PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (PPGFIS)

Banca de DEFESA: ADALBERTO GOMES PEREIRA JUNIOR

DISCENTE: ADALBERTO GOMES PEREIRA JUNIOR
DATA: 27/02/2023
LOCAL: google meet
TÍTULO: NÍVEL DE SATISFAÇÃO, QUALIDADE DO SONO E DE VIDA DE PACIENTES ATENDIDOS COM ACUPUNTURA E AURICULOPUNTURA EM SERVIÇO PÚBLICO ESPECIALIZADO.
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida; Qualidade do sono; Medicina Tradicional Chinesa.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: A Qualidade de Vida Relacionada à Saúde pode ser definida como o quanto a condição de vida do paciente está sendo deteriorada, modificando os componentes físico e mental. O Sono é um estado fisiológico que acontece reparações, desordens nele, podem ocasionar a não consolidação da memória, imunossupressão, estresse físico e mental. A Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares foi instituída no Sistema Único de Saúde com o intuito de prevenir agravos, promover saúde e recuperar os enfermos. O objetivo do estudo foi analisar a influência da utilização da Acupuntura e/ou Auriculopuntura no Nível de Satisfação, Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e Sono dos pacientes atendidos em serviço especializado do Município de João Pessoa – PB. Trata-se de um Pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quali-quantitativa, de caráter longitudinal, realizada no CPICS “Equilíbrio do Ser” entre out/22 e jan/23. Obteve-se a amostra por acessibilidade, sendo um total de vinte pacientes, submetidos no início, a um Questionário de Perfil Sociodemográfico e Clínico, Questionário de Qualidade de Vida SF-36 e Índice de Sono de Pittsburg (Pré e pós intervenção) e Questionário de Satisfação do Cliente (CSQ-8), após a alta terapêutica. Aos terapeutas também se direcionou um questionário de perfil clínico e relação com as Práticas Integrativas. Para a análise estatística descritiva e inferencial dos dados utilizou-se o programa estatístico IBM SPSS Statistics, versão 22.0. O Teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das variáveis, o teste t de Student para comparação das médias das variáveis contínuas e o teste de Wilcoxon para as medianas das variáveis discretas, considerando um teste significativo (P<0,05). A grande maioria dos pacientes são mulheres (90%), faixa etária de 60 a 69 anos (45%) e solteiros(as) (45%). Realizou-se 148 sessões, sendo a Auriculopuntura a técnica mais difundida (93,1%). Os domínios SF36 Capacidade Funcional (P=0,004), Saúde Mental (P=0,018), Aspectos Sociais (P=0,041), Vitalidade (P= 0,043) e escore geral (P=0,025) tiveram uma mudança estatisticamente significativa. Ao final do tratamento 90% dos indivíduos ficaram muito satisfeitos. Quanto aos terapeutas, metade tem remuneração entre 1SM e 2SM nesse vínculo e não tiveram contato com Acupuntura durante a graduação. O serviço especializado foi eficaz proporcionando melhora significativa na QVRS e alto índice de satisfação com as sessões de Acupuntura/Auriculopuntura em seus pacientes.
Presidente - 336960 - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA
Interno - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO