SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

Resolução n°  31/2006

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Campus IV, desta Universidade.

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 23 de maio de 2006 (Processo nº 23074.009227/06-01),

 

CONSIDERANDO:

a importância de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico que estará em constante processo de avaliação;

a necessidade de formar profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para a formação de profissionais;

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Ciências Contábeis, instituídas através da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004;

a Resolução Nº 34/2004-CONSEPE, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB.

 

§ 1º Compreende-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UFPB, como sendo o conjunto de ações sociopolíticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

 

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

 

Art. 2º O Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação do Campus IV, tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução

 

Art. 3º O Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Bacharelado, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, com a duração mínima de 08 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos para o turno diurno e duração mínima de 10 (dez) e máxima de 15 (quinze) períodos letivos para o turno noturno, será integralizado com 2.760 (duas mil e setecentas e sessenta) horas, equivalentes a 184 (cento e oitenta e quatro) créditos.

Parágrafo único. Será permitida a matrícula em no máximo 28 (vinte e oito) e no mínimo 18 (dezoito) créditos por período letivo para o turno diurno e no máximo () e no mínimo () créditos por período letivo para o turno noturno, excetuando-se os casos julgados excepcionais pelo Colegiado do Curso.

Art. 4º A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo apresentadas, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II.

Composição Curricular

 

Conteúdos Curriculares

Créditos

C/H 

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

1.2 Estagio Supervisionado

80

20

1.200

300

 

Total

100

1.500

54,3 %

2. Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

60

16

08

900

240

120

 

Total

84

1.260

45,7 %

TOTAL

184

2.760

100%

 

 

Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

        I – disciplinas;

        II – atividades

a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

b) seminários - discussões temáticas;

c) atividades de monitoria;

d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

e) participação em eventos;

f) oficinas e congêneres;

III – estágios;

IV – outras atividades relevantes para a formação do aluno, mediante aprovação do colegiado.

§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos profissionais, e terá duração de 300 (trezentas) horas.

 

§ 2º Nos conteúdos complementares obrigatórios serão incluídas as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Aplicada a Hotelaria que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

 

§ 3º As modalidades de componentes previstas nos incisos II, III e IV deste artigo serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

 

Art. 6º O Curso adotará o regime de créditos.

Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em semestres letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.

 

Art. 7º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 08 (oito) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

 

§ 1º Adaptações curriculares de caráter emergenciais, como alterações de ementas, alterações no fluxograma, redefinição de pré-requisitos, serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e os Departamentos envolvidos, e encaminhadas à Pró-Reitoria de Graduação para homologação.

 

§ 2º Alterações resultantes das Diretrizes Curriculares Nacionais e das normas da UFPB serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e pelos Departamentos envolvidos, e encaminhados ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.

 

Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa,  4 de julho de 2006.

 

 

 

 

Rômulo Soares Polari  

Presidente

 

 

ANEXO I à Resolução nº 31/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, do Campus IV da UFPB.

 

DEFINIÇÕES DO CURSO

 

 01. OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Ciências Contábeis no Campus IV, cuja criação foi autorizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI), tem como foco a formação de contadores e gestores das informações contábeis, capazes de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas previstas na legislação pertinente.

O curso prepara profissionais em nível superior capacitados para programar, acompanhar e controlar o processo de gestão orçamentária e financeira, coordenando, coletando, registrando, analisando e interpretando os fenômenos que produzem alterações na situação econômica, financeira e patrimonial das empresas.

 

02. PERFIL PROFISSIONAL

            O curso de graduação em Ciências Contábeis se propõe formar bacharéis com sólidos domínios acadêmicos, científicos e tecnológicos no seu campo de atuação, com capacidade de:

 Em termos da abrangência profissional, o contador pode atuar das seguintes formas: profissional autônomo, empresário ou prestador de serviços técnicos de contabilidade, auditor e consultor; funcionário responsável nas áreas de contabilidade, auditoria interna, controladoria e orçamento financeiro, consultoria fiscal-tributária, custos e planejamento gerencial e análise das demonstrações contábeis de entidades públicas ou particulares; perícias contábeis judiciais ou extrajudiciais; avaliação de bens patrimoniais; constituição, incorporação, cisão, fusão ou liquidação de empresas; magistério superior; servidor público em todas as instâncias governamentais.

 

3. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de graduação em Ciências Contábeis deve possibilitar formação profissional que revele, as seguintes competências e habilidades:

4. CAMPO DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho para o contador é desafiador e caracteriza-se como sendo um dos mais amplos, haja vista que a informação contábil é indispensável no processo de gestão das organizações e ao mundo dos negócios de um modo geral.

