SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

 

RESOLUÇÃO N° 42 / 2007

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Agronomia, Bacharelado, do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, desta Universidade.

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 24 de julho de 2007 (Processo nº 23074.010484/07-12),

 

CONSIDERANDO:

a necessidade de capacitação de profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área de agronomia;

 

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

 

a importância de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante processo de avaliação;

 

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

 

as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia instituídas pela Resolução CNE/CES no. 01/2006;

 

a Resolução CONSEPE/UFPB nº. 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB.

 

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, desta Universidade.

 

§ 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Agronomia, como sendo um conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas, relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I, desta Resolução.

 

Art. 2º O Curso de Agronomia tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes na presente Resolução.

Art. 3º O Curso de Agronomia funcionará no turno diurno, com duração ideal de 10 (dez) períodos, mas com mínima de 9 (nove) e máxima de 14 (quatorze) períodos letivos e o currículo será integralizado em 3.960 horas (três mil novecentos e sessenta) horas.

§ 1º Será permitida a matrícula em no máximo 510 (quinhentas e dez) e no mínimo 30 (trinta) horas por período letivo.

Art. 4º    A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II, desta Resolução.

Composição Curricular

 

Conteúdos

Carga horária

Porcentagem

1. Conteúdos Básicos Profissionais

2.100

53,03

 1.1. Básicos Profissionais

1.860

 

 1.2. Estágio Supervisionado

 240

 

2. Conteúdos Complementares

1.860

46,97

 2.1. Complementares Obrigatórios

1.560

 

 2.2. Complementares Optativos

 180

 

 2.3. Complementares Flexíveis

 120

 

Total

 3.960 h

100,00%

 

Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

I –  disciplinas;

II – atividades;

a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

b) seminários - discussões temáticas;

c) atividades de monitoria;

d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

e) participação em projetos de iniciação cientifica e extensão;

f) participação em eventos;

g) oficinas e congêneres;

III – estágios.

§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos e profissionais, e terá duração de 240 (duzentos e quarenta) horas, distribuídos na segunda metade do curso.

§ 2º Nos conteúdos básicos profissionais serão incluídas as disciplinas Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada; e Informática, que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

§ 3º As modalidades de componentes previstas nos Incisos II e III deste artigo serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

Art. 6º O Curso adotará o regime acadêmico seriado semestral.

Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em períodos letivos, será feita conforme especificado no Anexo III, desta Resolução.

Art. 7° Para cumprimento do estabelecido no artigo anterior, serão adotados os seguintes procedimentos:

I - o aluno que solicitar o trancamento ou for reprovado em 3 (três) ou mais componentes curriculares obrigatórios não poderá cursar o período letivo subseqüente, ficando o prosseguimento dos seus estudos a depender da sua aprovação nesses componentes;

II - o aluno que solicitar o trancamento ou for reprovado em até dois componentes curriculares deverá cursá-los no período letivo subseqüente, respeitando-se os pré-requisitos e a compatibilidade de horário com os demais componentes curriculares do período no qual está matriculado;

III - o aluno que estiver cursando disciplinas na forma prevista no inciso II e não lograr aprovação no componente curricular motivo da dependência ficará impedido de cursar o período letivo subseqüente, hipótese em que deverá cursar apenas aquele(s) componente(s).

Art. 8º O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso.

Art. 9º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 09 (nove) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também, as emergências sócio-político-educativas.

Art. 10. Revoga-se a Resolução nº 01-A/ 89, a partir do período 2008.1, deste Conselho, garantindo-se aos alunos que ingressaram sob sua vigência, que não desejarem migrar para a estrutura curricular estabelecida por esta Resolução, o direito de permanência na estrutura vigente na data de ingresso no Curso.

Art. 11. Caberá à Pró-Reitoria de Graduação, ouvida a Coordenação do Curso, estabelecer, mediante portaria, a adaptação curricular dos alunos que ingressaram no Curso em períodos letivos anteriores à vigência desta Resolução e optarem pela nova estrutura.

