SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

RESOLUÇÃO N° 43 / 2007

 

Aprova o Projeto Político-Pedagógico de Graduação em Zootecnia, Bacharelado, do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, desta Universidade.

 

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 24 de julho de 2007 (Processo nº 23074.010483/07-41),

 

CONSIDERANDO:

a necessidade de capacitação de profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área de Zootecnia;

 

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

 

a importância de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante processo de avaliação;

 

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/96 – que orientam a elaboração curricular;

 

as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC para os Cursos de Graduação em Zootecnia – Resolução CNE/CES no 04, de 2 de fevereiro de 2006;

 

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 – que estabelece a sistemática de elaboração e de reformulação de Projeto Político-Pedagógico de Cursos de Graduação da UFPB.

 

 

R E S O L V E:

 

Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Zootecnia, modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, desta Universidade.

 

§ 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Zootecnia, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

 

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I, desta Resolução.

 

Art. 2º O Curso de Zootecnia tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.

Art. 3º O Curso de Zootecnia funcionará no turno diurno, com a duração mínima de 09 (nove) e máxima de 14 (quatorze) períodos letivos e o currículo será integralizado em 3.960 horas (três mil novecentos e sessenta) horas.

Parágrafo único. Será permitida a matrícula em no máximo 540 (quinhentos e quarenta) e no mínimo 30 (trinta) horas por período letivo.

Art. 4º    A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II, desta Resolução.

Conteúdos Curriculares

Carga Horária

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

2625

66,3

 1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

2385

 

 1.2 Estágio Supervisionado

240

 

2. Conteúdos Complementares

1335

33,7

 2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

870

 

 2.2 Conteúdos Complementares Optativos

270

 

 2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

195

 

Total

3960

100,00

 

Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

 

I – disciplinas;

II – atividades;

a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

b) seminários - discussões temáticas;

c) atividades de monitoria;

d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

e) participação em projetos de iniciação cientifica e extensão;

f) participação em eventos;

g) oficinas e congêneres;

III – estágios.

 

§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos e profissionais, e terá duração de 240 (duzentas e quarenta) horas.

 

§ 2º Nos conteúdos complementares obrigatórios, serão incluídos os conteúdos curriculares que tratam da metodologia científica e pesquisa aplicada, os quais constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

 

§ 3º As modalidades de componentes, previstas nos incisos II e III deste artigo, serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

Art. 6º O Curso adotará o regime acadêmico seriado semestral.

 

Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em períodos letivos, será feita conforme especificado no Anexo III, desta Resolução.

 

Art. 7° Para cumprimento do estabelecido no artigo anterior, serão adotados os seguintes procedimentos:

 

I - o aluno que solicitar o trancamento ou for reprovado em 3 (três) ou mais disciplinas obrigatórios não poderá cursar o período letivo subseqüente, ficando o prosseguimento dos seus estudos a depender da sua aprovação nessas disciplinas;

 

II - o aluno que solicitar o trancamento ou for reprovado em até duas disciplinas deverá cursá-las no período letivo subseqüente, respeitando-se os pré-requisitos e a compatibilidade de horário com as disciplinas do período no qual está matriculado;

 

III - o aluno que estiver cursando disciplinas na forma prevista no Inciso II e não lograr aprovação na disciplina motivo da dependência ficará impedido de cursar o período letivo subseqüente, hipótese em que deverá cursar apenas aquela disciplina.

 

Art. 8o O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso e deverá ser implantado a partir do semestre letivo 2008.1.

 

Art. 9o Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 09 (nove) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

 

Art. 10. Revoga-se a Resolução nº 01-B/ 89, a partir do período 2008.1, deste Conselho, garantindo-se aos alunos que ingressaram sob sua vigência, que não desejarem migrar para a estrutura curricular estabelecida por esta Resolução, o direito de permanência na estrutura vigente na data de ingresso no Curso.

 

Art. 11. Caberá à Pró-Reitoria de Graduação, ouvida a Coordenação do Curso, estabelecer, mediante portaria, a adaptação curricular dos alunos que ingressaram no Curso em períodos letivos anteriores à vigência desta Resolução e optarem pela nova estrutura.

 

Art. 12. Esta Resolução entra em vigor a partir do período 2008.1.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 30 de julho de 2007.

 

 

 

 

Rômulo Soares POLARI

Presidente


ANEXO I da Resolução nº 43/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus II da UFPB.

 

 

DEFINIÇÕES DO CURSO

 

1. Objetivos do Curso

Assegurar a formação de profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente. Além disso, deve-se observar tanto o aspecto do progresso social quanto da competência científica e tecnológica, permitindo ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

2. Perfil do Professional       

            O Zootecnista deve ter sólida formação técnica, capaz de gerar, adaptar e aplicar conhecimentos científicos na produção e criação de animais domésticos e silvestres, explorados economicamente, com padrão de alta rusticidade, e possuir formação ética, cultural, social e econômica que o capacite a solucionar problemas na sua área de atuação, contribuindo para melhoria da qualidade dos produtos gerados e de vida do homem.

Portanto, o Curso de Graduação em Zootecnia deve ensejar como perfil:

       sólida formação de conhecimentos científicos e tecnológicos no campo da Zootecnia, dotada de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica social, política, ambiental e cultural da região onde atua, no Brasil ou no mundo;

       capacidade de comunicação e integração com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais;

       raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas;

       capacidade para atuar em diferentes contextos, promovendo o desenvolvimento, bem estar e qualidade de vida dos cidadãos e comunidades; e

       compreensão da necessidade do contínuo aprimoramento de suas competências e habilidades profissionais.

 

3. Competências, Atitudes e Habilidades

O curso de graduação em Zootecnia deve possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

       fomentar, planejar, coordenar e administrar programas de melhoramento genético das diferentes espécies animais de interesse econômico e de preservação, visando a maior produtividade, equilíbrio ambiental e respeitando as biodiversidades no desenvolvimento de novas biotecnologias agropecuárias;

       b) atuar na área de nutrição e alimentação animal, com a utilização de conhecimentos sobre o funcionamento do organismo animal, visando ao aumento de sua produtividade e ao bem-estar animal, suprindo suas exigências, com equilíbrio fisiológico;

       responder pela formulação, fabricação e controle de qualidade das dietas e rações para animais, responsabilizando-se pela eficiência nutricional das fórmulas;

       planejar e executar projetos de construções rurais, de formação e/ou produção de pastos e forrageiras e de controle ambiental;

       pesquisar e propor formas mais adequadas de utilização dos animais silvestres e exóticos, adotando conhecimentos de biologia, fisiologia, etologia, bioclimatologia, nutrição, reprodução e genética, tendo em vista seu aproveitamento econômico ou sua preservação;

       administrar propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção, ao melhoramento e a tecnologias animais;

       avaliar e realizar peritagem em animais, identificando taras e vícios, com fins administrativos, de crédito, de seguro e judiciais bem como elaborar laudos técnicos e científicos no seu campo de atuação;

       planejar, pesquisar e supervisionar a criação de animais de companhia, de esporte ou lazer, buscando seu bem-estar, equilíbrio nutricional e controle genealógico;

       avaliar, classificar e tipificar produtos e subprodutos de origem animal, em todos os seus estágios de produção;

       responder técnica e administrativamente pela implantação e execução de rodeios, exposições, torneios e feiras agropecuárias. Executar o julgamento, supervisionar e assessorar inscrição de animais em sociedades de registro genealógico, exposições, provas e avaliações funcionais e zootécnicas;

       realizar estudos de impacto ambiental, por ocasião da implantação de sistemas de produção de animais, adotando tecnologias adequadas ao controle, ao aproveitamento e à reciclagem dos resíduos e dejetos;

       desenvolver pesquisas que melhorem as técnicas de criação, transporte, manipulação e abate, visando ao bem-estar animal e ao desenvolvimento de produtos de origem animal, buscando qualidade, segurança alimentar e economia;

       atuar nas áreas de difusão, informação e comunicação especializada em Zootecnia, esportes agropecuários, lazer e terapias humanas com uso de animais;

       assessorar programas de controle sanitário, higiene, profilaxia e rastreabilidade animal, públicos e privados, visando à segurança alimentar humana;

       responder por programas oficiais e privados em instituições financeiras e de fomento à agropecuária, elaborando projetos, avaliando propostas e realizando perícias e consultas;

