SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

RESOLUÇÃO N° 29/2008

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, do Centro de Tecnologia, Campus I, desta Universidade.

 

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 16 de maio de 2008 (Processo nº 23074.006691/08-36),

 

 

CONSIDERANDO:

a necessidade de capacitação de profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área de engenharia ambiental;

 

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

 

a importância de um Projeto Político Pedagógico dinâmico e atualizado em constante processo de avaliação;

 

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

 

a Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Engenharia;

 

a Resolução CONSEPE/UFPB nº 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB.

 

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, modalidade Bacharelado, do Centro de Tecnologia, no Campus I.

§ 1º Compreende-se o Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, Bacharelado, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, e competências, habilidades e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

 

Art. 2º O Curso de Engenharia Ambiental tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes na presente Resolução.

Art. 3º O Curso de Engenharia Ambiental, Bacharelado, funcionará no turno diurno, com a duração mínima de 09 (nove) e máxima de 14 (quatorze) períodos letivos e o currículo será integralizado em 3.945 (três mil novecentos e quarenta e cinco) horas/aula, equivalentes a 263 (duzentos e sessenta e três) créditos.

Parágrafo único. Será permitida a matrícula em no máximo 34 (trinta e quatro) créditos e mínimo 19 (dezenove) créditos por período letivo.

Art. 4º A estrutura curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II.

                                                      Composição Curricular

Conteúdos Curriculares

Carga

Horária

Créditos

%

1. Conteúdos Básicos Gerais e Profissionais

2580

172

65,4

1.1 Conteúdos Básicos Gerais e Profissionais

1.2 Estagio Supervisionado

2280

300

152

   20

57,8

 7,6

2. Conteúdos Complementares

1365

91

34,6

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios

2.2 Conteúdos Complementares Optativos

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis

990

255

120

66

17

08

25,1

6,5

3,0

TOTAL

3945

263

100%

* Cada crédito equivale a 15 h/aula.

 

Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:

I – disciplinas; II – atividades:

a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

b) atividades de monitoria;

c) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

d) participação em eventos;

III – estágios;

IV – outras atividades relevantes para a formação do aluno, mediante aprovação do colegiado.

§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos profissionais, com um total de 300 (trezentas) horas/aula, equivalentes a 20 créditos.

§ 2º Nos conteúdos curriculares serão incluídas as disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Aplicada à Engenharia Ambiental que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

§ 3º As modalidades de componentes previstas nos Incisos II, III e IV deste artigo serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

 

Art. 6º O Curso adotará o regime de créditos.

Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em períodos letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.

Art. 7º O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso.

Art. 8º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 09 (nove) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

Parágrafo único. Adaptações curriculares serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e os Departamentos envolvidos, e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.

Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em  João Pessoa, 20 de junho de 2008.

 

 

 

 

Rômulo Soares Polari

Presidente

 



ANEXO I da Resolução nº 29/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências de Tecnologia, do Campus I da UFPB.

 

 

DEFINIÇÕES DO CURSO

1. Objetivo do Curso

            Formar engenheiros ambientalistas, com formação, crítica, criativa e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulado na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

2. Perfil do Engenheiro Ambientalista

 

O curso de graduação em Engenharia Ambiental tem como perfil do egresso um profissional com formação técnico-científica e profissional, capacitado para absorver e desenvolver novas tecnologias estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, bem como capacitado para absorver e desenvolver novas tecnologias, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

 

3. Competências, Atitudes e Habilidades

 

O profissional formado em Engenharia Ambiental  deve possuir as seguintes competências, atitudes e habilidades, para o exercício pleno da profissão:

·        aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

·        projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

·        conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

·        planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

·        identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

·        desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

·        supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

·        avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

·        comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

·        atuar em equipes multidisciplinares;

·        compreender e aplicar a ética e responsabilidades profissionais;

·        avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

·        avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

·        assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Para o desempenho de atividades referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e monitoramento e mitigação de impactos ambientais para o exercício específico da profissão, o profissional deve possuir as seguintes competências, atitudes e habilidades:

·        Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica;

·        Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificação;

·        Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;

·        Assistência, assessoria, consultoria;

·        Direção de obra ou serviço técnico;

·        Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;

·        Desempenho de cargo ou função técnica;

·        Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;

·        Elaboração de orçamento;

·        Padronização, mensuração, controle de qualidade;

·        Execução de obra ou serviço técnico;

·        Fiscalização de obra ou serviço técnico;

·        Produção técnica e especializada;

·        Condução de serviço técnico;

·        Execução de desenho técnico.