Art. 12. Esta Resolução entra em vigor a partir do período 2008.1.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa,30 de julho de 2007.

 

 

 

 

Rômulo Soares POLARI

Presidente

 

 

 

ANEXO I da RESOLUÇÃO Nº 42/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus II da UFPB.

 

 

Definições do Curso

 

 

1. Objetivo do Curso

 

Formar Engenheiros Agrônomos de sólida cultura e visão holística da atividade agrícola, através da integração do Ensino, Pesquisa e Extensão oportunizando o desenvolvimento da consciência de uma agropecuária técnica e economicamente viável, ecologicamente apropriada, socialmente justa e solidária contribuindo efetivamente para o desenvolvimento rural sustentável regional e nacional. Os Engenheiros Agrônomos formados devem ter uma sólida formação técnica e humana, respeito aos recursos naturais e uma visão crítica e ética de sua atuação nas áreas de conhecimento da profissão, comprometida com o bem-estar da sociedade.

 

2. Perfil do Engenheiro Agrônomo

 

            O curso de graduação em Agronomia, observando tanto o aspecto do progresso social, quanto da competência científica e tecnológica busca como perfil:

        sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;

        capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;

        compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; e

        capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

 

O Curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

        Respeito à fauna e à flora;

        Conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;

        Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;

        Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; e

        Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais.

 

3. Competências e Habilidades do Engenheiro Agrônomo

 

            As diretrizes curriculares constituem-se de uma base comum nacional e de uma parte diversificada que deverão permitir ao profissional dos cursos da Área de Ciências Agrárias ter habilidades e competências para:

        conhecer e compreender os fatores de produção e combiná-los com eficiência técnica e econômica;

        aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos;

        projetar e conduzir pesquisas, interpretar e difundir os resultados;

        conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

        planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços;

        identificar problemas e propor soluções;

        desenvolver e utilizar novas tecnologias;

        gerenciar, operar e manter sistemas e processos;

        comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

        atuar em equipes multidisciplinares;

        atuar eticamente;

        avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;

        conhecer e atuar em mercados do complexo agroindustrial;

        compreender e atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário;

        atuar com espírito empreendedor;

        atuar em atividades docentes no ensino superior; e,

        conhecer, interagir e influenciar nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais do seu campo de atuação.

            Ainda, deverá desenvolver habilidades específicas para:

        propor soluções técnicas para a agropecuária compatíveis com a realidade socioeconômica e com a sustentabilidade;

        planejar e potencializar o uso de unidades de produção rural e agroindustrial a partir de diagnose sistêmica;

        diagnosticar problemas e potencialidades de uma unidade de produção rural e agroindustrial;

        compreender, projetar e analisar sistemas, processos e produtos;

        elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários;

        planejar e executar ensaios experimentais e interpretar seus resultados;

        avaliar o impacto das atividades profissionais no contexto social, ambiental e econômico;

        aplicar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos;

        interpretar políticas de desenvolvimento. 

4. Campo de Atuação

 

            A Agronomia é uma profissão inserida profunda e amplamente em três questões fundamentais para os nossos dias: produção de alimentos; fixação do homem no campo e preservação do meio ambiente. O engenheiro agrônomo pode atuar nos setores públicos e privados, nas atividades de planejamento, ensino, pesquisa, extensão e produção. O profissional está capacitado a explorar de forma racional os recursos naturais, permitindo a integração da produção com a preservação do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável. O seu papel na sociedade se estende também às agroindústrias, o que possibilita a agregação de valores aos produtos agrícolas, tornando-os disponíveis para consumo. Na organização social do meio rural, trabalha junto a comunidades rurais na formação de mão-de-obra, tendo participação efetiva no processo de reforma agrária. O seu campo de atuação compreende áreas como botânica, entomologia, bioquímica, fisiologia, produção de sementes e mudas, agroecologia, solos, melhoramento de plantas, estatística e experimentação, climatologia agrícola, topografia, sensoriamento remoto, hidráulica, economia e administração rural, avaliação ambiental, dentre outras. A partir dessa formação, há diversas vertentes do curso que poderão ser seguidas pelo profissional.

 

ANEXO II da Resolução nº 42/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus II da UFPB.

 

Composição Curricular do Curso de Graduação em Agronomia

 

 

1. Conteúdos Básicos Profissionais 

1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

 

 Disciplinas

Carga Horária

Pré-requisito

 

Anatomia e Fisiologia Animal

60

 

Biologia Celular

45

 

Bioquímica

60

 

Botânica Sistemática

60

 

Desenho Técnico

45

 

Ecologia Geral

60

 

Economia da Produção

60

 

Entomologia Geral

45

 

Estatística Experimental

60

 

Estatística Geral

60

 

Filosofia da Ciência

30

 

Física Geral

60

 

Física do Solo

45

 

Fisiologia Vegetal

60

 

Fitopatologia Geral

60

 

Fundamentos de Zootecnia

60

 

Gênese, Morfologia e Classificação do Solo

60

 

Genética

60

 

Hidráulica

45

 

Histologia e Anatomia Vegetal

60

 

Informática

45

 

Introdução à Agronomia

30

 

Introdução à Ciência do Solo

45

 

Legislação Agrária e Ambiental

45

 

Matemática I

60

 

Matemática II

60

 

Meteorologia e Climatologia

60

 

Microbiologia Geral

60

 

Organografia Vegetal

60

 

Química Geral e Analítica

75

 

Química Orgânica

60

 

Sociologia Rural

45

 

Topografia

60

 

Zoologia

60

 

Sub-Total

1860

 

1.2 Estagio Curricular 

Estágio Supervisionado I

60

 

Estágio Supervisionado II

60

Estágio Supervisionado I

 

Estágio Supervisionado III

60

Estágio Supervisionado II

 

Estágio Supervisionado IV

60

Estágio Supervisionado III

 

Sub-Total

240

 

Total  (1.1 + 1.2)

2100

 

2. Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

 

Administração Rural

60

 

Agroecologia

45

 

Avaliação de Impactos Ambientais

30

 

Construções Rurais

60

 

Controle de Plantas Daninhas

45

 

Entomologia Aplicada

45

 

Extensão Rural

60

 

Fisiologia e Conservação Pós-colheita

45

 

Fitopatologia Aplicada

45

 

Forragicultura I

60

 

Fruticultura Geral

60

 

Grandes Culturas I

45

 

Grandes Culturas II

45

 

Irrigação e Drenagem

60

 

Manejo e Conservação de Solo e Água

60

 

Máquinas e Mecanização Agrícola

60

 

Melhoramento de Plantas

60

 

Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada

45

 

Microbiologia do Solo

45

 

Nutrição, Adubos e Adubação de Plantas

60

 

Olericultura

60

 

Produção e Tecnologia de Sementes

60

 

Química e Fertilidade do Solo

60

 

Sensoriamento Remoto e Sistemas de Inf. Geográficas

45

 

Silvicultura

60

 

Tecnologia de Produtos Agropecuários

60

 

Trabalho de Conclusão do Curso

60

 

Zootecnia Especial I (Ruminantes)

60

 

Zootecnia Especial II

60

 

Sub-Total

1560

 

 2.2 Conteúdos Complementares Optativos (Mínimo de 180 h)

 

Acarologia

45

Zoologia

 

Alternativas Agroindustriais para o Semi Árido

45

Tec. Produtos Agropecuários

 

Análises de Alimentos

45

Tec. Produtos Agropecuários

 

Análises de Sementes

45

Produção e Tec. de Sementes

 

Biologia Molecular

45

Biologia Celular

 

Biotecnologia e Biossegurança

45

Genética

 

