SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

 

RESOLUÇÃO Nº 28/2007

 

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, Campus I, desta Universidade.

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista a deliberação do plenário, adotada em reunião realizada no dia 22 de maio de 2007 (Processo nº. 23074.004899/07-85),

 

CONSIDERANDO:

 

a necessidade de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico que se coloque em constante processo de avaliação;

 

a importância de formar profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

 

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

 

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

 

a Resolução CONSEPE/UFPB n°. 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos-Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e

 

a Resolução CNE/CES nº. 4, de 7 de novembro de 2001 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

                       

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da Universidade Federal da Paraíba.

 

§ 1º Compreende o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, Bacharelado, o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional, que se destina a orientar a concretização curricular do referido Curso.

 

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I desta Resolução.

 

Art. 2º O Curso de Graduação em Medicina tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as exigências constantes na presente Resolução.

 

Art. 3º O Curso adotará o regime seriado semestral e anual.

 

Parágrafo único. O Curso adotará o regime seriado semestral para os módulos semestrais, do primeiro ao oitavo período letivo, e o regime seriado anual para o Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato, do nono ao décimo segundo período letivo, de acordo com o Fluxograma do Curso.

 

Art. 4º O Curso de Graduação em Medicina, com funcionamento no turno diurno, terá duração mínima de 12 (doze) e máxima de 18 (dezoito) períodos letivos e o currículo será integralizado em 9.440 (nove mil quatrocentos e quarenta) horas.

 

§ 1º Nos módulos semestrais, do primeiro ao oitavo período letivo, será permitida a matrícula em no máximo 704 (setecentos e quatro) e no mínimo 32 (trinta e dois) horas,.

 

§ 2º No Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato, será permitida a matrícula em, no máximo, 2.400 (duas mil e quatrocentas) e, no mínimo, em 384 (trezentas e oitenta e quatro) horas.

 

Art. 5º O Curso de Medicina organiza a estrutura curricular em módulos temáticos, em uma concepção de currículo nuclear.

 

§ 1º Entende-se por módulos temáticos, as unidades didáticas definidas em torno de um tema, desenvolvidas por um conjunto de disciplinas, que se integram de forma articulada, classificados em horizontais e verticais, que englobam os conteúdos básicos profissionais e os conteúdos complementares.

 

§ 2º Aplicam-se aos módulos temáticos da estrutura curricular do Curso de Medicina as mesmas normas definidas pela legislação da UFPB, referentes às disciplinas que compõem os conteúdos curriculares dos cursos de graduação.

 

§ 3º A composição curricular compreende os conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II desta Resolução.

 

Composição Curricular: currículo nuclear

 

Composição

Curricular Nuclear

Conteúdos Curriculares

Carga

Horária

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

Núcleo Específico

1.1.Conteúdos Básicos Profissionais

1.2. Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato

3.104

4.704

 

 

Total 

7.808

82.7%

2. Conteúdos Complementares

Formação Complementar

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios 

2.2.Conteúdos Complementares Optativos

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

1.120

384

128

 

Total 

1.632

17.3%

TOTAL

9.440

100%

 

Art. 6º O Currículo Nuclear tem um núcleo específico e uma formação complementar onde constam os módulos complementares e demais atividades da estrutura curricular do Curso.

           

§ 1º O Núcleo Específico é composto pelos conteúdos básicos profissionais, incluindo os Módulos Interdisciplinares Verticais e Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato.

 

§ 2° A Formação Complementar se compõe dos seguintes conteúdos complementares: obrigatórios, optativos e flexíveis:

 

I - Os conteúdos complementares obrigatórios são constituídos pelos Módulos Horizontais A e B, Módulo Vertical de Metodologia Científica (MCO1), Módulo de Pesquisa Aplicada à Medicina (MCO2) e Módulo de Elaboração de Trabalho Científico e TCC.

 

II - Os conteúdos complementares optativos são constituídos pelos Módulos Complementares Optativos.

 

III - Os conteúdos complementares flexíveis são conteúdos livres, tais como: seminários, congressos, colóquios, oficinas, projetos de ensino pesquisa e extensão, programa de tutoria, disciplinas de áreas afins e outras atividades definidas, através de Resolução específica do Colegiado do Curso.

 

Art. 7º A estrutura curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, será organizada em período letivos, conforme especificado no Anexo III desta Resolução.

 

Art. 8º As atividades que integram os componentes curriculares serão as seguintes:

            I – módulos;

II – atividades acadêmicas:

            a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

            b) seminários - discussões temáticas;

            c) atividades de monitoria;

            d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

            e) cursos;

            f) participação em eventos;

            g) oficinas e congêneres;

            III – estágios.

 

§ 1º Nos conteúdos complementares obrigatórios serão incluídos os módulos de Metodologia do Trabalho Científico, Pesquisa Aplicada à Medicina e Elaboração do Trabalho Cientifico e TCC que oferece a base teórica para o trabalho de conclusão de Curso.

 

§ 2º As modalidades de componentes curriculares previstas nos Incisos II e III, deste artigo, e os conteúdos complementares flexíveis serão regulamentados pelo Colegiado do Curso.

 

Art. 9º O Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato, regido por legislação específica, terá uma duração de dois anos, de acordo com o Fluxograma do Curso constante do Anexo III desta Resolução.

 

§ 1º O Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato de que trata o caput deste Artigo, permite ao aluno a formação nas seguintes áreas da Medicina: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Saúde Coletiva.

§ 2º O primeiro ano do Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato (I-1) é constituído de cinco módulos com duração de 10 semanas, sendo 48 horas semanais, perfazendo 480 horas por módulo, nas cinco áreas citadas, totalizando 50 semanas, com um período letivo de 15 dias de férias ao final do último módulo.

 

§ 3º O segundo ano do Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato (I-2) é constituído por seis módulos com duração de 8 semanas cada, totalizando 384 horas, nas cinco áreas básicas, e um Módulo Optativo, onde o aluno optará por uma área de estudo de seu interesse, dentre das definidas pelo Colegiado do Curso, com direito a 30 dias de férias.

 

§ 4º O Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato, nas áreas de Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria, deverá ter parte da carga horária semanal reservada para atividades em urgências e emergências.

 

§ 5º O segundo ano do Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato, deverá ter parte da carga horária semanal reservada para elaboração do TCC.

 

§6º O Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato, exige do aluno a integralização da carga horária fixada na sua estrutura curricular..

 

§7º Ao final do Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato, o aluno apresentará e defenderá o TCC, como requisito final para emissão do Certificado de Conclusão do Curso.

 

Art. 10. A matrícula do aluno é efetuada em bloco, nos Módulos Interdisciplinares Verticais, Módulos Complementares Obrigatórios e Módulos Horizontais, em conformidade com o Fluxograma do Curso.

           

§1º A matrícula do aluno exigirá como pré-requisitos a aprovação nos Módulos Interdisciplinares Verticais, Módulos Complementares Obrigatórios e Módulos Horizontais do período letivo anterior.

 

§2º A matrícula nos módulos complementares optativos, deverá ser realizada dentre os módulos ofertados para aquele determinado período letivo ou em períodos letivos anteriores.

 

Art. 11. A matrícula no Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço - Internato será efetuada após a integralização de todos os conteúdos: básicos profissionais e conteúdos complementares (obrigatórios, optativos e flexíveis).

 

Art. 12. A avaliação do rendimento escolar é realizada por módulo.

 

 Parágrafo único. O aluno terá direito à reposição de um exercício escolar por módulo.

 

Art. 13. O aluno reprovado em um módulo poderá efetuar matrícula em dependência, concomitantemente com os módulos do período letivo seguinte, de acordo com os critérios definidos em Resolução especifica do Colegiado de Curso.

 

§1º O módulo pendente deverá ser integralizado em até dois semestres subseqüentes ao período letivo da reprovação, porém se permanecer a pendência, o aluno não poderá matricular-se nos conteúdos subseqüentes, definidos pelo Fluxograma do Curso.

             

§2º Será vedada a matrícula em dependência concomitante com os módulos do Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato.

 

§3º No caso de reprovação em um dos módulos do Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato, o aluno deverá cursá-lo no final do último módulo do Internato.

 

Art. 14. O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso.

 

Art. 15. Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 12 (doze) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

 

Art. 16. Os casos omissos na presente resolução, deverão ser apreciados pelo Colegiado de Curso e homologados pela Pró-Reitoria de Graduação.

 

Art. 17. Revogam-se as Resoluções nº 06/84, 12/80 e 20/77, deste Conselho, garantindo-se aos alunos que ingressaram sob sua vigência, que não desejarem migrar para a estrutura curricular estabelecida por esta Resolução, o direito de permanência na estrutura vigente na data de ingresso no Curso.

 

Art. 18. Caberá à Pró-Reitoria de Graduação, ouvida a Coordenação do Curso, estabelecer, mediante portaria, a adaptação curricular dos alunos que ingressaram no Curso em períodos letivos anteriores à vigência desta Resolução e optarem pela nova estrutura.

 

Art. 19. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 25 de maio de 2007.

 

 

 

Rômulo Soares Polari

Presidente

 

 

ANEXO I à Resolução nº 28/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da UFPB.

 

Definições do Curso

 

1. Objetivo do Curso

 

O Curso de Graduação em Medicina do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da UFPB, tem por objetivo formar médicos capazes de atuar na comunidade, de modo ético, como agentes de transformação social, comprometidos com a evolução das condições higiênico/sanitárias da população, com a proteção ao meio ambiente, a preservação da saúde, a prevenção de doenças e com o combate e tratamento das patologias prevalentes na região geopolítica onde vive e atua.

 

2. Perfil do Profissional

 

O Bacharel em Medicina, egresso do Curso de Medicina, deverá apresentar o seguinte perfil profissional:

 

§          Profissional emocionalmente equilibrado, apto para lidar com suas próprias dificuldades existenciais, e capaz de transmitir, à comunidade e aos pacientes, a confiança e a segurança indispensáveis ao exercício da profissão médica;

 

§          Formação moral, ética e humanística indispensáveis ao exercício digno da profissão de Médico, fazendo-se merecedor da irrestrita confiança que lhe será dispensada na relação Médico-Paciente, na interação com os colegas médicos, com outros profissionais da equipe de saúde e com a comunidade;

 

§          Visão social do papel do Médico e compromisso com a cidadania que o levem a aceitar atividades de planejamento, gestão e política de saúde que lhe forneçam os meios para atingir seus objetivos profissionais;

 

§          Senso de responsabilidade profissional, com capacidade para a auto-avaliação, a aprendizagem continuada e o espírito científico que o conduza à observação, à análise e produção de soluções para os problemas de saúde;

 

§          Domínio de conhecimentos e habilidades necessários à Vigilância à Saúde, à atuação em nível primário e secundário de atenção à saúde, à solução dos problemas prevalentes de saúde e ao primeiro atendimento das urgências e emergências;

 

§          Capacidade de comunicação interpessoal e de comunicação com grupos e comunidades.

 

3. Competências e Habilidades

 

O Bacharel em Medicina deverá apresentar as seguintes atitudes, competências e habilidades:

 

a) No Plano Ético:

 

§          Ter equilíbrio emocional, de modo a transmitir confiança e segurança no seu exercício profissional, que deverá ser pautado numa postura ética com visão humanística;

 

§          Reconhecer a individualidade bio-psiquico-sociocultural do paciente e seus familiares,

 

§          Comunicar-se com facilidade e empatia, respeitando a diversidade de suas idéias, comportamentos, posturas políticas e crenças religiosas;

 

§          Atuar em equipes multiprofissionais, relacionando-se de modo ético com os demais profissionais, reconhecendo e valorizando suas competências específicas e, eventualmente, assumindo a liderança da equipe.

 

b) No Plano Intelectual

 

§          Dominar a língua portuguesa e utilizar com propriedade a língua inglesa (opcionalmente a língua espanhola), bem como os recursos de comunicação e pesquisa de informações disponíveis através da informática;

 

§          Programar em sua rotina de vida a aprendizagem continuada, de modo a acompanhar a rápida evolução das ciências médicas, com ênfase na auto-aprendizagem e auto-avaliação de seu desempenho;

 

§          Dominar a linguagem técnica da Medicina e Ciências afins, de modo a comunicar-se adequadamente com a comunidade profissional, tanto na consulta quanto na produção de publicações científicas;

 

§          Dominar o método científico, sendo capaz de observar, analisar, sintetizar e concluir sobre os problemas relacionados com as ciências médicas, produzindo conhecimentos e soluções;

 

§          Manter conhecimentos de Medicina atualizados, bem como utilizar o raciocínio crítico de modo a exercer com perícia, prudência e responsabilidade as atividades inerentes à profissão médica.

 

c) No Plano Político-Social

 

§          Lidar com a dinâmica do mercado de trabalho e vivenciar a medicina como atividade ampla, que inclui aspectos educativos (educação sanitária), profiláticos (medicina preventiva) e assistenciais (assistência médica ambulatorial e hospitalar);

 

§          Conhecer o Sistema de Saúde vigente no país, analisá-lo de modo crítico, procurando identificar suas vantagens e desvantagens e elaborar propostas para solucionar os problemas cruciais deste Sistema;

 

§          Ter senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, conduzindo seus esforços profissionais para transformar a realidade da comunidade aonde vive;

 

§          Exercer atividades de planejamento, gestão e política de saúde junto a entidades oficiais, de iniciativa privada, ou ONGs, de modo a ter acesso aos meios que lhe permitam implementar as mudanças necessárias ao cumprimento dos objetivos de preservação do meio ambiente, proteção à saúde e prevenção de doenças.

 

d) No Plano Psicomotor (Habilidades Profissionais):

 

§          Atuar em Medicina Preventiva, promovendo estilos de vida saudáveis, planejando e executando campanhas de esclarecimento e educação a grupos de risco, campanhas de vacinação, identificação e atuação adequada em endemias e epidemias;

 

§          Conhecer, interpretar e produzir dados de bioestatística, utilizando-os na identificação de problemas de saúde e na análise de resultados de ações preventivas ou curativas;

 

§          Atuar, em nível primário e secundário de atenção, e resolver, com qualidade, os problemas prevalentes de saúde observados em crianças, adultos, gestantes e idosos, inclusive realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais e o primeiro atendimento das urgências e emergências;

 

§          Utilizar com propriedade os recursos disponíveis para diagnóstico e tratamento, levando em consideração a relação custo-benefício, valorizando a propedêutica clínica e otimizando o uso dos recursos diagnósticos complementares;

 

§          Reconhecer e encaminhar os casos que extrapolem os limites da formação geral do médico, encaminhando-os adequadamente a serviços e profissionais especializados;

 

§          Utilizar técnicas de comunicação para atingir objetivos de educação sanitária na comunidade em que exerça sua profissão.

 

 

4. Campo de Atuação

 

            O Bacharel em Medicina estará apto a trabalhar em equipes multiprofissionais, a vivenciar a Medicina como uma atividade de Vigilância à Saúde e, quando necessário, a atuar resolvendo problemas de saúde prevalentes na nossa população, na preservação da saúde, a prevenção de doenças e com o combate e tratamento das patologias prevalentes na região geopolítica onde vive e atua.

 

 

ANEXO II à Resolução nº 28/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da UFPB. 

 

Composição Curricular

Curso de Graduação em Medicina

 

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.1 Conteúdos Básicos Profissionais

Módulos

Carga Horária

MIV1 - Acolhimento ao Estudante

12

MIV2 - Saúde Coletiva

12

MIV3 - O homem Como Ser Social

24

MIV4 - Ontogênese e Filogênese do Ser Humano

24

MIV5 - A Célula: da Molécula à Organização dos Tecidos

72

MIV6 - Nutrição e Metabolismo

48

MIV7 - Sistema Nervoso

72

MIV8 - Sistema Sensorial

48

MIV9 - Sistema de Sustentação e Movimento

72

MIV10 - Sistema Endócrino e Reprodutor

72

MIV11 -Sistema Cardiovascular

96

MIV12 -Sistema Respiratório

48

MIV13 - Sistema Digestório

96

MIV14 - Sistema Nefrourogenital

72

MIV15 - Epidemiologia

48

MIV16 -Crescimento e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente.

24

MIV17 - Morfofisiologia do Envelhecimento

24

MIV18 - Mecanismos Gerais de Defesa

120

MIV19 - Mecanismos Gerais de Agressão

120

MIV20 - Farmacologia Básica

48

MIV21 - Semiologia do Adulto, da Criança e Obstétrica

128

MIV22 - Exames Complementares na Prática Médica

48

MIV23 - Introdução aos Métodos Diagnósticos por Imagem

48

MIV24 – Bases das Técnicas dos Procedimentos Cirúrgicos e Anestésicos

128

MIV25 - Técnicas dos Primeiros Atendimentos em Urgência e Emergência

32

MIV26– Doenças Prevalentes do Sistema Digestório e Abdômen

112

MIV27 – Doenças Prevalentes do Sistema Respiratório e Tórax

96

MIV28 – Doenças Prevalentes do Sistema Endócrino

64

MIV29 - Doenças Prevalentes da Cabeça e Pescoço

32

MIV30 – Doenças Prevalentes do Sistema Tegumentar

80

MIV 31 - Doenças Prevalentes do Sistema Cardiocirculatório e Vascular Periférico

128

MIV 32 - Doenças Prevalentes do Sistema Nefrourogenital

96

MIV33 – Assistência à Saúde da Mulher

80

MIV34 – Assistência Materna e Neonatal

80

MIV35 – Doenças Prevalentes do Sistema Hematológico

96

MIV36 – Doenças Infecto-Contagiosas

96

MIV37 – Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente

112

MIV38 - Elementos de Medicina Legal

80

MIV39- Abordagem Clínica e Cirúrgica das Doenças e Traumas do Sistema Osteo-articular

96

MIV40 – Doenças Prevalentes do Sistema Sensorial e Vias Aéreas Superiores

96

MIV41 - Doenças Prevalentes do Sistema Nervoso Central e Periférico

96

MIV42 - Transtornos e Condições Mentais Prevalentes

96

MIV43 – Assistência à Saúde do Idoso

32

Sub-Total

3104

1.2 Estágio Curricular

MCM-I1 Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

480

MCC-I1- Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

480

MOG-I1 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

480

MSC-I1 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

480

MP-I1 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

480

MCM-I2 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

384

MCC-I2 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

384

MOG-I2 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

384

MSC-I2 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

384

MP-I2 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

384

MEL-I2 - Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

384

Sub-Total

4704

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórias

MCO1 - Metodologia do Trabalho Cientifico

32

MCO2 - Pesquisa Aplicada.à Medicina

32

MCO3 –Elaboração de Trabalho Científico e TCC

32

MHA1 - Saúde da Comunidade

96

MHB1 - Formação Médica

32

MHA2 - Sistema de Saúde: Atenção Primária

96

MHB2 - Desenvolvimento da Personalidade e Ciclo da Vida

32

MHA3 - Sistema de Saúde: Atenção Secundária e Terciária

96

MHB3 - História da Medicina e da Bioética

32

MHA4 - Atenção à Saúde da Família I

96

MHB4 - O Estudante de Medicina e o Paciente

32

MHA5 - Atenção à Saúde da Família II

96

MHB5 - Relação Médico-Paciente I

32

MHA6 - Atendimento Integral à Saúde da Mulher e do Neonato

96

MHB6 - Relação Médico-Paciente II

32

MHA7 - Atendimento Integral à Saúde do Adulto, da Criança e do Adolescente

96

MHB7 - Ética Médica e Bioética

32

MHA8 - Abordagem Clínica e Social nas Urgências e Emergências

96

MHB8 - Dilemas Éticos da RMP e na Medicina na Relação Médico-Paciente

32

Sub-Total

1120

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

MCOP1 - Espiritualidade e Saúde

32

MCOP1 – Homeopatia

32

MCOP1 - Fitoterapia I

32

MCOP1 - Módulo Integrador em Ciências Estruturais e Funcionais 1

32

MCOP2 - Informática Aplicada à Saúde I

32

MCOP2 - Fitoterapia II

32

MCOP2 - Módulo Integrador em Ciências Estruturais e Funcionais 2

32

MCOP3 - Informática Aplicada à Saúde II

32

MCOP3 - Fundamentos de Acupuntura

32

MCOP3 - Epidemiologia nos Serviços de Saúde

32

MCOP3 - Módulo Integrador em Mecanismos de Intermediação entre o Normal e o Patológico

32

MCOP4 - Doenças Genéticas Prevalentes

32

MCOP4 - Saúde do Trabalhador

32

MCOP4 - Módulo Integrador em Clínica Médica 4

32

MCOP4 - Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 4

32

MCOP4 - Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 4

32

MCOP4 - Módulo Integrador em Pediatria e Adolescente 4

32

MCOP4 - Módulo Integrador em Saúde Coletiva 4

32

MCOP5 – Hepatologia

32

MCOP5 - Módulo Integrador em Clínica Médica 5

32

MCOP5 - Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 5

32

MCOP5 - Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 5

32

MCOP5 - Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 5

32

MCOP5 - Módulo Integrador em Saúde Coletiva 5

32

MCOP6 - Medicina Fetal

32

MCOP6 - Transtornos Endócrinos na Gestação

32

MCOP6 - Doenças da Mama

32

MCOP6 - Métodos Diagnósticos em Cardiologia

32

MCOP6 - Método Integrador em Clínica Médica 6

32

MCOP6 - Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 6

32

MCOP6 - Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 6

32

MCOP6 - Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 6

32

MCOP6 - Módulo Integrador em Saúde Coletiva 6

32

MCOP7 - Nutrição Clínica

32

MCOP7 - Módulo Integrador em Clínica Médica 7

32

MCOP7 - Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 7

32

MCOP7 - Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 7

32

MCOP7 - Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 7

32

MCOP7 - Módulo Integrador em Saúde Coletiva 7

32

MCOP8 - Transtornos em Alimentação

32

MCOP8 – Reumatologia

32

MCOP8 – Fisiatria

32

MCOP8 - Módulo Integrador em Clínica Médica 8

32

MCOP8 - Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 8

32

MCOP8 - Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 8

32

MCOP8 - Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 8

32

MCOP8 - Módulo Integrador em Saúde Coletiva 8

32

Sub-Total

384

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

MCF1 - Tópicos de Formação Geral I

21

MCF2 - Tópicos de Formação Geral II

21

MCF3 - Tópicos de Formação Geral III

22

MCF4 - Tópicos de Formação Geral IV

22

MCF5 - Tópicos de Formação Geral V

21

MCF6 - Tópicos de Formação Geral VI

21

Sub-Total

128

TOTAL GERAL

9.440

 

 

ANEXO III à Resolução nº 28/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da UFPB.

 

Fluxograma

Curso de Graduação em Medicina

 

1º SEMESTRE

Ciências Estruturais e Funcionais da Medicina

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/ Disciplinas envolvidas

Carga Horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV1

Acolhimento ao Estudante

Apresentação do Curso (cenários).

Coordenação do Curso

12

MIV2

Saúde Coletiva

Conteúdos Preparatórios para a Inserção do Estudante no Cenário/Comunidade.

Disciplinas do DPS

12

MIV3

O Homem como Ser Social

Antropologia,

Sociologia

Disciplinas do DPS /Professores convidados

24

MIV4

Ontogênese e Filogênese do Ser Humano

Embriologia, Anatomia,

Histologia, Genética

Embriologia, Anatomia, Histologia, Genética.

24

MIV5

A célula: da Molécula à Organização dos Tecidos

Biologia Celular,

Bioquímica, Genética,

Histologia, Biofísica

Biologia Celular, Bioquímica, Genética, Histologia, Biofísica.

72

MIV6

Nutrição e Metabolismo

Nutrição, Metabolismo,

Genética, Gastroenterologia.

Nutrição, Bioquímica, Genética, Gastroenterologia.

48

MIV7

Sistema Nervoso

Embriologia, Anatomia,

Histologia, Fisiologia,

Genética,

Neurologia

Embriologia,

Anatomia, Histologia,

Fisiologia, Genética, Neurologia.

72

MIV8

Sistema Sensorial

Embriologia, Histologia, Fisiologia, Anatomia e Genética, Otorrinolaringologia, Oftalmologia

Embriologia, Anatomia, Histologia, Fisiologia, Genética,

Otorrinolaringologia, Oftalmologia.

48

MIV9

Sistema de Sustentação e Movimento

Embriologia, Anatomia, Histologia, Fisiologia, Biofísica,

Ortopedia, Reumatologia

Embriologia, Anatomia, Histologia, Fisiologia, Biofísica, Ortopedia e Reumatologia.

72

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP1

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MCO1

Metodologia do Trabalho Científico

Estudo e aplicação das Normas Técnicas e Bibliográficas de Elaboração do Trabalho Científico.

Interdisciplinar

32

MHA1

Saúde da Comunidade

Problematização a partir da Exposição a Situações Sociais Específicas

Saúde Coletiva

96

MHB1

Formação Médica

Ver Ementário

Psicologia Médica

32

Total

 

576

 

2º SEMESTRE

Ciências Estruturais e Funcionais da Medicina

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV10

Sistema Endócrino e Reprodutor

Embriologia, Histologia, Fisiologia, Anatomia, Ginecologia, Urologia

Embriologia,

Anatomia,

Histologia,

Fisiologia,

Genética,

Ginecologia/Obstetrícia,

Urologia

72

MIV11

Sistema Cardiovascular

Embriologia, Histologia, Fisiologia, Anatomia, Genética, Cardiologia

Embriologia,

Anatomia, Histologia,

Fisiologia,

Genética,

Cardiologia

96

MIV12

Sistema Respiratório

Embriologia, Histologia, Fisiologia,

Anatomia e Genética Pneumologia.

Embriologia,

Anatomia,

Histologia,

Fisiologia,

Genética,

Pneumologia

48

MIV13

Sistema Digestório

Embriologia,

Histologia,

Fisiologia,

Anatomia,

Biofísica,

Gastroenterologia.

Embriologia,

Anatomia,

Histologia,

Fisiologia,

Genética,

Gastroenterologia

96

 MIV14

 Sistema Nefrourogenital

Embriologia,

Histologia,

Fisiologia,

Anatomia e Genética,

Nefrologia,

Urologia.

Embriologia,

Anatomia,

Histologia,

Fisiologia,

Genética,

Nefrologia,

Urologia

72

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP2

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MCO2

Pesquisa Aplicada à Medicina

Pesquisa na área médica

Interdisciplinar

32

MHA2

Sistema de Saúde: Atenção Básica

Problematização a Partir da Exposição a Situações Sociais Específicas

 

96

MHB2

Desenvolvimento da Personalidade e Ciclo da Vida

Ver Ementário

Psicologia Médica, Professores Convidados

32

Total

 

576

 

 

3º SEMESTRE

Mecanismos de Intermediação Entre o Normal e o Patológico

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV15

Epidemiologia

Ver Ementário

Disciplinas do DPS

48

MIV16

Crescimento e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente

Anatomia,

Fisiologia e

Puericultura

Pediatria, Endocrinologia

24

MIV17

Morfofisiologia do Envelhecimento

Envelhecimento Físico e Psicológico;

Climatério,

Andropausa

Ginecologia,

Urologia,

Neurologia,

Psiquiatria

24

MIV18

Mecanismos Gerais de Defesa

Mecanismos Etiopatogênicos.

Sangue e Pele

Imunologia,

Patologia,

Anatomia, Hematologia, Dermatologia, Histologia

120

MIV19

 

Mecanismos Gerais de Agressão

Agentes: Biológicos, Químicos, Físicos, Psicossociais.

Desvios da Nutrição.

Fatores Relacionados ao Trabalho.

Patologia, Microbiologia, Parasitologia, Psiquiatria,

Genética,

Disciplinas do DPS

120

MIV20

Farmacologia Básica

Mecanismos de Absorção, Transporte, Metabolismos e Excreção de Fármacos.

Interações Medicamentosas.

Farmacodinâmica.

Farmacologia

 

48

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP3

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

MCOP3

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MHA3

Sistema de Saúde: Atenção Secundária e Terciária

Problematização a Partir da Exposição a Situações Sociais Específicas

Disciplinas do DPS

96

MHB3

Historia da Medicina e da Bioética

 

Medicina Legal,

História da Medicina, Psicologia Médica, Elementos de Bioética.

 

32

Total

 

 

576

 

 

4º SEMESTRE

Elementos Introdutórios aos Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos

 

Módulos

Nome

Temas

Setores / Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV21

Semiologia do Adulto, da Criança e Obstétrica.

Anamnese,

Exame Físico Geral e Segmentar (criança e adulto),

Diagnóstico do Estado Saudável,

Definição de Sinais e Sintomas.

Identificar as Grandes Síndromes.

Semiologia Médica, Obstetrícia, Ginecologia, Pediatria.

128

MIV22

Exames Complementares na Prática Médica.

Definição,

Indicação e Interpretação Associadas às Grandes Síndromes.

Uso Racional de Exames Complementares na Prática Médica

Semiologia Médica, Hematologia, Obstetrícia, Pediatria, Ginecologia.

 

48

MIV23

Introdução aos Métodos Diagnósticos por Imagem

Radiologia.Tomografia, Ressonâncias.Ultra-Sonografia, Medicina Nuclear.

Radiologia, Medicina Nuclear.

 

48

MIV24

Bases das Técnicas dos Procedimentos Cirúrgicos e Anestésicos

Técnicas Cirúrgica e Instrumental, Analgesia, Pequenas Cirurgias.Técnicas Anestésicas.

Bases da Técnica Cirúrgica,

Anestesiologia,

Clínicas cirúrgicas.

128

MIV25

Técnicas dos Primeiros Atendimentos em Urgência e Emergência

Atendimento Pré-Hospitalar, Acidentes, Intoxicações, Aspirações,

Ressuscitação Cardio-Respiratória, etc.

Cirurgia,

Cirurgia Pediátrica,

Anestesia.

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP4

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e conteúdos Complementares

32

MCOP4

Módulo

Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MHA4

Atenção à Saúde da Família I

Problematização a Partir da Exposição a Situações Sociais Específicas

Disciplinas do DPS

Disciplinas Clínicas

96

MHB4

O Estudante de Medicina e o Paciente

Ver Ementário

Psicologia Médica

32

Total

 

 

576

 

 

5º SEMESTRE

 

Ciências Clínicas e Cirúrgicas da Medicina

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV26

Doenças Prevalentes do Sistema Digestório e Abdômen

Semiologia, Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico Clínico e Exames Complementares, Terapêutica Clínica, Condutas Cirúrgicas. Oncologia.