O campo de atuação desse profissional inclui, entre outras, empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, como consultorias, instituições de ensino superior e de pesquisa.

 

 

ANEXO II à Resolução nº 31/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, do Campus IV da UFPB.

 

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 MODALIDADE: BACHARELADO

  

 

Conteúdos Curriculares

Créditos

Carga Horária

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

     1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

     1.2 Estagio Curricular

 80

  20

  1.200

   300

 

    Total

100

   1.500

54.3%

2. Conteúdos Complementares

     2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

     2.2 Conteúdos Complementares Optativos

     2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

  60

 16

 08

   900

   240

  120

 

     Total

84

  1.260

45.7%

TOTAL (1 + 2)

184

  2.760

  100%

 

 

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MODALIDADE: BACHARELADO

 

1. Conteúdos Básicos Profissionais 

1.1   Conteúdos Básicos Profissionais     

 Disciplinas

Créditos

Carga Horária

 

Pré-requisitos

Português Instrumental

04

60

 

Introdução à Sociologia 

04

60

 

Introdução à Administração

04

60

 

Administração Financeira

04

60

Introdução à Administração

Introdução ao Direito Público e Privado

04

60

 

Direito Empresarial

04

60

 

Legislação Social: Direito do Trabalho e Previdência

04

60

 

Direito Tributário

04

60

 

Economia I

04

60

 

Mercado Financeiro e de Capitais

04

60

 

Matemática Aplicada à Contabilidade

04

60

 

Matemática Financeira

04

60

Matemática Aplicada à Contabilidade

Introdução à Estatística

04

60

 

Estatística Aplicada à Contabilidade

04

60

Introdução à Estatística

Contabilidade I

04

60

 

Contabilidade II

04

60

Contabilidade I

Contabilidade III

04

60

Contabilidade II

Contabilidade IV

04

60

Contabilidade III

Contabilidade Internacional

04

60

 

Informática Aplicada à Contabilidade

04

60

 

Total

 

  80

 

  1.200

 

 

1.2 Estagio Curricular

Estágio Supervisionado I 

04

60

 

Estágio Supervisionado II 

06

90

Estágio Supervisionado I 

Estágio Supervisionado III

06

90

Estágio Supervisionado II 

Estágio Supervisionado IV

04

60

Estágio Supervisionado III 

Total

20

300

 

TOTAL (1.1 + 1.2)

100

1.500

 

2. Conteúdos Complementares

 

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórias

     

Pesquisa Aplicada à Contabilidade

04

60

 

Metodologia do Trabalho Científico

04

60

 

Trabalho de Conclusão do Curso

04

60

 

Ética Profissional

04

60

 

Teoria de Contabilidade

04

60

 

Análise das Demonstrações Contábeis

04

60

 

Análise de Custos

04

60

 

Auditoria Contábil I

04

60

 

Perícia Contábil e Arbitragem

04

60

 

Contabilidade Pública

04

60

 

Contabilidade de Custos

04

60

 

Contabilidade Tributária I

04

60

 

Controladoria Organizacional

04

60

 

Contabilidade Gerencial

04

60

 

Sistemas de Informações Gerenciais

04

60

 

TOTAL

 

60

900

 

2.2 Conteúdos Complementares Optativos (Mínimo de 16 créditos/ 240 horas)

 

Introdução à Filosofia

04

60

 

Introdução à Psicologia

04

60

 

Auditoria Contábil II

04

60

 

Chefia e Liderança

04

60

 

Gestão Contábil

04

60

 

Contabilidade Social

04

60

 

Contabilidade Gerencial

04

60

 

Contabilidade Rural

04

60

 

Contabilidade Atuarial

04

60

 

Contabilidade Hospitalar

04

60

 

Contabilidade Estratégica

04

60

 

Contabilidade da Construção Civil

04

60

 

Contabilidade de Hotelaria e Restaurantes

04

60

 

Contabilidade Tributária II

04

60

 

Contabilidade Comercial

04

60

 

Contabilidade para Organizações do Terciário

04

60

 

Consultoria em Contabilidade

04

60

 

Inglês Instrumental I

04

60

 

Inglês Instrumental II

04

60

 

Espanhol Comercial I

04

60

 

Espanhol Comercial II

04

60

 

Liderança Situacional

04

60

 

Administração Mercadológica

04

60

 

