PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAVANA OLIVEIRA HENRIQUES E SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAVANA OLIVEIRA HENRIQUES E SOUZA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/zxn-pwdx-pzt
TÍTULO: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E FATORES DE RISCO PARA NEUROPATIA DIABÉTICA PERIFÉRICA EM IDOSOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2; capacidade funcional; fatores de risco; neuropatia periférica diabética.
RESUMO: Introdução: O Diabetes mellitus é uma doença crônica que requer monitoramento permanente da glicemia, mudanças de comportamento e prática de hábitos saudáveis para o seu controle. Requer uma atenção especial nas extremidades inferiores distais, evitando ou retardando os efeitos deletérios da hiperglicemia persistente. Objetivo: elaborar o perfil epidemiológico e funcional de idosos com diabetes tipo 2 que desenvolveram neuropatia diabética em usuários do Sistema Único de Saúde. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal do tipo descritivo, a partir de dados levantados na avaliação inicial dos participantes da pesquisa, oriundos dos serviços especializados em atendimento à pessoa com diabetes: Centro de Atenção Especializada em Saúde (CAES – Jaguaribe) e do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), situados no município de João Pessoa, Paraíba, no período de março a junho de 2021. Os participantes foram alocados em dois grupos: Grupo controle (GC) – portadores de diabetes sem neuropatia (n= 44) e Grupo com neuropatia diabética (GND) - portadores de diabetes com neuropatia (n= 35). Após o consentimento formal, foi iniciada a coleta dos dados por meio de uma avaliação fisioterapêutica, elaborada especialmente para o estudo, com base na literatura, pela qual foram levantadas informações relacionadas ao diabetes, como o tempo de diagnóstico, a presença de comorbidades ou de outras complicações. Em seguida, foram aplicados os instrumentos: a Escala de equilíbrio de Berg e a Escala de Tinetti e realizados o Teste de alcance funcional anterior (TAF), o Timed Up and Go (TUG), o Miniexame do estado mental (MEEM). Para a apresentação da distribuição da frequência das variáveis, utilizar-se-á medidas de tendência central e do teste do Qui-quadrado, para as diferenças de proporções e do Teste do Qui-quadrado e do teste exato de Fisher para tendência linear entre variáveis categóricas. Em todas as análises, será considerado um nível de confiança de 5% (p < 0,05). Resultados: As variáveis inseridas no banco de dados por dois assistentes de pesquisa (entrada dupla dos dados), com a finalidade de checar a consistência e a validação das variáveis por meio do software EPI-INFO. No momento, os dados estão em análise por meio do pacote estatístico IBM SPSS Statistics Base 22.0. Espera-se que os resultados auxiliem na compreensão dos fatores de risco para neuropatia periférica diabética em idosos com diabetes mellitus tipo 2 a partir das ferramentas avaliativas aplicadas.
Interno - 336960 - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS RODRIGUES DE ARAÚJO