Gastroenterologia, Clínica Cirúrgica (Abdominal), Oncologia, Patologia.

112

MIV27

Doenças Prevalentes do Sistema Respiratório e Tórax

Semiologia, Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico Clínico e Exames Complementares, Terapêutica Clínica, Condutas Cirúrgicas. Oncologia.

Pneumologia, Clínica Cirúrgica (Torácica), Oncologia.

96

MIV28

Doenças Prevalentes do Sistema Endócrino

Semiologia, Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico Clínico e Exames Complementares, Terapêutica Clínica, Condutas Cirúrgicas. Oncologia.

Endocrinologia, Clínicas Cirúrgicas, Oncologia.

64

MIV29

Doenças Prevalentes da Cabeça e Pescoço

Semiologia, Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico Clínico e Exames Complementares, Terapêutica Clínica, Condutas Cirúrgicas. Oncologia.

Cirurgia Cabeça e Pescoço, Endocrinologia.

 

32

MIV30

Doenças Prevalentes do Sistema Tegumentar

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico, Conduta Cirúrgica, Terapêutica, Oncologia.

Dermatologia,

Oncologia

80

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP5

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

MCOP5

Módulo Complementar Optativo

 Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MH A5

Atenção à Saúde da Família II

Problematização a partir da Exposição a Situações Sociais Específicas

Disciplinas do DPS/Disciplinas Clínicas

96

MH B5

Relação Médico-Paciente I

 

Psicologia Médica

32

Total

 

 

576

 

6º SEMESTRE

 

Ciências Clínicas e Cirúrgicas da Medicina

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV31

Doenças Prevalentes do Sistema Cardio-Circulatório e Vascular Periférico

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia,

Diagnóstico Clínico e Exames Complementares, Terapêutica Clínica, Condutas Cirúrgicas. Oncologia.

Cardiologia,

Clínica Cirúrgica (Torácica), Angiologia,

Oncologia

128

MIV32

Doenças Prevalentes do Sistema Nefro-urogenital

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia,

Diagnóstico,

Conduta Cirúrgica, Terapêutica,

Oncologia

Urologia,

Nefrologia

96

MIV33

Assistência à Saúde da Mulher

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia,

Diagnóstico,

Conduta Cirúrgica,

Terapêutica,

Oncologia

Ginecologia,

Mastologia,

Oncologia.

80

MIV34

Assistência Materna e Neonatal

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia,

Diagnóstico,

Conduta Cirúrgica,

Terapêutica,

Oncologia

Obstetrícia,

Neonatologia.

80

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

MCOP6

Módulo Complementar Optativo

Diversas

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MH A6

Atendimento

Integral à Saúde da Mulher e do Neonato.

De Acordo com a Demanda

 

96

MH B6

Relação

Médico-Paciente II

 Relação Médico-Paciente

Psicologia Médica

32

Total

 

576

 

7º SEMESTRE

 

Ciências Clínicas e Cirúrgicas da Medicina

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/

Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV35

Doenças Prevalentes do Sistema Hematológico

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia,

Etiopatogenia,

Diagnóstico,

Terapêutica.

Oncologia

Hematologia

96

MIV36

Doenças Infecto-Contagiosas

 

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia,

Etiopatogenia,

Diagnóstico,

Conduta Terapêutica

DIC

96

MIV37

Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia,

Etiopatogenia,

Diagnóstico,

Conduta Cirúrgica, Terapêutica.

Pediatria,

Cirurgia Infantil

112

MIV38

Elementos de Medicina Legal

Exame de Corpo de Delito, SVO,

Medicina e Direito

Disciplinas do DPS, Medicina legal

80

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP7

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MH A7

Atendimento Integral à Saúde do Adulto, Criança e Adolescente

De Acordo com a Demanda

Clínica Médica, Pediatria,

Ginecologia

96

MH B7

Ética Médica e Bioética

 

Medicina Legal

Bioética

Psicologia Médica

32

MCO

Elaboração de Trabalho Científico e TCC

Preparação do TCC

Interdepartamental

32

Total

 

 

576

 

 

8º SEMESTRE

 

Ciências Clínicas e Cirúrgicas da Medicina

 

Módulos

Nome

Temas

Setores/Disciplinas envolvidas

Carga horária

CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS

MIV39

Abordagem Clínica e Cirúrgica das Doenças e Traumas do Sistema Osteo-articular.

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatologia,

Diagnóstico,

Terapêutica,

Oncologia

Reumatologia, Traumatologia/ Ortopedia

96

MIV40

Doenças Prevalentes do Sistema Sensorial e Vias Aéreas Superiores.

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico,

Terapêutica.

Oftalmologia, Otorrinolaringologia.

96

MIV41

 Doenças Prevalentes do Sistema Nervoso Central e Periférico

Semiologia,

Farmacologia Aplicada, Fisiopatologia, Etiopatogenia, Diagnóstico,

Terapêutica,

Oncologia

Neurologia

96

MIV42

Transtornos e Condições Mentais Prevalentes

 

Semiologia Psiquiátrica, Farmacologia Aplicada, Etiologia,

Diagnóstico e Terapêuticas

Psiquiatria

96

MIV43

Assistência à Saúde do Idoso

 Ver Ementa

Semiologia, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Neurologia.

