SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

RESOLUÇÃO Nº 34/2008

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Agrárias, modalidade Licenciatura a distância, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, da UFPB.

 

O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 17 de junho de 2008 (Processo nº 23074.008568/08-41),

 

CONSIDERANDO:

a necessidade de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico que estará em constante processo de avaliação;

a importância de formar profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

o Edital nº 01/2005 – UAB/SEED/MEC, que divulga o processo de seleção dos projetos dos cursos semi-presenciais;

a Resolução nº 04/2004, do CONSEPE, que estabelece a Base Curricular para a Formação Pedagógica dos Cursos de Licenciatura da UFPB; e

a Resolução nº 34/2004, do CONSEPE, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB.

 

RESOLVE:

Art. 1º Fica aprovado o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Agrárias, na modalidade de Licenciatura a distância, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, da UFPB.

§ 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Agrárias, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destina a orientar a concretização curricular do referido Curso.

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

Art. 2º O Curso de Graduação em Ciências Agrárias com funcionamento a distância tem como finalidade conferir o grau de Licenciado, aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.

Art. 3º O Curso de Graduação em Ciências Agrárias, com duração mínima de 09 (nove) e máxima de 13 (treze) períodos letivos, será integralizado com 2.970 (dois mil e novecentos e setenta) horas, equivalentes a 198 (cento e noventa e oito) créditos.

Parágrafo único. Será permitida a matrícula em no máximo 37 (trinta e sete) e no mínimo 22 (vinte e dois) créditos por período letivo.

Art. 4º As composições curriculares, integrantes do Projeto Político-Pedagógico, resultam de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II.

Composição Curricular

 

Conteúdos Curriculares

C. Horária

Créditos

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.1 Conteúdos Básicos Gerais

1.2 Conteúdos de Formação Pedagógica

1.3 Estágio Supervisionado

825

360

405

55

24

27

 

Total 

1.590

106

53,54

2. Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

840

345

195

56

23

13

 

Total

1.380

92

46,46

TOTAL

2.970

198

100%

 

Art. 5º As modalidades dos conteúdos curriculares serão as seguintes:

I – disciplinas;

II – atividades:

a) de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

b) de monitoria;

c) de elaboração de trabalho de conclusão de curso;

d) seminários – discussões temáticas;

e) participação em eventos;

f) oficinas e congêneres;

III – estágios.

§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos profissionais, e terá duração de 405 (quatrocentas e cinco) horas, equivalentes a 27 (vinte e sete) créditos.

§ 2º Nos conteúdos complementares obrigatórios serão incluídas as disciplinas Metodologia do Trabalho Cientifico e Pesquisa Aplicada à Ciências Agrárias que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

§ 3º Os conteúdos complementares flexíveis serão regulamentados pela Coordenação Geral e a Coordenação Acadêmico-Pedagógica para fins de integralização curricular.

Art. 6º O Curso adotará o regime de créditos.

Parágrafo único. A estruturação curricular resultante da lógica de organização do conhecimento organizada em períodos letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.

Art. 7º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 09 (nove) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

Parágrafo único. Alterações emergenciais serão aprovadas pela Coordenação Geral e Conselho de Centro; e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.

Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 20 de junho de 2008.

 

 

 

Rômulo Soares Polari

Presidente

 

 

ANEXO I à Resolução nº 34/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Agrárias, na modalidade Licenciatura a Distância, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, da UFPB.

 

DEFINIÇÕES DO CURSO

1. Objetivos do Curso

O Curso garante uma sólida formação de conteúdos na área de ciências agrárias, formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor, formação de conteúdos de áreas afins, necessárias ao exercício do magistério e uma formação que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região, tornando-os capazes de experimentar propostas interdisciplinares.

O Curso tem os seguintes objetivos específicos:

1. Possibilitar uma formação técnica-educacional em ciências agrárias, compatível com os saberes dominantes e as perspectivas de desenvolvimento aplicadas à realidade do campo;

2.Contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos e técnicas de ensino profissionalizante na área de Ciências Agrárias, através do estímulo à investigação científica, com ênfase na análise e solução de problemas técnicos e educacionais relacionados às práticas agropecuárias e agroindustriais;

3. Desenvolver atividades didático-pedagógicas que promovam a construção de conhecimentos multi- e interdisciplinar do currículo, com ações teórico-práticas compatíveis com a realidade vivenciada e suas potencialidades de mudança e inovação;

4. Desenvolver atividades didático-pedagógicas nas quais a construção do conhecimento seja articulada a partir de uma visão interdisciplinar do currículo, priorizando a unidade teoria-prática com ênfase a proteção, preservação, conservação e recuperação do ambiente;

5. Promover atividades didático-pedagógicas em que sejam empregados métodos ativos que contemplem a investigação, a análise, a reflexão e a solução de problemas inerentes à cidadania vivenciada nas Ciências Agrárias;

6. Planejar e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitam a melhoria do ensino público, ensino profissionalizante e universitário, bem como da organização dos movimentos sociais.

2. Perfil dos formandos

O profissional de nível superior, com graduação em nível de licenciatura plena, com ampla formação técnica e pedagógica, preparo humanístico, sócio-político e em princípios éticos e legais na área de ciências agrárias, com habilidades para a construção e transmissão do saber é capaz de planejar, desenvolver e avaliar ações de ensino, pesquisa e extensão na educação escolar e não escolar junto a instituições de educação básica (ensino fundamental e médio), educação profissional (ensino técnico e profissionalizante) e educação superior (ensino de graduação). Possui competência para lecionar componentes curriculares no magistério da educação básica nas escolas de educação do campo, abrangendo o ensino das ciências e tecnologias do campo agrário, ciências sócio-ambientais, envolvendo conteúdos de agropecuária, agro ecologia, agricultura familiar-camponesa, agronomia, zootecnia, produção animal, produção vegetal, agroindústria, economia rural, administração rural, direito e desenvolvimento agrário e de educação, nas escolas de educação básica do campo. No campo técnico atua de forma integrada como agente de pesquisa-desenvolvimento; assistência técnica rural e assessoria técnica, social e ambiental em organizações, entidades, e movimentos sociais que envolvam projetos de pesquisa, extensão, produção e o desenvolvimento de atividades educacionais e relacionadas a produção e beneficiamento de alimentos desenvolvidos junto aos povos do campo.

3. Competências, Atitudes e Habilidades

Propõe-se a formação de um profissional crítico e ético, de base generalista, o qual detenha conhecimentos teórico-metodológicos que possam fundamentar o exercício da docência e a coordenação de programas que articulem as experiências educacionais e alternativas relacionadas ao mundo do trabalho no campo das Ciências Agrárias. O contexto histórico atual exige, pois, que o profissional desenvolva habilidades de comunicação, iniciativa e criatividade na produção de conhecimentos e de tecnologias que resultem numa relação sustentável entre o homem e a natureza.

Algumas dessas competências são:

- Interpretar os determinantes políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais da configuração das bases produtivas, avaliando suas implicações nos meios rural e urbano;

- Compreender a formação/operacionalização das cadeias produtivas agrícolas regionais, levando em conta sua inserção nos vários níveis de mercado;

- Interpretar o conceito de sustentabilidade pela heterogeneidade dos seus ecossistemas e agroecossistemas e a natureza diferenciada dos agricultores locais;

- Diagnosticar as necessidades educacionais do ponto de vista técnico, social, cultural e de geração gênero e etnia, a partir das práticas desenvolvidas no mundo das Ciências Agrárias;

- Apoiar o desenvolvimento de projetos institucionais, tomando em consideração as práticas desenvolvidas nas comunidades de agricultura familiar-camponesa e em projetos de assentamentos da reforma agrária, visando a melhoria dos serviços educacionais prestados à comunidade;

- Desenvolver processos e novos métodos de ensino mais compatíveis com as necessidades reais do mundo do trabalho;

- Gerenciar atividades relativas a organizações educacionais e a cadeia produtiva agroindustrial de pequena escala;

- Atuar em equipes multidisciplinares, articulando os diferentes saberes dos grupos envolvidos.

4. Campo de Atuação

O Licenciado em Ciências Agrárias poderá desenvolver:

- Exercício da Docência (magistério) de Componentes Curriculares (disciplinas) de Educação Básica e Profissional em Escolas de Educação Básica do Campo;

- Exercício da Docência (magistério) de Componentes Curriculares (disciplinas) de Educação Básica e Profissional em Escolas Técnicas e de Formação Profissional;

- Articulador/Agente de Pesquisa-Ação e de Educação em Projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais Organizados;

- Agente de Educação e Desenvolvimento Comunitário;

- Técnico em ações de Capacitação Continuada dos Setores de Educação das Cooperativas de Serviços Técnicos e de Assistência Técnica, Social e Ambiental; Empresas de Pesquisa,

- Exercício da Docência em Universidades

- Consultor Técnico em Projetos de Pesquisa e/ou de Desenvolvimento Agrário

- Técnico de Assistência Técnica e Extensão Rural;

- Pesquisador de Projetos Agropecuários

 

ANEXO II à Resolução nº 34/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Agrárias, na modalidade Licenciatura a distancia, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, da UFPB.

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

 

Conteúdos Básicos Profissionais

Conteúdos Básicos Profissionais de Formação Geral

Disciplinas

C.H

Créditos

Pré-requisitos

Introdução à Zootecnia

45

03

 

Elementos de Matemática

60

04

 

Introdução à Fitotecnia

45

03

 

Informática

30

02

 

Biologia Geral

60

04

 

Química Geral

60

04

 

Química Orgânica

45

03

Química Geral

Ecologia e Meio Ambiente

30

02

 

Introdução à Agroindústria

30

02

 

Bioquímica

60

04

Química Orgânica

Microbiologia de Produtos Agroindustriais

30

02

Biologia Geral

Redação Técnica (Expressão Gráfica)

30

02

 

Anatomia e Fisiologia Animal

60

04

Biologia Geral

Anatomia e Eco-Fisiologia Vegetal

60

04

Biologia Geral

Nutrição e Alimentação Animal e Forragicultura

60

04

Anatomia e Fisiologia Animal

Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

60

04

Introdução à Fitotecnia

Estatística Experimental

60

04

Elementos de Matemática

Total

825

55

 

 

Conteúdos Básicos Profissionais de Formação Pedagógica

Disciplinas

CH

Créditos

Pré-requisitos

Fundamentos Antropo-Filosóficos da Educação

60

04

 

Fundamentos Psicológicos da Educação

60

04

 

Fundamentos Sócio-Históricos da Educação

60

04

 

Didática

60

04

 

Metodologia do Ensino das Ciências Agrárias

60

04

Didática

Política e Gestão da Educação

60

04

 

Total

360

24

 

 

Estágio Supervisionado

Disciplinas

CH

Créditos

Pré-requisitos

Estágio Supervisionado I

135

09

 

Estágio Supervisionado II

135

09

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado III

135

09

Estágio Supervisionado II

Total

405

27

 

  

2. Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

Disciplinas

C. H.

Créditos

Pré-requisitos

Desenho e Topografia

45

03

 

Irrigação e Drenagem

45

03

 

Olericultura

30

02

 

Fruticultura

60

04

 

Culturas Regionais

60

04

 

Caprinocultura e Ovinocultura

60

04

 

Bovinocultura

60

04

 

Suinocultura

45

03

 

Conservação de Produtos Agroindustriais

30

02

 

Análise e Controle de Qualidade de Alimentos

30

02

 

Tecnologias de Produtos de Origem Animal e Vegetal – TPOAV

45

03

 

Administração Rural

30

02

 

Economia Rural

30

02

 

Zoologia

30

02

 

Fitossanidade

60

04

 

Criações Alternativas

30

02

 

Avicultura

60

04

 

Metodologia do Trabalho Científico

30

02

 

Pesquisa Aplicada à Ciências Agrárias

30

02

Metodologia do Trabalho Científico

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

30

02

 

Total

840

56

 

 

2.2 Conteúdos Complementares Optativos – Formação Geral

Mínima de Carga Horária: 225 horas (15 créditos)

Agroecologia e Agricultura Orgânica

60

04

 

Fisiologia Pós-Colheita

30

02

 

Gestão da Produção Agroindustrial

60

04

 

Apicultura

30

02

 

Aqüicultura

60

04

 

Sistemas Agro-Florestais

60

04

 

Viveiricultura, Jardinagem e Paisagismo

45

03

 

Cooperativismo e Associativismo

60

04

 

Ranicultura

60

04

 

Abate e Processamento de Animais

60

04

 

Análise Econômica do Sistema de Produção

30

02

 

Manejo e Conservação de Solo e Água

60

04

 

Sociologia Rural

60

04

 

Língua Portuguesa

60

04

 

Língua Espanhola

60

04

 

Língua Inglesa

60

04

 

Mecanização Agrícola

60

04

 

Ética e Legislação Profissional

30

02

 

Construções Rurais

30

02

 

Direito e Legislação Agrária

30

02

 

Plantas Medicinais

30

02

 

  

2.3 Conteúdos Complementares Optativos – Formação Pedagógica

Carga Horária Mínima: 120 horas (08 créditos), sendo no mínimo 60 horas/aula do Eixo II e 60 horas/aula do Eixo III

Eixo Temático 01: Pressupostos Antropo-Filosóficos, Sócio-Históricos, Psicológicos

Economia da Educação

60

04

 

Fundamentos da Administração da Educação

60

04

 

Educação Sexual

45

03

 

Fundamentos Biológicos da Educação

60

04

 

Antropologia da Educação

45

03

 

Eixo Temático 02: Pressupostos Sócio-Políticos e Pedagógicos

Pesquisa e Cotidiano Escolar

60

04

 

Planejamento e Gestão Escolar

60

04

 

Currículo e Trabalho Pedagógico

60

04

 

Educação e Inclusão Social

45

03

 

Eixo Temático 03: Pressupostos Didático- Metodológicos e Sócio-Educativo

Avaliação da Aprendizagem

60

04

 

Seminário de Problemas Atuais em Educação

60

04

 

Alfabetização de Jovens e Adultos: Processos e Métodos

60

04

 

Educação e Movimentos Sociais

60

04

 

Introdução aos Recursos Audiovisuais em Educação

45

03

 

Seminário de Educação Ambiental

45

03

 

2.4 Conteúdos Complementares Flexíveis

Carga Horária Mínima de 195 horas (13 créditos)

Tópicos Especiais I

30

02

 

Tópicos Especiais II

45

03

 

Tópicos Especiais III

30

02

 

Tópicos Especiais IV

30

02

 

Tópicos Especiais V

30

02

 

Tópicos Especiais VI

30

02

 

  

 


 

ANEXO III à Resolução nº 34/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Agrárias, na modalidade Licenciatura a distancia, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus III, da UFPB.

 

DISTRIBUIÇÃO DE DISCIPLINAS POR PERÍODO

 

1º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto *

Fundamentos Antropo-filosóficos da Educação

60

Edson Brito Guedes

Elementos da matemática

60

Chateaubriand Pinto Bandeira Júnior

Química Geral

60

Max Rocha Quirino

Informática

30

Emiliano Rostan

Biologia Geral

60

José Ribeiro de Moraes Filho

Introdução à Zootecnia

45

Marcelo Luiz Gomes Ribeiro

Introdução à Fitotecnia

45

Raunira da Costa Araújo

Total

360

 

 

2º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Fundamentos Sócio-Históricos da Educação