Fundamentos de Análise de Investimentos

04

60

 

Economia Brasileira

04

60

 

Economia da Tecnologia

04

60

 

Economia do Setor Terciário

04

60

 

Economia Clássica

04

60

 

Introdução ao Processamento de Dados

04

60

 

Orçamento e Financiamento Governamental

04

60

 

Orçamento Empresarial e Planejamento Estratégico

04

60

 

Economia das Organizações

04

60

 

Economia II

04

60

 

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis (Mínimo de 08 créditos/ 120 horas)

 

Tópicos Especiais em Contabilidade I

04

60

 

Tópicos Especiais em Contabilidade II

04

60

 

Total (2.1 + 2.2 + 2.3)

 

84

1.260

 

 

 

ANEXO III à Resolução nº 31/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, do Campus IV da UFPB.

 

 

EMENTAS  

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

 

Português Instrumental

Leitura, análise e produção textual. O texto e sua dimensão: relações internas e externas. Habilidade básica de produção textual: Objetividade, clareza, condição, precisão. Tipo de textos: o relatório (linguagem e estrutura, componentes discursivos, apresentação). Estudo e pratica da norma culta e escrita: ortografia e acentuação; concordância regência: colocação pronominal.

 

Introdução à Sociologia

Contexto histórico do surgimento da sociologia. A sociologia, seus objetivos e métodos. Conceitos fundamentais. Análise da sociedade brasileira. Elementos da sociologia aplicada. Questões específicas.

 

Introdução à Administração

Papel do administrador, fornecendo os conhecimentos básicos nesta área. Noções preliminares da administração em atendimento às funções profissionais.

 

Administração Financeira

A Função Financeira na Empresa. Risco Econômico e Risco Financeiro. Análise Financeira. Análise Econômica. Administração do Capital de Giro. Efeitos da Alavancagem. Investimentos. Financiamentos. Política de Dividendos. Planejamento Financeiro.

 

Instituições do Direito Público e Privado

Introdução ao Estado do Direito. Direito Civil. Direito Constitucional e Administrativo.

 

Legislação Social: Direito do Trabalho e Previdência

Direitos e deveres do empregado e do empregador. Contrato de trabalho. Diretos dos trabalhadores urbanos e rurais. Assistência judiciária. Organização sindical. Previdência social brasileira: inscrição, manutenção e perda da qualidade de segurado. Prescrição legal.

 

Direito Tributário

 Direito tributário. Tributo. As fontes de Direito Tributário. Vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributaria. Fato gerador. Credito Tributário. A partilharia. Classificação dos impostos sobre produtos industrializados.

 

Economia I

Fundamentos do sistema econômico; uma visão geral da evolução do capitalismo a nível internacional; a antiga e a nova divisão do trabalho e seus efeitos sobre a economia brasileira; introdução a microeconomia (formação de preços e tipos de mercados); introdução à macroeconomia (política fiscal e monetária); noções de contabilidade nacional.

 

Mercado Financeiro e de Capitais

Sistema financeiro brasileiro. Mercado de ações e seus indicadores. Características das instituições financeiras. Mercado de opções e futuros. Riscos na atividade bancaria. Funcionamento das instituições financeiras. Modelos de avaliações dos ativos negociados, de precificação de ativos, derivativos. Seleção de carterias e teoria de Markowitz.

 

Matemática Aplicada a Contabilidade

Números naturais, inteiros, racionais e reais. Razões e Proporções. Regra de Três. Conceito de função polinomial, logarítmica, exponencial e racional simples. Noções de limite. Derivadas. Regras de derivação; derivação da função composta. Derivadas sucessivas. Aplicação das derivadas: máximos, mínimos, concavidades, pontos de inflexão, gráficos.

 

Matemática Financeira

Juros e descontos simples. Juros e descontos compostos. Equivalência de capitais. Rendas. Empréstimos. Depreciação. Correção monetária.

 

Estatística I

Instrumentos básicos da metodologia estatística, familiarizando o aluno com os modelos estatísticos, modelos estes cada vez mais difundidos e necessários à solução de problemas práticos; múltiplas aplicações da matéria, nos campos de experimentação cientifica.

 

Estatística Aplicada às Contabilidade

Conceitos fundamentais de estatística. Representação tabular e gráfica. Medidas de tendência central e variabilidade. Noções sobre probabilidade. Distribuição binominal e normal. Noções sobre processo de amostragem. Números-índice. Correção monetária e deflacionamento de dados. Noções de correlação. Séries temporais.

 

Contabilidade I

Contabilidade: conceitos, objeto, objetivos. Informação Contábil: conceitos, tipos e usuários. Princípios de Contabilidade: postulados, princípios e convenções. Princípios Fundamentais de Contabilidade segundo o CFC. Patrimônio: conceitos, representação gráfica, equação fundamental. Fatos Contábeis. Escrituração. Débito e Crédito. Livros Contábeis. Contas: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Plano de Contas. As variações do Patrimônio Líquido. Receitas e Despesas. Noções das operações típicas de uma empresa. Constituição de empresa: registros contábeis.; Noções de Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício.

 

Contabilidade II

Operações com Estoques. Avaliação de Estoques: Inventário Permanente (PEPS, UEPS e MPM), Inventário Periódico, outras formas de tratamento de estoques: Preço Específico, Custo ou Mercado. Operações com Duplicatas: a receber e a pagar. Operações Financeiras Ativas e Passivas. Operações com Imobilizado: aquisição, avaliação e reavaliação – Contabilização. Depreciação, Amortização e Exaustão. Provisões e Reservas. Receitas e Despesas Antecipadas – conceitos e contabilização. Avaliação dos Ativos e Passivos.

 

Contabilidade III

Balancete de Verificação. Balanço Patrimonial. Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração dos Resultados Acumulados. Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos. Demonstração do Valor Adicionado.Demonstração de Fluxo de Caixa. Balanço Social. Correção do Balanço, DOAR e Mutações do PL. Demonstrações Consolidadas.

 

Contabilidade IV

Atos e fatos jurídicos. Direito Empresarial e evolução. Comércio: sentido econômico e jurídico. Comerciante. Empresa. Estabelecimento comercial. Fundo de comércio. Locações. Organização contábil. Empresa pública. Autarquia. Sociedades. Sistema financeiro. Instituições financeiras. Open Marketing. Bolsa de valores. Contratos. Direitos reais. Direito marítimo: noções. Títulos de crédito e suas várias espécies. Falência. Concordata.

 

Informática Aplicada à Contabilidade

Arquitetura e organização de computadores. Sistemas operacionais. Arquivos e banco de dados. Linguagens de programação. Comunicação de dados. Aplicativos: processadores de textos, bancos de dados e planilha eletrônica.

 

Estágio Supervisionado I

Constituição de empresas. Abertura de empresas de comércio, industria e serviços nas formas jurídicas de sociedade anônima e limitada e sociedade simples. Empresas de fins lucrativos no código civil.  Rotinas de admissão de funcionários. CAGED. Férias. 13º Salário. Vales-transportes. Folha de Pagamento. Rescisão de Contrato de Trabalho. Pró-labore. Recolhimentos de FGTS, INSS, IRRF. RAIS-Relação Anual de Informações Sociais.

 

Estágio Supervisionado II

Realização de trabalhos práticos, na área de contabilidade aplicada ao setor industrial: contabilidade de custos e sua integração com a contabilidade financeira. Terminologia contábil e implantação de sistemas de custos. Fluxo dos custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Departamentalização. Apuração do custo total e por unidade produzida.Vivenciar as rotinas práticas do Setor Fiscal de uma indústria, utilizando os documentos reais atuais (notas fiscais, livros fiscais, etc.), como também, os software e impressos fiscais atualmente em uso.

 

Estágio Supervisionado III

Escrituração Contábil. Balancete de Verificação. Fluxo de Caixa. Apuração do Resultado do Exercício. Conciliação bancária. Registros no Livro de Apuração do Lucro ReaL - LALUR. Elaboração das Demonstrações Contábeis.

 

Estágio Supervisionado IV

Demonstrações Contábeis. Ajustes nas Demonstrações Contábeis. Análise das Demonstrações Contábeis: Horizontal e Vertical. Análise de Liquidez. Análise da Rentabilidade. Grau de Endividamento. Análise de Insolvência. Avaliação dos Indicadores.  Identificação de Pontos Fortes e Fracos. Relatório de Análise.

Escrituração sintética e demonstrações contábeis do sistema financeiro e patrimonial. Encerramento de balanços. Prestação e tomada de contas públicas.

 

Contabilidade Internacional

Normas internacionais de contabilidade - NIC e harmonização contábil. GAAP. FASB e IASC. O conselho federal de contabilidade, IBRACON, CVM e o processo normativo. A Organização das  Nações Unidas - ONU, a Conferência de Comércio e Desenvolvimento- UNCTAD, comissão de peritos contadores e as Normas Internacionais de Contabilidade e Relatórios Contábeis -ISAR.

 

Metodologia do Trabalho Científico

A construção do conhecimento. Técnicas de estudo: diretriz para a leitura, analise e interpretação de textos, síntese, resumo, fichamento, seminário, oficina pedagogia, esquema e resenha. Elaboração de textos, artigos e trabalhos para congressos, etc.

 

Pesquisa Aplicada à Contabilidade

Conceito de pesquisa cientifica, papel e importância. Tipos de pesquisa. Elaboração de projeto de pesquisa.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Elaboração do Trabalho final do Curso. Apresentação e defesa do trabalho.

 

Ética Profissional

Ética e Moral. Princípios e Valores Éticos. Valores Universais. Direitos Humanos. A equidade e os conflitos de valores. Responsabilidade social, moral e ética. A Ética Profissional do contador. Legislação Profissional e Código de Ética do Contabilista.

 

Teoria da Contabilidade

Evolução Histórica da Contabilidade. O período pré-científico e científico da Contabilidade. Natureza e objeto científico do conhecimento contábil. Teorias e teoremas contábeis. Informação contábil e finalidades do conhecimento contábil. Postulados, princípios e convenções contábeis. Estrutura conceitual da contabilidade. Ativo: sua natureza e mensuração. Passivo: sua natureza e reconhecimento. Patrimônio Líquido: conceituação. Receitas, Ganhos, Despesas, Perdas: conceitos e reconhecimento. Conceitos de Lucro. Demonstrações Contábeis, evidenciação.

 

Análise das Demonstrações Contábeis

Estrutura das Demonstrações Contábeis no Brasil. Análise das Demonstrações Contábeis: objetivos, usuários, técnicas, relatórios, limitações. Análise Horizontal e Vertical. Análise de Liquidez. Análise da Rentabilidade. Grau de Endividamento. Análise de Insolvência. Indicadores, Índices e Quocientes.

 

Análise de Custos

Custeio variável e por absorção. Contribuição marginal. Maximização da margem de contribuição através da programação linear. Relação Custo/Volume/Lucro. Fixação de preços de venda e maximização do lucro. Custos Padrão: análises e contabilização. Curva de Aprendizagem: conceituação, aplicação e limitações. Implantação de sistemas de custos.

 

Auditoria Contábil I e II

Fundamentos de auditoria. Normas e princípios de auditoria. Métodos, procedimentos e técnicas de auditoria. Técnicas e procedimentos para a elaboração de relatórios e pareceres de auditoria.

 

Perícia Contábil e Arbitragem

Fundamentos: origem, evolução, conceitos, objetivos e finalidades. O perfil profissional do perito. Normas de Perícia Contábil. Planejamento da Perícia. Procedimentos e Técnicas Periciais. Classificação da Perícia: Judicial, Extrajudicial e Arbitral. Papel de Trabalho Pericial. Perito-Contador e Perito-Assistente. Honorários Periciais. Principais Aplicações da Perícia Contábil. Laudo Pericial. Mediação e Arbitragem.

 

Contabilidade Pública

Estrutura da administração publica brasileira. Campo de atuação da contabilidade publica, regimes contábeis. Orçamento publico. Créditos adicionais. Receita publica. Despesa publica. Suprimentos de fundos. Estrutura de patrimônio publico. Escrituração contábil na administração publica. Balanços e levantamentos de contas. Legislação básica da contabilidade publica.

 

Contabilidade de Custos

Contabilidade de custos e contabilidade financeira. Princípios básicos da contabilidade de custos. A contabilidade de custos e a contabilidade gerencial. O custo nas empresas. Terminologia de custos. Filosofia de custeiros. Esquemas básicos da contabilidade de custos. Departamentalização. Etapas da implantação de sistema de custo. Critérios de rateios dos custos. Materiais diretos, mão de obra direta. Sistemas de controle de produção. Principais métodos de formação de preço de venda. Custo integrado à contabilidade. Calculo do custo de produção.

 

Contabilidade Tributária I

Escrituração do Contribuinte. Depreciação de Bens do Ativo Imobilizado. Depreciação Acelerada incentivada. Amortização. Exaustão de Recursos Minerais. Exaustão de Recursos Florestais. Provisões. Tributos e Multas por Infrações Fiscais. Contribuições Parafiscais. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Despesas de conservação de Bens e Instalações. Juros sobre o Capital Social. Arrendamento Mercantil. Formação Profissional. Alimentação do Trabalhador. Vale-Transporte. Operações de Caráter Cultural e Artístico. Variações Monetárias. Lucro Presumido. Lucro Arbitrado.

 

Controladoria Organizacional

A Organização: visão sistêmica, missão, subsistemas empresariais modelo de gestão. O papel da controladoria nas organizações. As funções do Controller e sua posição na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um órgão. Controle: conceitos e instrumentos de controle gerencial. Sistemas de Informações. Processos de Planejamento e Controle. Contabilidade por Responsabilidade. Centro de Lucro e preço de transferência. Conceitos gerenciais de mensuração. Introdução ao modelo GECON. Metodologia. Aplicações Gerenciais. Avaliação de Desempenho e suas implicações comportamentais. Relatórios Gerenciais. Balanced Scorecard e suas implicações gerenciais.

 

Sistemas de Informações Gerenciais

Conceitos básicos de sistemas e Teoria dos Sistemas. Ciclo de vida dos sistemas de informações. Sistemas de Informações empresariais: sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistema de apoio à gestão e sistemas de informações contábeis. Fluxos operacionais, gerenciais e financeiros. Projetos de sistemas de informações contábeis.

 

Introdução à Filosofia

Do mito à racionalidade do pensamento ocidental (identidade e diferença); a história da filosofia; a questão do fundamento: o ser, o sujeito, a linguagem; as categorias fundamentais da filosofia teórica e prática: a questão da verdade, a questão do bem; leitura propedêutica de textos filosóficos.

 

Introdução à Psicologia

Sistematização histórica: estruturalismo. Funcionalismo. Behaviorismo. Gestalt. Psicanálise. Métodos: experimental. Estudo de campo. Os testes. Atividades profissionais dos psicólogos. Áreas de especialização da psicologia: psicologia animal; fisiologia do desenvolvimento; clinica diferencial, educacional, industrial.

 

Chefia e Liderança

Problemas de lideranças. Relacionamento inter-pessoal e inter-grupal. Estilos de liderança.

Gestão Contábil

A contabilidade no contexto do processo decisório. Demonstrações contábeis: instrumento de controle e avaliação de desempenho. Os índices como medidas de variação do poder aquisitivo da moeda. Os efeitos da correção monetária legal e integral. Informações contábeis para decisões de financiamentos e investimentos. Técnicas de controladoria e relatórios gerenciais. Custo-padrão e orçamento contábeis. Demonstrações contábeis a preços históricos e a preços históricos corrigidos. Demonstrações contábeis a preço de reposição e a preços diferenciais ou custos correntes corrigidos. Relações de Custo/Volume/Lucro. Conversão das demonstrações contábeis para moeda estrangeira.

 

Contabilidade Social

Análise dos agregados macroeconômicos correntes. Formação e reposição do capital nacional. Sistema modelo de contas sociais. As contas nacionais do Brasil. Relações inter-industriais. Registro de transações internacionais. Efeitos macroeconômicos das variações de preço. Esquemas integrais de contabilidade social.

 

Contabilidade Gerencial

Uso da contabilidade para fins gerenciais. Analise de valores relevantes. Analise dos efeitos da inflação nas contas e nas demonstrações contábeis. Analise das demonstrações contábeis para efeito gerencial. A integração dos sistemas de contabilidade (financeira e de custos) e orçamento. Controladoria gerencial e controle orçamentário e administrativo. Uso de amostragem no sistema de informações contábeis. Emissão de relatório gerencial para tomada de decisões.

 

Contabilidade Rural

A contabilidade rural e seu campo de aplicação. Patrimônio da empresa rural. Gestão. Escrituração contábil. Registros de operações típicas. Encerramento de exercício.

 

Contabilidade Atuarial

Estudar os regimes de capitalização que possibilitam a cobertura de sinistros e o pagamento de aposentadorias e pensões. Investigar o processo evolutivo das distribuições etárias, salarial e de ocorrência de sinistros, visando o estabelecimento dos prêmios médios (preço de contribuição ou pagamento de seguro) que ofereça cobertura aos beneficiários dos planos.

 

Contabilidade Hospitalar

Instituições hospitalares: forma jurídica, constituição e características. Atividade hospitalar: características da administração hospitalar. Sistema de informação em uma instituição de saúde. Plano de contas na atividade hospitalar. Sistemas de custos hospitalares. Entidades hospitalares públicas e sistema único de saúde (SUS).

 

 

Contabilidade Estratégica

Modelos contábeis de avaliação operacional em tempo real; Operacionalização estratégica e informes contábeis; Implantação da estratégia e criação de valor sob o enfoque da contabilidade estratégica; sistemas de informações com base na contabilidade estratégica, valores de entrada e valores de saída; o processo de tomada de decisões e a contabilidade.

 

Contabilidade da Construção Civil

Empresas de Construção Civil. Unidades Imobiliárias. Estoques. Plano de Contas. Custos. Vendas. Apuração do lucro. Caso prático. Demonstração Financeira.

 

Contabilidade de Hotelaria e Restaurantes

Característica do sistema contábil de hotelaria, restaurantes e afins. Plano de contas. Procedimentos contábeis. Demonstrações contábeis.

 

Contabilidade Tributária II

Aplicar as técnicas contábeis nos termos da legislação aplicada a dada atividade sob os aspectos do IR, IPI, ICMS, ISS e outros.

 

Contabilidade para Organizações do Terciário

Conceito, origem e evolução do cooperativismo; legislação aplicável às sociedades cooperativas: legislação societária e tributária. Aspectos particulares da contabilidade das sociedades cooperativas.

 

Consultoria em Contabilidade

Perfil do Consultor. Consultoria Autônoma. Empresas de Consultoria (Estrutura, Custos, Formas de Constituição). Conceito de "Produto" em consultoria. O Ambiente de trabalho. Como vender serviços de consultoria. Por que e como contratar serviços de consultoria. Gerenciamento dos serviços. Diagnósticos e Relatórios. Qualidade e Reciclagem profissional.

 

Inglês Instrumental I e II

Estudo de textos na área especifica de Biblioteconomia: assimilação do vocabulário técnico, compreensão, interpretação e tradução. Pratica para fins profissionais. Noções de redação.

 

Espanhol Comercial I

Compreensão e interpretação de textos de natureza geral e acadêmica. Desenvolvimento de estratégias básicas de abordagem textual. Introdução ao estudo das estruturas básicas gramaticais da língua espanhola.

 

Espanhol Comercial II

Aprofundamento e ampliação dos conhecimentos nos níveis morfosintático, pragmático e léxico.

 

 

Liderança Situacional

Esta disciplina apresenta questões fundamentais sobre as propriedades estruturais e psicodinâmicas dos grupos e das equipes, levando os alunos: a) à compreensão, sobretudo, do papel de um gestor na formação e desenvolvimento de equipe; b) à reflexão e reconhecimento dos seus potenciais e limitações como ocupantes deste papel de gestão. Enfatiza aspectos teóricos e vivenciais básicos ao funcionamento de grupos e equipes, tais como: tensão, coesão e conflitos nas relações de grupo/equipe; negociação e tomada de decisão; comunicação interpessoal, percepção empática, abertura e feedback; motivação e criatividade em equipe; liderança e relações de poder; além de propiciar espaço para o auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal.

 

Administração Mercadológica

O papel de Marketing nas organizações e na sociedade. O comportamento do consumidor. O composto de Marketing: administração de produtos/serviços, administração do preço, administração da distribuição, administração da promoção. Administração da força de vendas.

 

Fundamentos de Análise de Investimentos

Estudos descritivo-compreensivos da estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional em seus quatro segmentos de mercado: de credito; cambial; monetário e de capitais. Situação atual e evolução. Correlacionar alternativas de financiamento/endividamento ou aplicações de recursos financeiros, propiciando ao administrador instrumental analítico essencial ao processo decisório implícito a administração financeira. Pratica de operações nos quatro mercados.

 

Economia Brasileira

A crise dos anos 60: 1 fase; desaceleração e crise (1926/1964); 2 fase: o novo ciclo expansivo (1968/1973): recuperações e auge; desaceleração e crise. A evolução da economia brasileira (1974/1981); conjuntura; a política econômica de hoje: causas do desequilíbrio interno e externo- impasse e alternativas 9serao reservadas 30h/a para analise de conjuntura através de seminários,painéis, palestras e debates.

 

Economia da Tecnologia

Estruturas de mercados e formação de preços: uma análise não neoclássica. Dinâmica e padrões de concorrência em mercados oligopolísticos. Teoria schumpeteriana da concorrência e mudanças técnicas. Competitividade e Tecnologia.

