PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: ANA PATRICIA GOMES CLEMENTINO

DISCENTE: ANA PATRICIA GOMES CLEMENTINO
DATA: 09/11/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: DOR E DESCONFORTO OSTEOMIOARTICULAR EM TRABALHADORES DO SETOR DE TRANSPORTE EM JOÃO PESSOA: UM ESTUDO DE PREVALÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Dor. Transtorno traumático cumulativo. Saúde do trabalhador. Fatores de riscos. Epidemiologia. Fisioterapia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: A dor, é um evento comum nos diversos cenários que envolvem a assistência à saúde, desde o nascimento até a morte, seja no âmbito hospitalar ou fora dele. No Brasil, as afecções musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho, conhecidas como Distúrbios Osteomioarticulares, representam atualmente o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais no mundo moderno. Objetivo: Identificar a prevalência da dor e das afecções osteomioarticulares nos diversos segmentos corporais dos trabalhadores do setor de transporte, no município de João Pessoa/PB. Materiais e Métodos: Esse estudo é do tipo documental, observacional, descritivo, transversal, de caráter quantitativo, desenvolvido no Serviço Social do Transporte (SEST) em João Pessoa/PB, no período de Janeiro a Fevereiro de 2022. O universo do estudo foi constituído de indivíduos do ramo do transporte, de ambos os sexos, na faixa etária entre 25 a 74 anos, cuja amostra totalizou em 152 sujeitos escolhidos de forma aleatória e por conveniência. As variáveis gênero, peso, idade e altura, índice de massa corpórea(IMC), além de dados clínicos e de saúde, e estilo de vida foram estudadas. Os dados foram agrupados em banco de dados no aplicativo EXCEL®. A estatística descritiva foi realizada por meio do software SPSS, versão 20.0 para Windows, com as respectivas frequências absolutas e percentuais, Razão de risco e proporções. Aplicou-se o modelo descritivo de Peso da Evidência (WoE), o qual permitiu determinar a influência dos fatores. Assim como, o modelo Multivariado de análise de correspondência simples e Analise de variância. O estudo teve aprovação previa do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, através do Parecer: 5.156.893. Resultados: Verificou-se que 82,0% dos trabalhadores relataram algum tipo de sintoma músculo esquelético, localizados, principalmente, na região lombar (41,0%), cervical (37,1%), seguido de joelhos (9,5%). Observou-se associação entre os sintomas e os fatores socio demograficos, estilo de vida, faixa etária, assim como, o IMC. Conclusões: A prevalência de dor e afecções osteomioarticulares nos trabalhadores de transporte é expressiva, necessitando de ações de promoção à saúde.
Externo à Instituição - ALECSANDRA FERREIRA TOMAZ
Interno - 336960 - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA