SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
RESOLUÇÃO N° 15/2006
Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia, Campus I, desta Universidade, e revoga as Resoluções 31/77 e 11/79, do CONSEPE.
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 14 de março de 2006 (Processo nº 23074.029260/05-41),
CONSIDERANDO:
a necessidade de capacitação de profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área de engenharia civil;
os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;
a importância de um Projeto Político Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante processo de avaliação;
as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;
a Resolução CONSEPE/UFPB nº 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB;
a Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Engenharia.
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, modalidade: Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I.
§ 1º Compreende-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, Bacharelado, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.
§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, e competências, habilidades e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.
Art. 2º O Curso de Engenharia Civil tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes na presente Resolução.
Art. 3º O Curso de Engenharia Civil, Bacharelado, funcionará no turno diurno, com a duração mínima de 09 (nove) e máxima de 14 (quatorze) períodos letivos e o currículo será integralizado em 4.050 (quatro mil e cinqüenta) horas, equivalentes a 270 (duzentos e setenta) créditos.
Parágrafo único. Será permitida a matrícula em no máximo 43 (quarenta e três) créditos e mínimo 17 (dezessete) créditos por período letivo.
Art. 4º A estrutura curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II.
Composição Curricular
Conteúdos Curriculares
Créditos (*)
Carga Horária
Percentual
1.Conteúdos Básicos Profissionais
173
2.595
64,1
1.1 Conteúdos Básicos Gerais
97
1.455
1.2 Conteúdos Básicos Profissionais
56
840
1.4 Estágio Supervisionado
20
300
2. Conteúdos Complementares
97
1.455
35,9
2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios
74
1.110
2.2 Conteúdos Complementares Optativos
20
300
2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis
03
45
Total
270
4.050
100,0
* Cada crédito equivale a 15 h/aula.
Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:
I – disciplinas;
II – atividades:
a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;
b) atividades de monitoria;
c) elaboração de trabalho de conclusão de curso;
d) participação em eventos;
III – estágios;
IV – outras atividades relevantes para a formação do aluno, mediante aprovação do colegiado.
§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos profissionais e terá duração de 300 (trezentas) horas/aula, equivalentes a 20 créditos.
§ 2º Nos conteúdos complementares obrigatórios serão incluídas as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Aplicada à Engenharia Civil que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.
§ 3º As modalidades de componentes previstas nos Incisos II, III e IV deste artigo serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.
Art. 6º O Curso adotará o regime de créditos.
Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em períodos letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.
Art. 7º O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso.
Art. 8º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 09 (nove) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.
Parágrafo único. Adaptações curriculares serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e os Departamentos envolvidos, e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.
Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 10. Ficam revogadas as Resoluções 31/77 e 11/79, do CONSEPE, e demais disposições em contrário.
Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 09 de maio de 2006.
Rômulo Soares POLARI
Presidente
ANEXO I da Resolução nº 15/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências de Tecnologia, do Campus I da UFPB.
DEFINIÇÕES DO CURSO
1. Objetivo do Curso
A Engenharia Civil, enquanto área de atuação profissional ou modalidade da Engenharia, pode ser caracterizada como o campo de atividade que, pela utilização de princípios, normas e conhecimentos técnico-científicos, abrange a concepção, o planejamento, o projeto, a execução ou implantação, a operação, a manutenção e o controle das edificações em geral e das infra-estruturas, sistemas de transportes, recursos hídricos e saneamento, sob a égide dos preceitos de economicidade, segurança, durabilidade e respeito ao meio ambiente.
2. Perfil do Engenheiro Civil
O Engenheiro Civil, formado pela UFPB sob a vigência do currículo ora proposto, deverá ter um perfil profissional generalista, típico da natureza politécnica da profissão. O seu conhecimento do instrumento científico básico da Engenharia Civil, principalmente no campo da matemática, da física e da química, deverá deixá-lo apto a acompanhar o desenvolvimento científico-tecnológico, em seu campo de atividade profissional, permitindo também, uma preparação suficiente para o prosseguimento de estudos em nível de pós-graduação. Em termos gerais, os conhecimentos obtidos na graduação aportarão capacidade técnica e discernimento, responsabilidade profissional e social, para o desenvolvimento de trabalhos profissionais, em qualquer das áreas e funções ao alcance do engenheiro civil. Espera-se, formar profissionais com competência e sólida formação técnico-científica, que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
3. Competências e Habilidades do Engenheiro Civil
O curso de Engenharia Civil forma engenheiros civis generalistas, com competências e habilidades para:
§ Realizar e coordenar projetos nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Materiais, Geotecnia, Transportes, Hidrotecnia, Saneamento, Meio Ambiente e Engenharia Legal;
§ Preparar orçamentos e planejamentos de obras;
§ Coordenar, controlar e fiscalizar obras nas áreas referidas anteriormente.
§ Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
§ Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
§ Planejar e supervisionar;
§ Elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
§ Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
§ Desenvolver e utilizar novas ferramentas técnicas;
§ Avaliar, criticamente, ordens de grandeza e significância de resultados e números;
§ Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
§ Atuar em equipes multidisciplinares;
§ Avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social e ambiental;
§ Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
§ Elaborar relatórios em linguagem acessível que contribua para o desempenho, eficiência e eficácia de seus usuários;
§ Resolução de problemas técnicos, administrativos, culturais e sociais, comprometidos com a ética;
§ Formar profissionais com condições de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços sócio-econômicos de obras e instalações.
4. Campo de Atuação
O campo de atuação do Engenheiro Civil é bastante amplo, respondendo pelo atendimento de funções básicas que visam ao bem-estar, à proteção ambiental e ao desenvolvimento da sociedade através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa em obras portuárias, estradas, aeroportos, sistema de água e esgoto, edificações, entre outras. O profissional poderá atuar nas fases de concepção, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas em geral. Poderá trabalhar também como pesquisador na área da engenharia civil.
ANEXO II da Resolução nº 15/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências de Tecnologia, do Campus I da UFPB.
Composição Curricular do Curso de Engenharia Civil
1. Conteúdos Básicos Profissionais
1.1 Conteúdos Básicos Gerais
Disciplinas
Créditos
Carga Horária
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial Integral I
04
60
Não há
Economia I
04
60
Não há
Química Fundamental
04
60
Não há
Calculo Vetorial e Geometria Analítica
04
60
Não há
Psicologia do Trabalho
05
75
Não há
Desenho Básico para Engenharia Civil
04
60
Não há
Geologia Aplicada à Engenharia
04
60
Química Fundamental
Introdução à Álgebra Linear
04
60
Calculo Vetorial e Geometria Analítica
Sociologia do Trabalho
04
60
Não há
Cálculo Diferencial e Integral II
04
60
Cálculo Diferencial e Integral I
Física Geral I
04
60
Não há
Desenho Arquitetônico
04
60
Desenho Básico para Engenharia Civil
Elementos de Arquitetura
03
45
Desenho Arquitetônico
Cálculo das Probabilidades e Estatística
04
60
Cálculo Diferencial e Integral I.
Introdução à Programação
04
60
Não há
Cálculo Diferencial e Integral III
06
90
Cálculo Diferencial e Integral II. Calculo Vetorial e Geometria Analítica.
Física Geral II
04
60
Física Geral I
Física Experimental I
02
30
Física Geral I
Séries e Equações Diferenciais Ordinárias
04
60
Cálculo Diferencial e Integral II. Introdução à Álgebra Linear
Ciências do Ambiente
03
45
Não há
Física Geral III
04
60
Física Geral II
Cálculo Numérico
04
60
Cálculo Diferencial e Integral III. Introdução à Programação.
Física Experimental II
02
30
Física Geral III
Português Instrumental
04
60
Não há
Administração de Empresas de Construção Civil
04
60
Construção de Edifícios I
SUB TOTAL
97
1455
1.2 Conteúdos Básicos Profissionais
Materiais de Construção Civil I
04
60
Geologia Aplicada à Engenharia
Materiais de Construção Civil II
04
60
Materiais de Construção I
Mecânica Geral e Isostática
06
90
Física Geral I. Cálculo Diferencial e Integral II.
Resistência dos Materiais I
04
60
Mecânica Geral e Isostática. Cálculo Diferencial e Integral III.
Mecânica dos Fluídos
06
90
Mecânica Geral e Isostática. Cálculo Diferencial e Integral III.
Topografia
04
60
Cálculo Diferencial e Integral I.
Mecânica dos Solos I
04
60
Geologia Aplicada à Engenharia.
Segurança Industrial
03
45
Não há
Mecânica dos Solos II
04
60
Mecânica dos Solos I
Hidráulica
05
75
Mecânica dos Fluídos
Resistência dos Materiais II
04
60
Resistência dos Materiais I.
Eletrotécnica
04
60
Física Experimental II. Introdução à Álgebra Linear. Cálculo Diferencial e Integral III
Hidrologia
04
60
Geologia Aplicada à Engenharia. Cálculo das Probabilidades e Estatística. Mecânica dos Fluidos.
SUB TOTAL
56
840
1.3 Estagio Curricular
Estágio Supervisionado Curricular
20
300
Ter concluído 190 Créditos
SUB TOTAL
20
300
TOTAL DE CONTEÚDOS BÁSICOS PROFISSIONAIS
173
2.595
2. Conteúdos Complementares
2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios
Análise de Sistemas de Transporte
04
60
Cálculo das Probabilidades e Estatística I
Análise Estrutural I
04
60
Resistência dos Materiais II.
Estradas e Transporte I
04
60
Topografia. Análise de Sistemas de Transporte.
Instalações Hidráulicas e Sanitárias
04
60
Desenho Arquitetônico. Hidráulica.
Estrutura de concreto Armado I
04
60
Resistência dos Materiais II. Desenho Arquitetônico.
Estradas e Transportes II
04
60
Estradas e Transportes I. Mecânica dos Solos II.
Instalações Elétricas e Prediais
04
60
Eletrotécnica
Metodologia Científica
03
45
Não Há
Pesquisa Aplicada à Engenharia
03
45
Não há
Sistema de Abastecimento de Água
04
60
Hidráulica. Ciência do Ambiente. Hidrologia
Estruturas de Aço
04
60
Análise Estrutural I
Construção de Edifícios I
04
60
Instalações Elétricas e Prediais. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. Materiais de Construção II. Análise Estrutural I.
Análise Estrutural II
04
60
Análise Estrutural I
Estrutura de Concreto Armado II
04
60
Estrutura de concreto Armado I
Sistemas de Esgoto e Drenagem
04
60
Hidráulica. Sistema de Abastecimento de Água.
Pavimentação
04
60
Estradas e Transportes II
Tópicos em Engenharia I
04
60
Variável
Construção de Edifícios II
04
60
Instalações Elétricas e Prediais. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. Materiais de Construção II. Análise Estrutural I.
Trabalho de Conclusão de Curso
04
60
Ter concluído 190 créditos
SUB TOTAL
74
1.110
2.2 Conteúdos Complementares Optativos - Mínimo de 20 créditos (300 h/a)
Pontes
05
75
Análise Estrutural II. Estrutura de Concreto Armado II.
Barragens
04
60
Hidráulica. Mecânica dos Solos II.Hidrologia
Recursos Hídricos
04
60
Hidrologia
Irrigação e Drenagem
04
60
Hidrologia
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
04
60
Ciências do Ambiente
Transporte Público Urbano
04
60
Topografia.Análise de Sistemas de Transporte
Engenharia de Tráfego
04
60
Topografia.Análise de Sistemas de Transporte
Planejamento e Controle da Produção
04
60
Construção de Edifícios I
Estruturas de Madeira
02
30
Análise Estrutural I
Física Geral IV
04
60
Física Geral III
Estruturas Hidráulicas
04
60
Hidrologia
Estruturas de Concreto Protendido
04
60
Análise Estrutural II. Estrutura de Concreto Armado II.
Engenharia Legal
04
60
Construção de Edifícios I
Alvenaria Estrutural
03
45
Análise Estrutural II. Estrutura de Concreto Armado II.
Estrutura de Concreto Armado III
04
60
Estrutura de Concreto Armado II. Análise Estrutural II
Tópicos em Engenharia II
04
60
Variável
Tratamento de Água e Esgoto
04
60
Sistema de Abastecimento de Água. Ciências do Ambiente
Saneamento Ambiental
04
60
Ciências do Ambiente
Transporte Hidroviário
04
60
Hidrologia. Análise de Sistemas de Transporte
Transporte Aéreo
04
60
Análise de Sistemas de Transporte.
Transporte Ferroviário
04
60
Pavimentação. Análise de Sistemas de Transporte.
Patologias e Reabilitação das Construções
03
45
Análise Estrutural II. Estrutura de Concreto Armado II.
Avaliação e Perícias de Engenharia
04
60
Construção de Edifícios I
Geoprocessamento
04
60
Topografia
Estabilidade de Taludes
04
60
Mecânica dos Solos II
Introdução ao Método dos Elementos Finitos
04
60
Análise Estrutural II. Cálculo Numérico.