 

Economia do Setor Terciário

Conceito e indicadores de desenvolvimento sócio-econômico. A evolução da teoria do desenvolvimento econômico. A questão do subdesenvolvimento. A questão regional. Políticas de promoção do desenvolvimento econômico e social

 

 

Economia Clássica

O curso discute, em caráter introdutório, questões metodológicas da ciência econômica, abordando, em seguintes temas: noções de micro-economia, estruturas de mercado, a demanda e a oferta; noções de macroeconomia, os agregados macroeconômicos, os modelos macroeconômicos simplificados; noções de econômica monetária, as diferentes interpretações da inflação e políticas de estabilização; as relações econômicas internacionais, taxa de cambio, balanço de pagamento, relações econômicas do Brasil com o resto do mundo e principais problemas.

 

Introdução ao Processamento de dados

Introdução aos Computadores. Aplicações do Computador na vida moderna. Evolução e funcionamento dos Computadores. Linguagens existentes. Planilhas eletrônicas. Processador de textos. Banco de dados. Traçador (plotador) de gráficos.

 

Orçamento e Financiamento Governamental

Visão sistêmica do processo orçamentário. Novos conceitos de orçamento como instrumento de ação governamental; exposição e análise da teoria e da prática dos planos nacionais de desenvolvimento, dos orçamentos plurianuais de desenvolvimento e do orçamento-programa. Informações da legislação que regulamenta os orçamentos públicos e do papel dos vários órgãos do governo no processo orçamentário.

 

Orçamento Empresarial e Planejamento Estratégico

A natureza do planejamento empresarial. Princípios, filosofias, estruturação e tipos de planejamento. Planejamento estratégico. Metodologia de elaboração e implementação. Diagnóstico estratégico. Missão da empresa, objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais. Projetos e planos de ação. Controle e avaliação. Planejamento tático e operacional: conceitos e aplicações. Planejamento econômico-financeiro em ambientes inflacionários. Integração orçamentária. Orçamento de vendas: quantitativo, monetário, especificativo, temporal por condições de venda, etc. Instrumentos de previsão e de controle. Orçamento dinâmico de vendas. Orçamento de produção. Materiais: estoques, compras e consumo. Mão-de-obra: taxa padrão de utilização, aplainamento. Custos gerais de Produção. Orçamento flexível. Técnicas de análise da variabilidade dos custos. Aplicações. Orçamento das despesas post-fabricação. Orçamento de Caixa e Bancos. Orçamento das demonstrações contábeis. Orçamento de investimentos.

 

Orçamento e Financiamento Governamental

As atribuições Econômicas do Estado. Administração Pública. Orçamento Público: conceito, instrumentos de Planejamento, Princípios, Ciclo Orçamentário, Processo Orçamentário, Mecanismo de Alteração. Receita Pública. Despesa Pública. Elaboração de um “case”.

 

Economia II

O mercado monetário e financeiro (moedas e bancos) o setor externo; Noções de economia internacional (balanço de pagamentos, políticas cambiais); O setor governo (orçamento monetário, fiscal e das estatais). Teoria da concentração industrial.

 

Economia das Organizações

Os problemas econômicos básicos, teoria elementar do funcionamento dos mercados, produção e firma, determinação da renda.

 

Direito Empresarial

Direito Comercial e evolução. Atos e fatos jurídicos. Comércio: sentido econômico e jurídico. Comerciante. Empresa. Estabelecimento comercial. Fundo de comércio. Locações. Organização contábil. Empresa pública. Autarquia. Sociedades. Sistema financeiro. Instituições financeiras. Open Marketing. Bolsa de valores. Contratos. Direitos reais. Direito marítimo: noções. Títulos de crédito e suas várias espécies. Falência. Concordata.

 

Controladoria Organizacional

A Organização: visão sistêmica, missão, subsistemas empresariais modelo de gestão. O papel da controladoria nas organizações. As funções do Controller e sua posição na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um órgão. Controle: conceitos e instrumentos de controle gerencial. Sistemas de Informações. Processos de Planejamento e Controle. Contabilidade por Responsabilidade. Centro de Lucro e preço de transferência. Conceitos gerenciais de mensuração. Introdução ao modelo GECON. Metodologia. Aplicações Gerenciais. Avaliação de Desempenho e suas implicações comportamentais. Relatórios Gerenciais. Balanced Scorecard e suas implicações gerenciais.

 

Contabilidade Comercial

Contabilidade comercial e o campo de sua aplicação. Contabilização da constituição e abertura de empresas comerciais. Registro de operações específicas da gestão de uma empresa comercial. Operações com mercadorias e controle de estoques. Contabilização das operações financeiras de uma empresa comercial. Encerramento do exercício social.