SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

RESOLUÇÃO N° 40/2008

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Naturais, na modalidade de Licenciatura a distância, do Centro de Educação, Campus I, desta Universidade.

O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em (Processo 23074.005102/07-67),

 

CONSIDERANDO:

a necessidade de capacitação de professores para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

 

a importância de um Projeto Político Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante processo de avaliação;

 

a Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - que orientam a elaboração curricular;

Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 – que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e

 

a Resolução CONSEPE/UFPB 04/2004 – que estabelece a Base Curricular para a Formação Pedagógica dos Cursos de Licenciatura da UFPB.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Fica aprovado o Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação Ciências Naturais, na modalidade Licenciatura a distância, do Centro de Educação, Campus I, desta Universidade.

§ 1º Compreende-se o Projeto Político Pedagógico do Curso como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destina a orientar a concretização curricular do referido Curso.

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

 

Art. 2º O Curso de Graduação em Ciências Naturais tem como finalidade conferir o grau de Licenciado aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.

 

Art. 3º O Curso de Graduação em Ciências Naturais terá a duração mínima de 08 (oito) e máximo 12 (doze) períodos letivos e o currículo será integralizado, em 3.030 (três mil e trinta) horas, equivalentes a 202 (duzentos e dois) créditos.

§ 1º Será permitida a matrícula em no máximo 33 (trinta e três) e no mínimo 17 (dezessete) créditos por período letivo.

 

Art. 4º A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, são desdobrados conforme especificado no Anexo II.

Curso de Graduação em Ciências Naturais – Modalidade: Licenciatura a distância

Núcleos

Conteúdos Curriculares

Carga Horária

Créditos

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.785

119

59%

I

II

III

1.1 Conteúdos Básicos Gerais

1.2 Conteúdos de Formação Pedagógica

1.3 Estágios Supervisionados

1.200

 180

 405

80

12

27

 

2.0 Conteúdos Complementares

1.245

83

41%

IV

V

VI

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

885

 120

 240

59

08

16

 

TOTAL

3030

202

100,0

 

Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

I – disciplinas;

II – atividades:

a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

b) seminários - discussões temáticas;

c) atividades de monitoria;

d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

e) participação em projetos de iniciação cientifica e extensão;

f) participação em eventos;

g) oficinas e congêneres;

III – estágios.

§ 1º O Estágio Supervisionado para o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais à Distância, está incluído nos Conteúdos Básicos Profissionais, e terá duração de 405 (quatrocentas e cinco) horas, distribuídos em 03 (três) períodos.

§ 2º Nos Conteúdos Complementares Obrigatórios serão incluídas as disciplinas que incorpora conteúdos de Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Aplicada à Educação, que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

§ 3º Os conteúdos flexíveis serão regulamentados pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

 

Art. 6º O Curso adotará o regime acadêmico de créditos.

Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em semestres letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.

 

Art. 7º O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pela Coordenação Geral e a Coordenação Acadêmico-Pedagógica dos Cursos a distância.

 

Art. 8º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 08 (oito) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

 

Art. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, de 2008.

 

Rômulo Soares Polari

Presidente

 



ANEXO I à Resolução do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Naturais, Licenciatura à Distância, do Centro de Educação, do Campus I da UFPB.

Definições do Curso

1- Objetivos

Objetivos Gerais:

Implantar o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais no estado da Paraíba, (modalidade Educação a Distância) de modo a suprir possíveis necessidades profissionais nessa área de ensino, tendo como canal de apoio os Pólos Regionais sediados em vários municípios.

Oportunizar formação docente de nível superior (Licenciatura Plena) em Ciências Naturais, especificamente, para profissionais da Educação Fundamental, e possibilitar a regulamentação funcional dos não-graduados que atuam nessa área do conhecimento humano.

Objetivos Específicos:

Formar profissionais com habilitação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais, para exercerem com a devida competência, a docência do ensino das ciências e a pesquisa, assim como o planejamento educacional, em face de realidade local e suas múltiplas relações econômicas, políticas, sociais e culturais.

Utilizar a infra-estrutura acadêmico-tecnológica (biblioteca, laboratórios e outros) de apoio para ações de ensino, pesquisa e extensão, existente em cada Pólo Regional, visando a promoção do desenvolvimento regional.

Facilitar a criação e implantação de outros cursos da área das Ciências Exatas, Naturais e/ou Tecnológicas.

Oportunizar o acesso das populações locais ao conhecimento historicamente acumulado, assim como a produção de conhecimentos a partir dos recursos que as modernas tecnologias possibilitam.

 

2 - Perfil do Profissional

O objetivo principal do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais é a formação de professores para lecionar a disciplina Ciências no Ensino Fundamental. Neste entendimento, o eixo condutor é o desenvolvimento de competências docentes centradas no paradigma aluno-sujeito (aprendizagens significativas).

3. Competências, Atitudes e Habilidades

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação docente, propõe-se que o profissional oriundo do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais estude sólidos conhecimentos que lhe garantam notório saber quanto a:

1.os fundamentos gerais da educação;

2. a indissociabilidade teoria-prática no ensino das Ciências Naturais;

3. o trabalho docente centrado na modernização do saber e do fazer didático-pedagógico (arte do ensinar aprender);

4. a criação e implementação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras e adequadas às Ciências Naturais.

A aquisição destes saberes traduzir-se-á em competência profissional quanto à capacidade para analisar criticamente os conteúdos específicos que integram as diferentes ciências do currículo da educação fundamental. Pesquisar e propor soluções quanto à problemática de preservação ambiental através da criação de projetos pedagógicos no campo das Ciências Naturais, em sua instituição de trabalho.

Por outro prisma, a formação do licenciado em Ciências Naturais permitirá que o profissional desenvolva as seguintes atitudes:

1. Trabalhar o processo de ludicidade criativa e iniciação científica em aula - indissociabilidade teoria-prática;

2. Facilitar o processo de aprendizagem coletiva, através do diálogo, da troca de idéias e do trabalho investigatório, prático, experimental, colaborativo no âmbito do ensino fundamental.

Nesse entendimento, consideram-se como elementos essenciais da formação do professor de Ciências Naturais:

1. Domínio dos conteúdos básicos das Ciências Naturais;

2. Atitudes e habilidades intelectuais necessárias à compreensão das Ciências da Natureza;

3. Ação interdisciplinar entre conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento humano;

4. Integração entre atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Planejamento;

5. Domínio de habilidades básicas necessárias ao planejamento de ações relacionadas à educação e desenvolvimento social sustentável;

6. Atuação Pedagógica adequada à modernização do ensinar e do aprender Ciências Naturais.

4 - Campo de atuação do Profissional

O profissional titulado como Licenciado Pleno em Ciências Naturais poderá exercer a docência da disciplina Ciências no ensino fundamental, coordenar cursos em Ciências Naturais, ser pesquisador ou técnico junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento sócio-ambiental. Seus locais de trabalho serão instituições de ensino, secretarias de planejamento e agências de desenvolvimento social.

 


ANEXO II à Resolução do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Naturais, modalidade de Licenciatura à Distância, do Centro de Educação, do Campus I da UFPB.

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS

Modalidade: Licenciatura a Distância

 

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.1. Conteúdos Básicos Gerais

Disciplinas

Créditos

CH

Pré-requisitos

Introdução à Educação a Distância

04

60

 

Português Instrumental

04

60

 

Ciências Naturais I

04

60

 

Ciências Naturais II

04

60

Ciências Naturais I

Ciências Naturais III

04

60

Ciências Naturais II

Ciências Naturais IV

04

60

Ciências Naturais III

Geociências

04

60

Ciências Naturais II

Tópicos de Matemática I

04

60

 

Aplicações de Informática à Educação

03

45

 

Tópicos de Matemática II

04

60

Tópicos de Matemática I

Tópicos de Física I

04

60

 

Química Geral

04

60

 

Fundamentos de Química Orgânica

04

60

Química Geral

Tópicos de Física II

04

60

Tópicos de Física I

Física Experimental

03

45

Tópicos de Física II

Fundamentos de Química Inorgânica

04

60

Fundamentos de Química Orgânica

Tópicos de Ecologia

04

60

Ciências Naturais IV

Química Experimental

03

45

Química Geral

Seminário de Educação Ambiental

03

45

 

Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais

04

60

 

Fundamentos Biológicos da Educação

04

60

 

Subtotal

80

1.200

 

1.2 Conteúdos de Formação Pedagógica

Fundamentos Psicológicos da Educação

04

60

 

Fundamentos Antropo-Filosófico da Educação

04

60

 

Fundamentos Sócio-Históricos da Educação

04

60

 

Subtotal

12

180

 

1.3. Estágios Supervisionados

Estágio Supervisionado I

09

135

 