Boas Práticas de Produção, Manip. e Ind. de Alimentos

45

Tec. Produtos Agropecuários

 

Comercialização e Marketing Agropecuário

45

Economia da Produção

 

Controle Biológico de Insetos

45

Entomologia Aplicada

 

Cooperativismo

45

Sociologia Rural

 

Cultura de Tecidos Vegetais

45

Genética

 

Citogenética Vegetal

60

Genética

 

Derivados de Cana de Açúcar

45

Microbiologia Geral

 

Ecologia do Semi-árido

60

Ecologia Geral

 

Empreendedorismo na Agropecuária

45

 

Engenharia de Avaliações e Perícias

60

Legislação Agrária e Ambiental

 

Espanhol Instrumental I

30

 

Espanhol Instrumental II

30

Espanhol Instrumental I

 

Floricultura e Paisagismo 45

Fisiologia Vegetal

 

Fontes de Energia Alternativa para o Nordeste 45

Construções Rurais

 

Forragicultura II 60

Forragicultura I

 

Fotogrametria e Fotointerpretação

60

Topografia

 

Fruticultura Especial

60

Fruticultura Geral

 

Genética Quantitativa

60

Genética

 

Georreferenciamento de Imóveis Rurais

60

Sensoriamento Remoto e SIG

 

Gestão de Recursos Hídricos

45

Hidráulica

 

Gestão de Recursos Naturais e Ambientais

60

Ecologia Geral

 

Gestão Empresarial, Marketing e Agronegócio

45

Administração Rural

 

Grandes Culturas III 45

Grandes Culturas I

 

Grandes Culturas IV 45

Grandes Culturas II

 

Hidrologia

60

Hidráulica

 

Higiene e Segurança do Trabalho

60

Construções Rurais

 

Inglês Instrumental I

30

 

Inglês Instrumental II

30

Inglês Instrumental I

 

Leitura e Produção Textual

45

 

Manejo Ecológico do Solo

45

Microbiologia do Solo

 

Manejo de Pastagens Nativas

45

Forragicultura I

 

Manejo Integrado de Pragas

45

Entomologia Aplicada

 

Marketing Agroalimentar

45

Tec. Produtos Agropecuários

 

Matéria Orgânica do Solo

60

Química e Fertilidade do Solo

 

Métodos Quantitativos Aplicados ao Sist. Agroindustrial

60

Economia da Produção

 

Micologia Agrícola 45 Microbiologia Geral

 

Microbiologia de Alimentos

45

Microbiologia Geral

 

Microbiologia Zootécnica

60

Microbiologia Geral

 

Morfologia e Embriologia de Sementes

45

Organografia Vegetal

 

Planejamento Agropecuário e Elaboração de Projetos

60

Economia da Produção

 

Planejamento de Bacias Hidrográficas

45

Manejo e Cons. Solo Água

 

Política Agrícola e Crédito Rural

30

Economia da Produção

 

Prática Desportiva

60

 

Produção e Tecnologia de Sementes Forrageiras 45

Produção e Tec. de Sementes

 

Raízes, Bulbos e Tubérculos 45

Olericultura

 

Recursos Edáficos do Semi-árido

45

Manejo e Cons. Solo Água

 

Relação Solo Máquina

45

Máquinas e Mecaniz. Agrícola

 

Resíduos Agrícolas, Urbanos e Industriais

45

Microbiologia Geral

 

Reuso de Água na Agricultura

45

Microb. Geral e Hidráulica

 

Salinidade e Alcalinidade do Solo

60

Química e Fertilidade do Solo

 

Solanáceas Olerícolas

45

Olericultura

 

Técnicas de Convivência com o Semi-árido

45

Meteorologia e Climatologia

 

Tecnologia de Frutas e Hortaliças

45

Tec. Produtos Agropecuários

 

Tecnologias de Grãos e Amiláceos 

45

Tec. Produtos Agropecuários

 

Tratamento de Águas Residuárias

45

Microbiologia Geral

 