       planejar, gerenciar ou assistir diferentes sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais, inseridos desde o contexto de mercados regionais até grandes mercados internacionalizados, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias sociais e economicamente adaptáveis;

       atender às demandas da sociedade quanto à excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde pública;

       viabilizar sistemas alternativos de produção animal e comercialização de seus produtos ou subprodutos, que respondam aos anseios específicos de comunidades à margem da economia de escala;

       pensar os sistemas produtivos de animais contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais;

       trabalhar em equipes multidisciplinares, possuir autonomia intelectual, liderança e espírito investigativo para compreender e solucionar conflitos, dentro dos limites éticos impostos pela sua capacidade e consciência profissional;

       desenvolver métodos de estudo, tecnologias, conhecimentos científicos, diagnósticos de sistemas produtivos de animais e outras ações para promover o desenvolvimento científico e tecnológico;

       promover a divulgação das atividades da Zootecnia, utilizando-se dos meios de comunicação disponíveis e da sua capacidade criativa em interação com outros profissionais;

       desenvolver, administrar e coordenar programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como estar capacitado para atuar nos campos científicos que permitem a formação acadêmica do Zootecnista;

       atuar com visão empreendedora e perfil pró-ativo, cumprindo o papel de agente empresarial, auxiliando e motivando a transformação social; e

       conhecer, interagir e influenciar as decisões de agentes e instituições na gestão de políticas setoriais ligadas ao seu campo de atuação.

 

4. Campo de Atuação Profissional

O campo de atuação do Zootecnista é bastante amplo, tendo em vista as dimensões continentais e a vocação agropecuária do Brasil. Nesse sentido, as oportunidades de trabalho para Zootecnistas, acenam claramente para programas de desenvolvimento que apóiam a dinamização do setor primário, sejam no Ensino, Pesquisa ou Extensão, no setor público ou privado, visando o aumento da produtividade, com responsabilidade ambiental; redução de custos de produção e melhoria da qualidade dos produtos de origem animal. Além disso, o Zootecnista tem como desafios a adequação da produção animal em áreas tropicais, de modo que os seus conhecimentos sejam aplicados de acordo com a compatibilidade das condições ambientais e econômicas das diferentes regiões.

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II da Resolução nº 43/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus II da UFPB.

 

Composição Curricular do Curso de Zootecnia

 

1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

Carga Horária

Pré-requisitos

Anatomia Animal

75

 

Bioclimatologia Animal

45

 

Biofísica

45

 

Biologia Celular

45

 

Bioquímica Aplicada

45

 

Bioquímica Básica

45

 

Bromatologia

60

 

Fertilidade e Conservação de Solos

60

 

Elementos de Solos

45

 

Estatística Experimental

60

 

Estatística Geral

60

 

Etologia e Bem-Estar Animal

45

 

Fisiologia Animal I

60

 

Fisiologia Animal II

30

 

Fisiologia Vegetal

60

 

Forragicultura I

60

 

Forragicultura II

60

 

Genética

60

 

Higiene e Sanidade Animal I

60

 

Higiene e Sanidade Animal II

60

 

Histologia e Embriologia Animal

60

 

Informática

45

 

Matemática Aplicada à Zootecnia

75

 

Melhoramento Animal

60

 

Meteorologia e Climatologia

60

 

Microbiologia Zootécnica

60

 

Nutrição de Não Ruminantes

60

 

Nutrição de Ruminantes

60

 

Organografia Vegetal

60

 

Reprodução Animal

60

 

Técnicas de Laboratório e Química Analítica

45

 

Tecnologia Alimentar

45

 

Tecnologia da Produção de Abelhas

60

 

Tecnologia da Produção de Aves

60

 

Tecnologia da Produção de Bovinos de Corte

60

 

Tecnologia da Produção de Bovinos de Leite

60

 

Tecnologia da Produção de Caprinos

60

 

Tecnologia da Produção de Eqüídeos

45

 

Tecnologia da Produção de Ovinos

45

 

Tecnologia da Produção de Peixes

60

 

Tecnologia da Produção de Suínos

60

 

Tecnologia e Formulação de Rações

45

 

Zoologia

60

 

Total

2385

 

1.2. Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado I

60

-

Estágio Supervisionado II

75

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado III

105

Estágio Supervisionado II

Total

240

 