60

Kilder Barbosa da Silva

Fundamentos Psicológicos da Educação

60

Geralda Macedo

Química Orgânica

45

Max Rocha Quirino

Zoologia

30

José Ribeiro de Moraes Filho

Redação Técnica (Expressão Gráfica)

30

Maria das Dores de Oliveira Albuquerque

Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

60

Ruanira da Costa Araújo

Anatomia e Eco-Fisiologia Vegetal

60

Vênia Camelo

Total

345

 

 

3º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Metodologia do trabalho Científico

30

Ítalo do Souza Aquino

Ecologia e meio Ambiente

30

Silvestre Fernández Vásquez

Optativa

--

Geralda Macedo

Desenho e Topografia

45

Alexandre José Soares Miná

Bioquímica

60

Max Rocha Quirino

Anatomia e Fisiologia Animal

60

Gerson Alves de Azeredo

Introdução à Agroindústria

30

Pedro Germano Antonino Nunes

Optativa

--

Maria do Socorro Nóbrega Queiroga

Total

255

 

 

4º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Didática

60

Geralda Macedo

Estatística Experimental

60

Luís Felipe de Araújo

Nutrição e Alimentação Animal e Forragicultura

60

José Humberto Vilar da Silva

Optativa

--

José Ribeiro de Moraes Filho

Pesquisa Aplicada/Extensão

30

Genyson Marques Evangelista

Economia Rural

30

Helio Luiz Beretta Dal Monte

Educação e Movimentos Sociais

60

Kilder Barbosa da Silva

Olericultura

30

José Eduardo Ferreira Espínola

Tópicos Especiais I

 

--

Total

270

 

5º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Política e Gestão da Educação

60

Ademir Guilherme de Oliveira

Fruticultura

60

Silvestre Fernández Vasquez

Microbiologia dos Produtos Agroindustriais

30

Profa. Betânia

Avicultura

60

José Humberto Vilar da Silva

Bovinocultura

60

João Agenaldo de Araújo

Culturas Regionais

60

Raunira da Costa Araújo

Irrigação e Drenagem

45

Alcides Marcelino de Oliveira Filho

Tópicos Especiais II

--

--

Total

375

 

 

6º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Fitossanidade

60

Ítalo de Souza Aquino/Marcos Barros de Medeiros

Suinocultura

45

Terezinha Domiciano Dantas Martins

Conservação de Produtos Agroindustriais

30

Esmeralda Paranhos dos Santos

Metodologia do Ensino de Ciências Agrárias

60

Ademir Guilherme de Oliveira

Criações Alternativas

30

A definir

Optativa

--

Edilma Pinto Coutinho

Optativa

--

Hélio Luiz Beretta Dal Monte

Optativa

--

Marcos Barros de Medeiros

Tópicos Especiais III

---

Maria do Socorro Nóbrega Queiroga

Total

225

 

 

7º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Estágio Supervisionado I

135

Ademir Guilherme de Oliveira

Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal

45

Yuri Montenegro

Administração Rural

30

Jarbas Sobreira Moreira

Optativa

--

Marcos Barros de Medeiros

Tópicos Especiais IV

--

Marcos Barros de Medeiros

Total

210

 

 

8º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Estágio Supervisionado II

135

Maria do Socorro Nóbrega Queiroga

Caprinocultura e Ovinocultura

60

Roberto Germano Costa

Análise Controle de Qualidade de Alimentos

30

Ricardo Targino Moreira

Optativa

--

Marcos Barros de Medeiros

Tópicos Especiais V

--

Marcos Barros de Medeiros

Total

225

 

 

9º PERÍODO

C.H.

Professor Previsto

Estágio Supervisionado III

135

Geralda Macedo

Trabalho de Conclusão de Curso

30

Ademir Guilherme de Medeiros

Tópicos Especiais VI

--

Marcos Barros de Medeiros

Total

165

 

 Tópicos Especiais I – VI – 13 créditos (195 h)

 Conteúdos Optativos: 08 créditos (120h) de conteúdos de formação pedagógica e 15 (225h) créditos de conteúdos gerais