PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: JOHNATHAN ALLYSON QUARIGUASI FERREIRA

DISCENTE: JOHNATHAN ALLYSON QUARIGUASI FERREIRA
DATA: 28/10/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: MonitoramentoTermográfico Dos Pontos Gatilhos Do Músculo Trapézio e Elevador da Escápula Durante Agulhamento à Seco e Compressão Isquêmica
PALAVRAS-CHAVES: dor musculoesquelética; termomonitoramento; ponto gatilho
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: As dores musculoesqueléticas acometem grande parte da população e a Síndrome da Dor Miofascial (SDM) destaca-se por causar dor muscular em regiões específicas devido à presença de nódulos hipersensíveis, denominados Trigger Points (TPs). O Agulhamento À Seco (AS)e a Compressão Isquêmica (CI) são recursos terapêuticos frequentemente utilizados na SDM. A termografia Infravermelha (TI) tem sido utilizada para identificar alterações térmicas nos músculos acometidos e pode ajudar na monitoração da resposta termal durante os procedimentos terapêuticos. Objetivo: Analisar as variações de temperatura da pele em portadores de SDM, antes, durante e após a aplicação das técnicas de AS e CI.Metodologia: Trata-se de um estudo clínico randomizado, realizado com 32 participantes de ambos os sexos que foram alocados no grupo de AS (n=16) ou de CI (n=16) e receberam uma sessão de uma das técnicas. Foi utilizada a algometria para a mensuração do limiar de dor à pressão, a Escala Numérica de Dor (END) para a quantificação da dor e a TI para analisar as alterações de temperatura da pele durante os procedimentos de AS e CI. Os dados desta pesquisa foram analisados noStatisticalPackage for the Social Sciences(SPSS) versão 20.0, onde foram aplicados os modelos estatísticos paramétricos (ANOVA com medidas repetidas) ou não paramétricos (ANOVA de Friedman) para a comparação de dois grupos independentes com nível de significância de 5%.Resultados: Observou-se que houve uma maior temperatura na área experimental em relação a área controle imediatamente após o procedimento, que também ocorreu um aumento de temperatura, porém apenas no grupo CI, após o procedimento. E adicionalmente, houve melhora aguda do LDP e da END após a aplicação dos procedimentos, sem diferença intergrupos. Conclusão:A CI resultou em uma maior elevação de temperatura na área da intervenção do que o AS. Tendo as intervenções resultados significantes sobre o aumento do LDP e da END referida pelos sujeitos, imediatamente após a aplicação dos procedimentos terapêuticos evidenciando-se que as intervenções podem resultar na melhora clínica aguda dos indivíduos com SDM. As alterações termais da CI e AS ocorrem em magnitudes e tempos diferentes, porém podem representar a indicação de um caminho para elucidação dos mecanismos de ação terapêutica e de dosificação da aplicação das técnicas com implicações para o aperfeiçoamento dos tratamentos das condições clínicas musculoesqueléticas.
Interno - 337318 - HELEODORIO HONORATO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JAMILSON SIMÕES BRASILEIRO