32

 

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OPTATIVOS

MCOP8

Módulo Complementar Optativo

Diversos

Disciplinas e Conteúdos Complementares

32

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

MH A8

Abordagem Clínica e Social nas Urgências e Emergências

Diversos

Bases da Técnica, Cardiologia

96

MH B8

Dilemas Éticos na Medicina Moderna e na Relação Médico-Paciente

Ver ementário

Psicologia Médica, Bioética

32

Total

 

 

576

 

9º e 10º SEMESTRES –

 

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO DE TREINAMENTO EM SERVIÇO - INTERNATO (I-1)

 

 

11º e 12º SEMESTRES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO DE TREINAMENTO EM SERVIÇO - INTERNATO (I-1)

 

Código

Nome

Temas

Carga Horária

MCM-I1

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Medicina Interna

480 horas

MCC-I1

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Cirurgia

480 horas

MOG-I1

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Obstetrícia e Ginecologia

480 horas

MSC-I1

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Promoção da Saúde

480 horas

MP-I1

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Pediatria e Genética

480 horas

Subtotal horas

 2400 horas

Código

Nome

Temas

Carga Horária

MCM-I2

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Medicina Interna

384 horas

MCC-I2

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Cirurgia

384 horas

MOG-I2

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Obstetrícia e Ginecologia

384 horas

MSC-I2

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Promoção da Saúde

384 horas

MP-I2

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Pediatria e Genética

384 horas

MEL-I2

Estágio Curricular Obrigatório de Treinamento em Serviço – Internato

Optativa

 

Subtotal horas

2304 horas

 

 

 

ANEXO IV à Resolução nº 28/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da UFPB.

 

 

Conteúdos Complementares Optativos

Módulos Complementares Optativos

 

Código

Módulo

Carga Horária

1° Período letivo

MCOP1

Espiritualidade e Saúde

32

MCOP1

Homeopatia

32

MCOP1

Fototerapia I

32

MCOP1

Módulo Integrador em Ciências Estruturais e Funcionais 1

32

2° Período letivo

MCOP2

Informática Aplicada à Saúde

32

MCOP2

Fototerapia II

32

MCOP2

Módulo Integrador em Ciências Estruturais e Funcionais 2

32

3° Período letivo

MCOP3

Informática Aplicada à Saúde

32

MCOP3

Fundamentos de Acupuntura

32

MCOP3

Epidemiologia nos Serviços de Saúde

32

MCOP3

Módulo Integrador em Mecanismos de Intermediação entre o Normal e o Patológico

32

4° Período letivo

MCOP4

Doenças Genéticas Prevalentes

32

MCOP4

Saúde do Trabalhador

32

MCOP4

Módulo Integrador em Clínica Medica 4

32

MCOP4

Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 4

32

MCOP4

Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 4

32

MCOP4

Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 4

32

MCOP4

Módulo Integrador em Saúde Coletiva 4

32

5° Período letivo

MCOP5

Hepatologia

32

MCOP5

Módulo Integrador em Clínica Médica 5

32

MCOP5

Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 5

32

MCOP5

MóduloIntegrador em Obstetrícia e Ginecologia 5

32

MCOP5

Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 5

32

MCOP5

Módulo Integrador em Saúde Coletiva 5

32

6° Período letivo

MCOP6

Medicina Fetal

 

MCOP6

Transtornos Endócrinos na Gestação

 

MCOP6

Doenças da Mama

 

MCOP6

Métodos Diagnósticos em Cardiologia

 

MCOP6

Módulo Integrador em Clínica Médica 6

32

MCOP6

Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 6

32

MCOP6

Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 6

32

MCOP6

Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 6

32

MCOP6

Módulo Integrador em Saúde Coletiva 6

32

7° Período letivo

MCOP7

Nutrição Clínica

32

MCOP7

Módulo Integrador em Clínica Médica 7

32

MCOP7

Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 7

32

MCOP7

Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 7

32

MCOP7

Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência

32

MCOP7

Módulo Integrador em Saúde Coletiva 7

32

8° Período letivo

MCOP8

Transtornos da Alimentação

32

MCOP8

Reumatologia

32

MCOP8

Fisiatria

32

MCOP8

Módulo Integrador em Clínica Médica 8

32

MCOP8

Módulo Integrador em Clínica Cirúrgica 8

32

MCOP8

Módulo Integrador em Obstetrícia e Ginecologia 8

32

MCOP8

Módulo Integrador em Pediatria e Adolescência 8

32

MCOP8

Módulo Integrador em Saúde Coletiva

32

 

 

ANEXO V à Resolução nº 28/2007 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina, do Centro de Ciências da Saúde, do Campus I, da UFPB.

 

 

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES FLEXÍVEIS

 

Módulos Complementares Flexíveis

 

Módulos

Nome

Temas

Carga horária

MCF1

Tópicos de Formação Geral 1

Diversos

21

MCF2

Tópicos de Formação Geral 2

Diversos

21

MCF3

Tópicos de Formação Geral 3

Diversos

22

MCF4

Tópicos de Formação Geral 4

Diversos

22

MCF5

Tópicos de Formação Geral 5

Diversos

21

MCF6

Tópicos de Formação Geral 6

Diversos

21

TOTAL

 

128

Módulos Cursados ao longo do Curso