PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JOSÉ ERIVONALDO FERREIRA PAIVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ERIVONALDO FERREIRA PAIVA JÚNIOR
DATA: 28/02/2023
HORA: 08:00
LOCAL: presencial
TÍTULO: A EXPERIÊNCIA DOS FISIOTERAPEUTAS DO CENTRO ESPECIALIZADO DE REABILITAÇÃO ACERCA DA ABORDAGEM DE CUIDADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Fisioterapia. Pessoas com deficiência. Centros de Reabilitação. Integralidade em Saúde. Modelos Biopsicossociais.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: As práticas de cuidado do fisioterapeuta à Pessoa com Deficiência (PcD), ao longo do tempo, vem passando por transformações na busca pela oferta de assistência integral e centrada nas ideias da abordagem biopsicossocial. Objetivo: Conhecer os sentidos que emergem dos contextos pessoais dos fisioterapeutas que atuam no cuidado à PcD no Centro Especializado de Reabilitação (CER). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, apoiado teórico metodologicamente na análise de conteúdo proposta por Bardin. Para esta pesquisa foi adotado como técnica de trabalho de campo a observação participante e a entrevista, que foi guiada por um roteiro previamente definido. O contexto localizador da pesquisa foi um CER no estado da Paraíba - PB. Foram entrevistados 13 fisioterapeutas. Resultados: O estudo mostra que ainda existem dificuldades em ofertar o cuidado integral aos usuários no CER. Os fisioterapeutas do CER apresentam problemas na comunicação interna e com a rede de cuidado, além de dificuldades na operacionalização do trabalho interprofissional; e que a prática fisioterapêutica no CER ainda é muito dependente de equipamentos e tecnologias. Conclusão: Os conhecimentos dos contextos particulares contidos nas experiências dos fisioterapeutas. permitiram identificar que ainda existem barreiras para proporcionar o cuidado ampliado e integral com foco no modelo biopsicossocial à PcD.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO
Presidente - 1628921 - ROBSON DA FONSECA NEVES