 

 

4. Campo de Atuação Profissional

 

O Engenheiro Ambiental é um profissional qualificado para empreender, conceber, implementar, executar, gerenciar e avaliar um grande leque de planos, programas, projetos e processos voltados às questões ambientais da atualidade.

Os campos de atuação profissional, além dos relacionados com a Ética e a Legislação Profissional e demais requisitos para o exercício consciente da profissão, são:

Recursos Naturais: Sistemas, Métodos e Processos de Aproveitamento, Proteção, Monitoramento, Manejo, Gestão, Ordenamento, Desenvolvimento e Preservação de Recursos Naturais. Recuperação de Áreas Degradadas, Remediação e Biorremediação de Solos Degradados e Águas Contaminadas e Prevenção e Recuperação de Processos Erosivos.

Recursos Energéticos: Fontes Tradicionais, Alternativas e Renováveis Relacionadas com a Engenharia Ambiental. Sistemas e Métodos de Conversão e Conservação de Energia, e Impactos Ambientais, Eficientização Ambiental de Sistemas Energéticos Vinculados aos Campos de Atuação da Engenharia.

Gestão Ambiental: Planejamento Ambiental em Áreas Urbanas e Rurais. Prevenção de Desastres Ambientais. Administração, Gestão e Ordenamento Ambientais. Licenciamento Ambiental. Adequação Ambiental de Empresas. Monitoramento Ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais e Ações Mitigadoras. Controle de Poluição Ambiental. Instalações, Equipamentos, Componentes e Dispositivos da Engenharia Ambiental.

O profissional formado pelo Curso de Engenharia Ambiental está habilitado a exercer suas atividades em:

·        Empresas de consultoria que atuam na área do meio ambiente.

·        Centros de pesquisas nos níveis federal, estadual e municipal.

·        Empresas e serviços públicos ou privados de saneamento ambiental.

·        Agências reguladoras de energia elétrica, água e vigilância sanitária.

·        Gerenciamento e controle do meio ambiente nos órgãos executores municipais, estaduais e federais.

·        Organizações não governamentais.

·        Universidades.

·        Indústrias de diferentes tipos.

·        Consultor autônomo.

 



ANEXO II da Resolução nº 29/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências de Tecnologia, do Campus I da UFPB.

 

 

Composição Curricular do Curso de Engenharia Ambiental

1. Conteúdos Básicos Gerais e Profissionais

1.1 Conteúdos Básicos Gerais e Profissionais

 

Disciplinas

Créditos

Carga Horária

 

Pré-requisitos

1. Cálculo Diferencial e Integral I                                       (1)

04

60

 

2. Português Instrumental                                                    (1)

04

60

 

3. Metodologia do Trabalho Científico                               (1)

03

45

 

4. Desenho Básico para a Engenharia Ambiental               (1)

04

60

 

5. Química Fundamental                                                     (1)

04

60

 

6. Biologia Geral                                                                 (1)

06

90

 

7. Cálculo Diferencial e Integral II                                     (2)

04

60

1

8. Física Geral I                                                                   (2)

04

60

 

9. Iniciação à Computação                                                  (2)

04

60

 

10. Ecologia Básica                                                             (2)

04

60

6

11. Cálculo Diferencial e Integral III                                  (3)

04

60

7 , 44

12. Introdução às Ciências dos Materiais                           (3)

03

45

 

13. Física Geral II                                                               (3)

04

60

8

14. Física Experimental I                                                    (3)

02

30

8 , Co 13

15. Desenho Assistido por Computador                             (3)

04

60

4

16. Fundamentos de Climatologia                                      (3)

04

60

 

17. Mecânica dos Fluidos                                                   (4)

06

90

11

18. Física Geral III                                                              (4)

04

60

13

19. Fundamentos da Geologia                                            (4)

04

60

 

20. Saúde Ambiental                                                          (4)

02

30

 