Total 1.1 + 1.2

2625

 

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

Carga Horária

Pré-requisitos

Animais de Guarda, Estimação e Companhia

45

 

Avaliação e Tipificação de Carcaça

30

 

Comercialização e Marketing Agropecuário

45

 

Ecologia Geral

60

 

Economia da Produção

60

 

Extensão Rural

60

 

Gestão do Agronegócio

45

 

Instalações Zootécnicas e Ambiência

60

 

Introdução à Zootecnia

45

 

Mecânica Máquina e Equipamentos Zootécnicos

60

 

Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada à Zootecnia

45

 

Planejamento Agropecuário e Elaboração de Projetos

60

 

Política Agrícola e Crédito Rural

30

 

Sociologia Rural

45

 

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

60

 

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

120

 

Total

870

 

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

(Mínimo de 270 horas)

Carga Horária

Pré-requisitos

Agroecologia

45 h

Ecologia Geral

Alternativas Agroindustriais para o Semi-Árido

45 h

 

Aqüicultura

45 h

Tecnologia da Produção de Peixes

Avaliação de Impactos Ambientais

30 h

Ecologia Geral

Aves Alternativas

60 h

Tecnologia da Produção de Aves

Biologia Molecular

45 h

Biologia Celular

Biotecnologia da Reprodução

45 h

Reprodução Animal

Controle de Plantas Daninhas

45 h

Forragicultura I

Cooperativismo

45 h

-

Cultivo de Peixes Ornamentais

30 h

Introdução à Zootecnia

Cunicultura

30 h

Introdução à Zootecnia e Bioclimatologia

Didática

45 h

-

Ecologia das Caatingas

45 h

Ecologia Geral

Empreendedorismo na Agropecuária

45 h

Economia da Produção

Engenharia de Avaliações e Perícias

45 h

Legislação Agrária e Ambiental

Espanhol Instrumental I

30 h

-

Espanhol Instrumental II

30 h

Espanhol Instrumental I

Exploração Zootécnica de Animais Silvestres

45 h

Introdução à Zootecnia e Bioclimatologia

Exterior e Julgamento de Animais

45 h

Tecnologia da Produção de Bovinos de Corte, Eqüídeos e Caprinos

Farmacologia Aplicada à Zootecnia

45 h

Bioquímica Básica

Filosofia da Ciência

30 h

-

Física Geral

60 h

-

Fontes de Energia Alternativa para o Nordeste

45 h

-

Genética Quantitativa

60 h

Genética

Gestão de Recursos Hídricos

45 h

Ecologia Geral

Gestão de Recursos Naturais e Ambientais

60 h

Ecologia Geral

Imunologia Veterinária

60 h

Microbiologia Zootécnica

Inglês Instrumental I

30 h

-

Inglês Instrumental II

30 h

Inglês Instrumental I

Legislação Agrária e Ambiental

45 h

Ecologia Geral

Leitura e Produção Textual

45 h

-

Manejo de Pastagens Nativas

45 h

Forragicultura II

Manejo Integrado de Pragas de Pastagens

45 h

-

Métodos Quantitativos Aplicados ao Sistema Agroindustrial

60 h

Economia da Produção

Pecuária Orgânica

30 h

Ecologia Geral e Etologia e Bem-Estar Animal

Prática Desportiva

60 h

-

Produção e Tecnologia de Sementes Forrageiras

45 h

Organografia Vegetal

Química e Fertilidade do Solo

60 h

Elementos de Solo

Ranicultura

30 h

Introdução. à Zootecnia

Resíduos Agrícolas, Urbanos e Industriais

45 h

Microbiologia Zootécnica

Segurança Alimentar

30 h

Microbiologia Zootécnica

Sericicultura

30 h

Zoologia e Introdução à Zootecnia

Técnica de Criação de Animais de Laboratório

45 h

Zoologia

Técnicas de Convivência com o Semi-Árido

45 h

Bioclimatologia

Tecnologia da Produção de Bubalinos

30 h

Bioclimatologia e Nutrição de Ruminantes

Topografia

60 h

-

Toxicologia e Plantas Tóxicas

60 h

Bioquímica Básica

Unidades de Conservação

45 h

Ecologia Geral

Total

270

 

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

Carga Horária

Pré-requisitos

Tópicos Especiais em Zootecnia I

45 h

-

Tópicos Especiais em Zootecnia II

45 h

-

Tópicos Especiais em Zootecnia III

60 h

-

Tópicos Especiais em Zootecnia IV

45 h

-

Total

195

 

Total = 2.1 + 2.2 + 2.3

1335

 

TOTAL GERAL = 1 + 2

3960

 

 

 


ANEXO III da Resolução nº 43/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias, do Campus II da UFPB.

