PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Autoavaliação - SWOT docentes 2024

Em Outubro de 2024, a Coordenação do PPGO organizou um seminário de autoavaliação com os docentes, de modo que todos pudessem fazer uma análise geral do Programa, em temos de conquistas e desafios a serem superados. Participaram desta reunião 30 docentes, entre permanentes e colaboradores. Foi empregada a ferramenta SWOT (fortalezas, fraquezas, oportunidades e Ameaças) para que pudessem ser elecados aspectos que mereceriam recorreção de rota por parte da coordenação do PPGO. Este diagnóstico foi empregado para delinear estratégias de curto, médio e longo prazo, a serem implementadas durante o quadriênio 2025-2029.

 

Fortalezas (contexto interno)

 

Fraquezas (contexto interno)

-       Aspecto multidisciplinar dos discentes e dos docentes, com a possibilidade de ampliar discussões nas disciplinas

-       Corpo docente qualificado

-       Mudanças em tempo com as indicações da Capes

-       Infraestrutura de laboratórios do programa e disponibilidade de aparelho de videoconferência;

-       Projetos de cooperação teleodontologia (carta acordo OPAS - para aumento da visibilidade)

-       Teses e dissertações com perfil de multidisciplinaridade e potencial de

inovação e registro de propriedade intelectual.

-       Acolhimento às necessidades dos alunos

-       Criação, manutenção e expansão das linhas de pesquisa;

-       Parcerias com outros grupos, ppg nacional e internacional

-       Participação sistemática em editais de professor visitante e doutorado sanduíche no exterior (PV UFPB, Print e PDSE)

-       Melhoria da produção com discentes e em revistas de melhor fator de impacto nos últimos anos.

-       Incremento do impacto social da produção do programa, junto ao Ministério da Saúde, por exemplo, na área de Teleodontologia.

-       Alta procura pelos processos seletivos de ingresso.

-       Iniciativas na organização de eventos (SNNPqO, outros)

-       Captação de bolsas de produtividade em pesquisa por parte de docentes do PPGO

-       Participação ativa de bolsistas de pós-doutorado na oferta de disciplinas

 

            

-       Comprometimento parcial dos docentes com o planejamento e as disciplinas do programa (concentração de disciplinas sempre no mesmo grupo de docentes; baixa frequência de participação em reuniões do colegiado)

-       Poucos professores assumindo as disciplinas obrigatórias e optativas

-       Poucos professores envolvidos nos processos seletivos

-       produção técnica sem registro

-       necessidade de discussão sobre produção técnica e valorização na área de odontologia para os PPG Acadêmicos

-       Interação incipiente com o ambiente de negócios fora da universidade

-       Ampliação do PPGO em duas áreas de concentração e aumento do número de disciplinas levou a uma limitação de espaço (disponibilidade de salas de aula)

-       Oferta limitadas de disciplinas Optativas

-       Incompatibilidade do número de bolsas com a quantidade de ingressos. Especialmente os que estão em vulnerabilidade econômica tem poucas condições e interesse em se dedicarem de forma integral ao PPGO

-       Necessidade de fortalecimento de ambientes de permanência e convivência para os discentes (escassez de espaço físico no CCS)

-       Baixa inserção internacional, sem ter alunos estrangeiros

-       Limitação de ambientes clínicos para pesquisa, bem como de repositório de amostras, e repositório de dados de pesquisa (ciência aberta)

-       Manejo do perfil adequado do discente (processo seletivo, geração de ambiência do discente, ausência de estratégias para permanência do discente)

 

 

 

 

 

 


Oportunidades (contexto externo)

 


Ameaças (contexto externo)

-       Manutenção de bolsas pós-doutorado e contribuição desses colegas pós-doc no programa;

-       Editais de Fapesq (bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado - organização de eventos)

-       Edital capes de bolsas de doutorado e pós-doutorado CAPES (bolsas e cartão bb pesquisa)

-       Retorno dos editais PDSE

-       Fortalecimento dos laboratórios com recursos de Edital Universal CNPq

-       Possibilidade de capacitação como professor visitante ou pós-doc no exterior, fortalecendo parcerias e internacionalização do programa.

-       Parcerias com outros PPG da região nordeste, possibilitando produção conjunta.

-       Parcerias para formação no exterior de alunos de doutorado, incluindo aqueles em regime de cotutela.

-       Atração de alunos estrangeiros (Africa, América Latina), permitindo melhoria na internacionalização.

-       Infraestrutura de equipamentos e laboratórios da UFPB

-       Participação em projetos de financiamento Finep

-       Editais pró-publicação UFPB

-       Editais Universal e bolsa de produtividade CNPq

           

-       Dedicação parcial dos alunos, especialmente os não-bolsistas.

-       Limitação de recursos externos

-       Prazos curtos de alguns editais de auxílio/financiamento que por vezes não conseguimos cumprir pelos entraves burocráticos

-       Pouca valorização da formação do PPGO (mestrado e doutorado) nos editais de concurso público para ingresso como professor em nosso próprio curso de graduação

-       Limitação infra-estrutura para realização de ensaios clínicos (ambiente clínico disponível para as pesquisas)

-       Falta de liderança dos docentes em editais nacionais de equipamentos multiusuários

-       Ampliação de políticas de acesso a melhorias de infra-estrutura física e manutenção de equipamentos para manutenção das atividades de pesquisa.

-       Atraso na efetivação de propostas como PROEXT-PG e FARA-Faubai por parte da Reitoria

-       Ausência de um ambiente de inovação propício para o desenvolvimento (inclusive com a cobrança das taxas de patentes)

-       Mudanças nas métricas da CAPES