Em Outubro de 2024, a Coordenação do PPGO organizou um seminário de autoavaliação com os docentes, de modo que todos pudessem fazer uma análise geral do Programa, em temos de conquistas e desafios a serem superados. Participaram desta reunião 30 docentes, entre permanentes e colaboradores. Foi empregada a ferramenta SWOT (fortalezas, fraquezas, oportunidades e Ameaças) para que pudessem ser elecados aspectos que mereceriam recorreção de rota por parte da coordenação do PPGO. Este diagnóstico foi empregado para delinear estratégias de curto, médio e longo prazo, a serem implementadas durante o quadriênio 2025-2029.
Fortalezas (contexto interno) |
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Fraquezas (contexto interno) |
- Aspecto multidisciplinar dos discentes e dos docentes, com a possibilidade de ampliar discussões nas disciplinas - Corpo docente qualificado - Mudanças em tempo com as indicações da Capes - Infraestrutura de laboratórios do programa e disponibilidade de aparelho de videoconferência; - Projetos de cooperação teleodontologia (carta acordo OPAS - para aumento da visibilidade) - Teses e dissertações com perfil de multidisciplinaridade e potencial de inovação e registro de propriedade intelectual. - Acolhimento às necessidades dos alunos - Criação, manutenção e expansão das linhas de pesquisa; - Parcerias com outros grupos, ppg nacional e internacional - Participação sistemática em editais de professor visitante e doutorado sanduíche no exterior (PV UFPB, Print e PDSE) - Melhoria da produção com discentes e em revistas de melhor fator de impacto nos últimos anos. - Incremento do impacto social da produção do programa, junto ao Ministério da Saúde, por exemplo, na área de Teleodontologia. - Alta procura pelos processos seletivos de ingresso. - Iniciativas na organização de eventos (SNNPqO, outros) - Captação de bolsas de produtividade em pesquisa por parte de docentes do PPGO - Participação ativa de bolsistas de pós-doutorado na oferta de disciplinas
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- Comprometimento parcial dos docentes com o planejamento e as disciplinas do programa (concentração de disciplinas sempre no mesmo grupo de docentes; baixa frequência de participação em reuniões do colegiado) - Poucos professores assumindo as disciplinas obrigatórias e optativas - Poucos professores envolvidos nos processos seletivos - produção técnica sem registro - necessidade de discussão sobre produção técnica e valorização na área de odontologia para os PPG Acadêmicos - Interação incipiente com o ambiente de negócios fora da universidade - Ampliação do PPGO em duas áreas de concentração e aumento do número de disciplinas levou a uma limitação de espaço (disponibilidade de salas de aula) - Oferta limitadas de disciplinas Optativas - Incompatibilidade do número de bolsas com a quantidade de ingressos. Especialmente os que estão em vulnerabilidade econômica tem poucas condições e interesse em se dedicarem de forma integral ao PPGO - Necessidade de fortalecimento de ambientes de permanência e convivência para os discentes (escassez de espaço físico no CCS) - Baixa inserção internacional, sem ter alunos estrangeiros - Limitação de ambientes clínicos para pesquisa, bem como de repositório de amostras, e repositório de dados de pesquisa (ciência aberta) - Manejo do perfil adequado do discente (processo seletivo, geração de ambiência do discente, ausência de estratégias para permanência do discente)
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Oportunidades (contexto externo) |
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Ameaças (contexto externo) |
- Manutenção de bolsas pós-doutorado e contribuição desses colegas pós-doc no programa; - Editais de Fapesq (bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado - organização de eventos) - Edital capes de bolsas de doutorado e pós-doutorado CAPES (bolsas e cartão bb pesquisa) - Retorno dos editais PDSE - Fortalecimento dos laboratórios com recursos de Edital Universal CNPq - Possibilidade de capacitação como professor visitante ou pós-doc no exterior, fortalecendo parcerias e internacionalização do programa. - Parcerias com outros PPG da região nordeste, possibilitando produção conjunta. - Parcerias para formação no exterior de alunos de doutorado, incluindo aqueles em regime de cotutela. - Atração de alunos estrangeiros (Africa, América Latina), permitindo melhoria na internacionalização. - Infraestrutura de equipamentos e laboratórios da UFPB - Participação em projetos de financiamento Finep - Editais pró-publicação UFPB - Editais Universal e bolsa de produtividade CNPq |
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- Dedicação parcial dos alunos, especialmente os não-bolsistas. - Limitação de recursos externos - Prazos curtos de alguns editais de auxílio/financiamento que por vezes não conseguimos cumprir pelos entraves burocráticos - Pouca valorização da formação do PPGO (mestrado e doutorado) nos editais de concurso público para ingresso como professor em nosso próprio curso de graduação - Limitação infra-estrutura para realização de ensaios clínicos (ambiente clínico disponível para as pesquisas) - Falta de liderança dos docentes em editais nacionais de equipamentos multiusuários - Ampliação de políticas de acesso a melhorias de infra-estrutura física e manutenção de equipamentos para manutenção das atividades de pesquisa. - Atraso na efetivação de propostas como PROEXT-PG e FARA-Faubai por parte da Reitoria - Ausência de um ambiente de inovação propício para o desenvolvimento (inclusive com a cobrança das taxas de patentes) - Mudanças nas métricas da CAPES |