Estágio Supervisionado II

09

135

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado III

09

135

Estágio Supervisionado II

Subtotal

27

405

 

Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

Política e Gestão da Educação

04

60

 

Didática

04

60

 

Metodologia do Trabalho Científico

04

60

 

Pesquisa Aplicada à Educação

04

60

 

Ética e Cidadania

03

45

 

Educação Inclusiva

04

60

 

Escola, Família e Sociedade

03

45

 

Mídias Interativas para o Ensino de Ciências Naturais

03

45

 

Planejamento e Gestão Escolar

04

60

 

Antropologia da Educação

03

45

 

Educação e Criatividade

04

60

 

Educação e Saúde

04

60

 

Educação Sexual

03

45

 

Arte Educação Aplicada às Ciências Naturais

04

60

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

08

120

 

Subtotal

59

885

 

2. 2 Conteúdos Complementares Optativos

Pesquisa e Cotidiano Escolar

04

60

 

Avaliação da Aprendizagem

04

60

 

Economia da Educação

04

60

 

Fundamentos da Administração Escolar

04

60

 

Política Educional

04

60

 

Subtotal

08

120

 

2. 3 Conteúdos Curriculares Complementares Flexíveis

Seminário Temático I

04

60

 

Seminário Temático II

04

60

Seminário Temático I

Seminário Temático III

04

60

Seminário Temático II

Seminário Temático IV

04

60

Seminário Temático III

Subtotal

16

240

 

TOTAL GERAL

202

3030

 

 


ANEXO III à Resolução do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Naturais, modalidade de Licenciatura à Distância, do Centro de Educação, do Campus I da UFPB.

 

FLUXOGRAMA - CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Licenciatura a distância  - UFPB/Virtual

PERIODO LETIVOS

1º Período

2º Período

3º Período

4º Período

5º Período

6º Período

7º Período

8º Período

Introdução a Educação a Distância

CH: 60

Fundamentos Antropo-Filosóficos da Educação

CH: 60

PReq: FPE

Tópicos de Física I

CH: 60

Aplicações de Informática à Educação

CH: 45

Planejamento e Gestão Escolar

CH: 60

Mídias Interativas para o Ensino de Ciências Naturais

CH: 45

Tópicos de Ecologia

CH: 60

PReq: CN IV

Ética e Cidadania

CH: 45

Fundamentos Psicológicos da Educação

CH: 60

Política e Gestão da Educação

CH: 60

Didática

CH: 60

Ciências Naturais IV

CH: 60

PReq: CN III

Física Experimental

CH: 45

PReq: TF II

Fundamentos de Química Orgânica

CH: 60

PReq: QG

Fundamentos de Química Inorgânica

CH: 60

PReq: FQO

Fundamentos Biológicos da Educação

CH: 60

Português Instrumental

CH: 60

Pesquisa Aplicada à Educação

CH: 60

Ciências Naturais III

CH: 60

PReq: CN II

Tópicos de Física II

CH: 60

PReq: TFI

Química Geral

CH: 60

Educação Sexual

CH: 45

Química Experimental

CH: 45

PReq: QG

Antropologia da Educação

CH: 45

Fundamentos Sócio-Históricos da Educação

CH: 60

Ciências Naturais II

CH: 60

PReq: CN I

Geociências

CH: 60

PReq: CN II

Tópicos de Matemática II

CH: 60

PReq: TM I

Educação Inclusiva

CH: 60

Seminários de Educação Ambiental

CH: 45

Avaliação da Aprendizagem

CH: 60

Arte Educação Aplicada às Ciências Naturais

CH: 60

Metodologia do Trabalho Científico

CH: 60

Seminário Temático em Ciências Naturais I

CH: 60

Tópicos de Matemática I

CH: 60

Seminário Temático em Ciências Naturais II

CH: 60

PReq: STCN I

Escola, Família e Sociedade

CH: 45

Seminário Temático em Ciências Naturais III

CH: 60

PReq: STCN II

Educação e Criatividade

CH: 60

Seminário Temático em Ciências Naturais IV

CH: 60

PReq: STCN III

Ciências Naturais I

CH: 60

Estágio Supervisionado I

CH: 135

Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais

CH: 60

Estágio Supervisionado II

CH: 135

PReq: ES I

Pesquisa e Cotidiano Escolar

CH: 60

Estágio Supervisionado III

CH: 135

PReq: ES II

Educação e Saúde

CH: 60

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

CH: 120

360 h

435 h

360 h

420 h

330 h

390 h

345 h

390 h