resulta do período de repouso prolongado e quando associado a disfunção muscular pode predispor a intolerância ao esforço físico. Contudo, estratégias de reabilitação física presencial para restabelecer funções prejudicas nestes pacientes é um desafio, principalmente pelas medidas restritivas de isolamento físico, instauradas pelas instâncias governamentais para controlar a pandemia. E neste sentido, as estratégias em domicilio por via remota pode contribuir na recuperação dos pacientes pós COVID 19. Objetivo: avaliar a eficácia e a viabilidade de um programa com treinamento funcional por telerreabilitação sobre a função pulmonar, capacidade de exercício e qualidade de vida em indivíduos pós COVID-19. Métodos: ensaio clinico randomizado, com dois grupos experimentais que serão alocados no grupo treinamento funcional por telerreabilitação e palestras com temas de educação em saúde (GTF), e grupo controle (GC: palestras com temas de educação em saúde). O protocolo de intervenção terá duração de oito semanas. Serão elegíveis indivíduos recuperados da COVID-19, maiores de 18 anos e aptos para realizarem exercício e/ou participarem das palestras. Previamente a intervenção e ao final da 8ª semana serão avaliadas a função pulmonar, a qualidade de vida e a tolerância ao esforço. Será utilizado o programa SPSS 20.0. A normalidade e homocedasticidade serão avaliadas pelos testes de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente; para as características dos sujeitos serão considerados pelo teste t de Student ou teste U de Mann-Whitney e os desfechos serão analisados pelo teste de ANOVA two way ou MANOVA. O effect size será avaliado pelo Cohen d e o nível de significância adotado será de p<0,05. Resultados esperados: o treinamento funcional por telerreabilitação será capaz de melhorar a função pulmonar, a tolerância ao esforço e a qualidade de vida em indivíduos pós COVID-19.
Interno - 1366067 - EDUARDO ERIKO TENORIO DE FRANCA
Externo à Instituição - MARIA DO AMPARO ANDRADE