2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis
Tópicos em Engenharia III
03
45
Não há
SUB TOTAL
03
45
TOTAL (Conteúdos Complementares)
97
1.455
TOTAL
270
4.050
ANEXO III da Resolução nº 15/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, do Centro de Ciências de Tecnologia, do Campus I da UFPB.
Fluxograma do Curso de Engenharia Civil
1º Período
2º Período
3º Período
4º Período
5º Período
6º Período
7º Período
8º Período
9º Período
Optativas
Mínimo 20 créditos
Pontes (05 cr)
Barragens (04 cr)
Recursos Hídricos (04 cr)
Irrigação e Drenagem (04 cr)
Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (04cr)
Transporte Público Urbano (04 cr)
Engenharia de Tráfego (04 cr)
Planejamento de Controle da Produção - PCP(04 cr)
Estruturas de Madeira (02cr)
Física Geral IV (04 cr)
Estruturas Hidráulicas (04 cr)
Estruturas de Concreto Protendido (04 cr)
Engenharia Legal (04 cr)
Alvenaria Estrutural (03 cr)
Estrutura de Concreto
Armado III (04 cr)
Tópicos em Engenharia II (04cr)
Tratamento de Água e Esgotos (04 cr)
Saneamento Ambiental (04 c r)
Transporte Hidroviário (04 cr)
Transporte Aéreo (04 cr)
Transporte Ferroviário (04 cr)
Patologias e Reabilitação das Construções (03 cr}
Avaliação e Perícia de Engenharia (04 cr)
Geoprocessamento (04 cr)
Estabilidade de Taludes (04 cr)
Introdução ao Método dos Elementos Finitos (04 cr)
Psicologia do Trabalho
05 cr
Metodologia Científica
03 cr
Introdução à Programação
04 cr
Análise de Sistemas de Transportes
04 cr
Segurança Industrial
03 cr
Eletrotécnica
04 cr
Análise Estrutural I
04 cr
Análise Estrutural II
04 cr
Estágio Supervisionado
20 cr
Química Fundamental
04 cr
Introdução à Álgebra Linear
04 cr
Cálculo das Probabilidades e Estatística
04 cr
Séries e Equações Diferenciais Ordinárias
04 cr
Cálculo Numérico
04 cr
Hidráulica
05 cr
Instalações Elétricas e Prediais
04 cr
Estruturas de Aço
04 cr
Sistemas de Esgoto e Drenagem
04 cr
Cálculo Diferencial Integral I
04 cr
Cálculo Diferencial Integral II
04 cr
Cálculo Diferencial Integral III
06 cr
Ciências do Ambiente
03 cr
Resistência dos Materiais I
04 cr
Resistência dos Materiais II
04 cr
Instalações Hidráulicas e Sanitárias
04 cr
Pesquisa Aplicada à Engenharia
03 cr
Administração de Empresas de Construção Civil
04 cr
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
04 cr
Física Geral I
04 cr
Física Geral II
04 cr
Física Geral III
04 cr
Mecânica dos Fluidos
06 cr
Hidrologia
04 cr
Estrutura de Concreto Armado I
04 cr
Estrutura de Concreto Armado II
04 cr
Tópicos em Engenharia I
04 cr
Economia I
04 cr
Geologia Aplicada à Engenharia
04 cr
Física Experimental I
02 cr
Mecânica Geral e Isostática
06 cr
Física Experimental II
02 cr
Estradas e Transportes I
04 cr
Estradas e Transportes II
04 cr
Sistema de Abastecimento d’água
04 cr
Pavimentação
04 cr
Desenho Básico para Eng. Civil
04 cr
Desenho Arquitetônico
04 cr
Materiais de Construção Civil I
04 cr
Materiais de Construção Civil II
04 cr
Topografia
04cr
Português Instrumental
04 cr
Sociologia do Trabalho
04 cr
Construção de Edifícios I
04 cr
TCC
04 cr
Elementos de Arquitetura
03 cr
Optativa
04 cr
Mecânica dos Solos I
04 cr
Mecânica dos Solos II
04 cr
Optativa
04 cr
Construção de Edifícios II
04 cr
Optativa
04 cr
Conteúdos Flexíveis
03 cr
Optativa
04 cr
Optativa
04 cr
TOTAL 25 cr
375 h
23 cr
345 h
27 cr
405 h
29 cr
435 h
30 cr
450 h
33 cr
495 h
29 cr
435 h
31 cr
465 h
43 cr
645 h
CARGA HORÁRIA TOTAL: 4050 CRÉDITOS: 270