Unidades de Conservação

45

Ecologia Geral

 

Zootecnia Especial III

60

Fundamentos de Zootecnia

 

2.3  Conteúdos Complementares Flexíveis (Mínimo de 120 h)

 

Tópicos Especiais em Agronomia I

60

 

Tópicos Especiais em Agronomia II

60

 

Tópicos Especiais em Agronomia III

60

 

Tópicos Especiais em Agronomia IV

60

 

Sub-Total

120

 

Total (2.1 + 2.2 + 2.3)

1.860

 

Total Carga Horária do Curso

3.960

 

 

 

ANEXO III da RESOLUÇÃO Nº 42/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus II da UFPB.

 

 

Fluxograma do Curso de Graduação em Agronomia

 

 1o
Período
2o
Período
3o
Período
4o
Período
5o
Período
6o
Período
7o
Período
8o
Período
9o
Período
10o
Período

Matemática I

60h

Matemática

II

60h

Estatística

Geral

60h

Estatística Experimental

60h

Genética

60h

Melhoramento

de Plantas

60h

Produção e Tec. de Sementes

60h

Tec. de Produtos Agropecuários

60h

Extensão Rural

60h

 

Trabalho de

Conclusão

de Curso

60h

Introdução à Agronomia

30h

Zoologia

60h

Entomologia Geral

45h

Entomologia Aplicada

45h

Anatomia e

Fisiologia

Animal

60h

Forragicultura

I

60h

Fundamentos de

Zootecnia

60h

Zootecnia Especial I

60h

Zootecnia Especial II

60h

Conteúdo Flexível

Biologia

Celular

45h

 

Histologia e Anatomia

Vegetal

60h

Organografia Vegetal

60h

Botânica Sistemática

60h

Microbiologia

Geral

60h

Fitopatologia Geral

60h

Fitopatologia Aplicada

45h

Fruticultura Geral

60h

Agroecologia

45h

60 h +

Flexível

Informática

45h

Desenho

Técnico

45h

Topografia

60h

Meteorologia e

Climatologia

60h

Hidráulica

45h

Irrigação e Drenagem

60h

Construções Rurais

60h

Silvicultura

60h

Legislação Agrária e Ambiental

45h

Ecologia Geral

60h

Introdução à

Ciência

do Solo

45h

Gênese, Classificação

e Morfologia

do Solo

60h

 

Física

do Solo

45h

Química e

Fertilidade

do Solo

60h

Nutrição,

Adubos e Adubação

de Plantas

60h

Microbiologia do Solo

45h

Avaliação

de Impactos Ambientais

30h

Manejo e Conservação de Solo e Água

60h

Física

Geral

60h

 

Metodologia Científica e

Pesquisa

Aplicada

45h

Bioquímica

60h

Fisiologia

Vegetal

60h

Controle de

Plantas

Daninhas

45h

Olericultura

60h

Máquinas e Mec. Agrícola

60h

Grandes Culturas I

45h

Grandes Culturas II

45h

Química

Geral e

Analítica

75h

Química

Orgânica

60h

Filosofia da Ciência

30h

Sensoriamento Remoto e SIG

45h

Fisiologia e

Conservação

Pós-Colheita

45h

 

Optativa

 

 

Sociologia Rural

45h

Economia

da Produção

60h

Administração Rural

60h

375 h

Optativa

 

 

Optativa

 

 

Conteúdo Flexível

Optativa

 

Estágio Supervisionado I 60h

Estágio Supervisionado II 60h

Estágio Supervisionado III 60h

Estágio

Supervisionado IV 60h

375 h +

Optativa

375 h +

Optativa

375 h +

Flexível

375 h +

Optativa

 

420 h +

Optativa

 

435 h

435 h

435 h

Total de Conteúdos Complementares Optativos: 180h Total

Total de Conteúdos Complementares Flexíveis: 120h

Carga Horária Total do Curso: 3.960h