21. Hidráulica                                                                     (5)

05

75

17

22 Hidrologia                                                                      (5)

04

60

19 , 43 ; 49

23. Cartografia Ambiental                                                  (5)

04

60

 

24. Economia Ambiental                                                    (5)

03

45

 

25. Sistema de Abastecimento d’Água                                (6)

04

60

21 , 22 , 52

26. Mecânica dos Sólidos                                                    (6)

04

60

8 , 11

27. Direito Ambiental                                                          (6)

04

60

 

28. Gestão de Recursos Naturais                                         (6)

04

60

10

29. Bases da Educação Ambiental                                      (6)

04

60

 

30. Sistema de Esgoto e Drenagem                                     (7)

04

60

21 , 25

31. Gestão de Recursos Hídricos                                         (7)

04

60

22

32. Modelagens de Sistemas Ambientais                            (7)

04

60

11 , 22 , 51

33. Poluição Ambiental                                                       (7)

04

60

16 ; 45 ; 50

34. Administração para Engenharia                                    (7)

03

45

 

35. Tratamento de Água e Esgoto                                       (8)

04

60

25 , 30 , 47

36. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos                            (8)

04

60

33

37. Estudos de Impactos Ambientais                                  (8)

04

60

10 , 27 ; 50

38. Planejamento e Gestão Ambiental                                (9)

04

60

35 ; 36

39. Desenvolvimento e Meio Ambiente                             (9)

03

45

16 ; 24 ; 56

 

TOTAL

152

2280

 

1.2 Estagio Curricular

40. Estágio Supervisionado I

10

150

Ter concluído 190 créditos

41. Estágio Supervisionado II

10

150

40

TOTAL

20

300

 

2. Conteúdos Complementares

2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórias

42. Introdução à Engenharia Ambiental                                 (1)

03

45

 

43. Cálculo das Probabilidades e Estatística I                        (2)

04

60

1

44. Cálculo Vetorial e Geometria Analítica                           (2)

04

60

 

45. Química Ambiental                                                          (2)

04

60

5

46. Introdução à Álgebra Linear                                            (3)

04

60

44

47. Ecologia Microbiana                                                        (3)

03

45

10

48. Séries e Equações Diferenciais Ordinárias                      (4)

04

60

7 ; 46

49. Topografia                                                                        (4)

04

60

1

50. Ecossistemas Aquáticos e Terrestres                                (4)

04

60

10

51. Cálculo Numérico                                                            (5)

04

60

9 , 48

52. Ecologia Aplicada                                                            (5)

04

60

10 , 50

53. Sistemas de Informações Geográficas                             (6)

04

60

23

54. Ocupação e Uso do Solo                                                  (7)

03

45

27 ; 53

55. Recuperação de Áreas Degradadas                                  (7)

04

60

50

56. Energia e Meio Ambiente                                                (8)

03

45

 

57. Pesquisa Aplicada à Engenharia Ambiental                    (8)

03

45

 

58. Gestão de Riscos e Desastres Ambientais                       (9)

03

45

16 ; 22 , 54

59. Trabalho de Conclusão de Curso                                     (9)

04

60

57 , ter concluído 190 C

 

TOTAL

66

990

 


 

2.2 Conteúdos Complementares Optativos (Mínimo de 17 créditos/ 255 carga horária)

60. Tratamento de Resíduos Sólidos

03

45

36

61. Saneamento Ambiental

04

60

42 , 47 ; 52

62. Empreendedorismo I

03

45

 

63. Irrigação e Drenagem

04

60

22

64. Segurança Industrial I

03

45

 

65. Biologia Vegetal

04

60

6

66. Zoologia Geral

04

60

6

67. Diversidade e Conservação da Flora

04

60

65

68. Fitogeografia

03

45

65

69. Diversidade e Conservação de Fauna Brasileira

03

45

66

70. Estudo Comparativo da Flora Nordestina

03

45

65

71. Técnicas de Campo Aplicadas à Botânica

02

30

65

72. Fitossociologia

04

60

65

73. Oceanografia Geral

04

60

10

74. Auditoria Ambiental

04

60

 

75. Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Tecnológicas

03

45

43

76. Sociologia Urbana

04

60

 

77. Sociologia do Desenvolvimento

04

60

 