 

 

FLUXOGRAMA DO CURSO DE ZOOTECNIA

 

    I                                                     II                                                III                                                      IV                                                    V                                                    VI                                  VII                                               VIII                                                      IX

1

Introdução à Zootecnia

 

8

Fisiologia Animal

I

 

15

Fisiologia Animal II

 

22

Bromatologia

 

28

Bioclimatologia Animal

 

35

Etologia e Bem-Estar Animal

 

43

Tecnologia da Produção de Bovinos de Corte

 

50

Tecnologia da Produção de Suínos

 

58

Gestão do Agronegócio

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

30 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Bioquímica Básica

 

9

Bioquímica Aplicada

 

16

Informática

 

23

Nutrição de Não Ruminantes

 

29

Tecnologia Alimentar

 

36

Tecnologia e Formulação de Rações

 

44

Economia da Produção

 

51

Tecnologia da Produção de Peixes

 

59

Planej. Agropec. e Elaboração de Projetos

 

 

45 h

 

 

45 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

Técnicas de Laboratório e Química Analítica

 

10

Elementos de Solos

 

17

Fertilidade e Conservação de Solos

 

24

Nutrição de Ruminantes

 

30

Genética

 

37

Melhoramento Animal

 

45

Tecnologia da Produção de Eqüídeos

 

52

Tecnologia da Produção de Bovinos de Leite

 

60

Comer. e Marketing Agropecuário

 

 

45 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

Biofísica

 

11

Meteorologia e Climatologia

 

18

Microbiologia Zootécnica

 

25

Higiene e Sanidade Animal I

 

31

Higiene e Sanidade Animal II

 

38

Inst. Zootécnicas e Ambiência

 

46

Tecnologia da Produção de Aves

 

53

Tecnologia da Produção de Caprinos

 

61

Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

120 h

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

Matemática Aplicada à Zootecnia

 

12

Metodologia Científica e Pesquisa Aplicada aaaaaà

 

19

Estatística Geral

 

25

Estatística Experimental

 

32

Reprodução

Animal

 

39

Ecologia Geral

 

47

Política Agrícola e Crédito Rural

 

54

Avaliação e Tipificação de Carcaças

 

 

Optativa/Cont. Compl. Flexíveis

 

 

75 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

30 h

 

 

30 h

 

 

-

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

Biologia Celular

 

13

Organografia Vegetal

 

20

Fisiologia Vegetal

 

 

 

 

26

Forragicultura I

 

33

Forragicultura II

 

40

Tecnologia da Produção de Ovinos

 

48

Tecnologia da Produção de Abelhas

 

55

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

 

-

Optativa/Cont. Compl. Flexíveis

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

-

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

Anatomia Animal

 

14

Histologia e Embriologia Animal

 

21

Zoologia

 

27

Estágio Supervisionado I

 

34

Sociologia Rural

 

41

Mecânica, Máquinas e Equip. Zootécnicos

 

49

Extensão Rural

 

56

Animais de Guarda, Estimação e Companhia

 

-

Optativa

 

 

75

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

60 h

 

 

60 h

 

 

45 h

 

 

-

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-

Conteúdo Complementares Flexíveis

 

-

Optativa

 

-

Conteúdo Complementares Flexíveis

 

-

Optativa/Cont. Compl. Flexíveis

 

-

Optativa/Cont. Compl. Flexíveis

 

42

Estágio Supervisionado II

 

-

Optativa/Cont. Compl. Flexíveis

 

57

Estágio Supervisionado III

 

-

Optativa

 

 

 

-

 

-

-

 

-

 

 

-

-

 

-

-

 

75

 

 

-

-

 

105

 

 

-

-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Total de conteúdos complementares optativos: 270 horas Total Carga Horária do Curso: 3.960

 Total de conteúdos complementares flexíveis: 195 horas