PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: PALOMA LOPES DE ARAÚJO FURTADO

DISCENTE: PALOMA LOPES DE ARAÚJO FURTADO
DATA: 26/01/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Efeitos do treinamento funcional por telereabilitação sobre a aptidão física, força muscular, e nível de depressão/ansiedade em indivíduos pós covid-19: Ensaio controlado randomizado
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19, telereabilitação, força muscular, aptidão física
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: A COVID-19 é uma doença com alta taxa de mortalidade, causada pelo vírus SARS-CoV-2, com variação sintomática ou assintomática, que ataca o sistema cardiorrespiratório, neuromuscular e psicológico. Os indivíduos recuperados da doença necessitam de acompanhamento fisioterapêutico, porém o acesso à reabilitação física, neste momento, é dificultado pelas medidas de distanciamento social. A intervenção com exercício físico tem sido uma importante aliada na melhora da função cardiorrespiratória, motora e mental, porém há poucos estudos relacionados ao tratamento específico dessa população, principalmente relacionado à telereabilitação adaptada para o ambiente domiciliar. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento funcional por telereabilitação, sobre a aptidão física, força muscular e nível de depressão/ansiedade em indivíduos pós COVID-19. Métodos: Ensaio controlado randomizado, amostra de 30 indivíduos recuperados da COVID19, ≥ 18 anos, alocados no Grupo Treinamento Funcional (GTF – treinamento funcional e palestras de educação em saúde; n=15) e Grupo Controle (GC – palestras de educação em saúde; n=15). Foram submetidos à avaliação da aptidão física (bateria de testes de Rikli e Jones), da força de preensão palmar (dinamômetro de preensão manual), e nível de depressão/ansiedade (Inventário de depressão e ansiedade de Beck), antes e 8º semana após intervenção. Foi utilizado o SPSS 20.0, teste de Shapiro-Wilk (normalidade dos dados) e Levene (homogeneidade das variâncias), t Student (comparação inter e intra grupo); com p<0,05. Resultados: Na força muscular, foi encontrada melhora significativa nos 2 grupos (p=0,00), porém sem diferença entre eles (p=0,28). Na aptidão física, o GTF obteve melhora significativa em todos os testes (p=0,00), e ao comparar com o GC houve melhora dos índices para todos eles: sentar e levantar, flexão de braço, TC6M (p=0,00) e levantar e ir (p=0,02), sem melhora para os índices do GC (sentar e levantar p=0,82; flexão de braço p=0,09; levantar e ir p=0,73; TC6M p=0,75). Com relação à saúde mental, o GTF apresentou redução significativa nos níveis de ansiedade (p=0,03) e depressão (p=0,01), e quando comparado ao GC, houve melhora estatisticamente significativa apenas nos níveis de depressão (p=0,00), sem melhora nos índices do GC (ansiedade p=0,10; depressão p=0,67). Conclusão: O treinamento de 8 semanas demonstrou ser viável e seguro para indivíduos pós COVID-19, repercutindo positivamente na função motora e saúde mental.
Presidente - 1199261 - AMILTON DA CRUZ SANTOS
Externo ao Programa - 1679327 - JOSE HERISTON DE MORAIS LIMA