78. Avaliação Econômica de Projetos Ambientais

02

30

24 , 38

79. Risco Geológico

04

60

19

80. Geoquímica Ambiental

04

60

 

81. Perícia Ambiental

04

60

53

82. Teoria Ecológica e Analise Ambiental

04

60

10 , 50

83. Ética e Engenharia

02

30

 

84. Planejamento e Controle da Produção

03

45

 

TOTAL

-

-

 

2.3 Conteúdos Complementares Flexíveis (Mínimo de 8 créditos/ 120 carga horária)

85. Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental I

02

30

 

86. Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental II

02

30

 

87. Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental III

02

30

 

88. Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental IV

02

30

 

TOTAL

08

120

 

 



 


ANEXO III da Resolução nº 29/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências de Tecnologia, do Campus I da UFPB.

 

 

Fluxograma do Curso de Engenharia Ambiental

1º.  PERÍODO
2o. PERÍODO
3o. PERÍODO
4o. PERÍODO
5o. PERÍODO
6o. PERÍODO
7o. PERÍODO
8o. PERÍODO
9° PERÍODO

Cálculo Diferencial e Integral I

4

Cálculo Diferencial e Integral II

4

Cálculo Diferencial e Integral III

4

Mecânica dos Fluidos

 

6

 

Hidráulica

 

5

Sistema de Abastecimento d’Água

4

Sistemas de Esgoto e Drenagem

4

Tratamento de Água e Esgoto

 

4

Planejamento e Gestão Ambiental

4

Português Instrumental

 

4

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

4

Introdução à Ciência dos Materiais

3

Séries e Equações Diferenciais Ordinárias

4

 

Hidrologia

 

4

Mecânica  dos Sólidos

 

4

Gestão de Recursos Hídricos

4

Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

4

Gestão de Riscos e Desastres Ambientais

3

Metodologia do Trabalho Científico

3

Cálculo Vetorial e Geometria Analítica

4

Introdução à Álgebra Linear

 

4

 

Física Geral III

 

4

 

Cartografia

Ambiental

4

Sistemas de Informações Geográficas

4

Modelagens de Sistemas Ambientais

4

Estágio Supervisionado I

 

10

Estágio Supervisionado II

10

 

Introdução à Engenharia Ambiental

3

 

Física Geral I

 

 

4

 

Física Geral II

 

 

4

 

Fundamentos da Geologia

 

4

 

Cálculo Numérico

 

4

 

Direito Ambiental

 

4

 

Ocupação e Uso do Solo

 

3

Estudos de Impactos Ambientais

 

4

 

Desenvolvimento e Meio Ambiente

 

3

Desenho Básico para Engenharia Ambiental

4

Iniciação à Computação

 

4

Física Experimental I

 

2

 

Topografia

 

4

Ecologia Aplicada

 

4

Gestão de Recursos Naturais

4

Recuperação de Áreas Degradadas

4

Energia e Meio

Ambiente

 

3

Trabalho de Conclusão de Curso

4

 

Química Fundamental

 

4

 

Química Ambiental

 

4

Desenho Assistido por Computador

 

4

Ecossistemas Aquáticos  e Terrestres

 

4

 

Economia Ambiental

 

3

Bases da Educação Ambiental

 

4

 

Poluição Ambiental

 

4

Pesquisa Aplicada á Engenharia Ambiental

3

Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental IV

2

 

Biologia Geral

 

 

6

 

Ecologia Básica

 

 

4

 

Fundamentos de Climatologia

 

4

 

 

Saúde Ambiental

 

2

Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental II

2

Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental III

2

 

Administração para Engenharia

 

3

 

Disciplina Optativa IV

 

2

 

Disciplina Optativa V

 

4

 

 

Ecologia Microbiana

 

3

Tópicos Especiais em Engenharia Ambiental I

2

Disciplina Optativa I

 

4

Disciplina Optativa II

 

4

Disciplina Optativa III

 

3

 

 

28

28

28

30

30

30

29

30

30

 

 

 

 

 

 

 

      Legenda:

Caixa de texto:       Conteúdos Básicos Gerais
      Conteúdos Básicos Profissionais
      Conteúdos Complementares Obrigatórios
      Conteúdos Complementares Optativos, 
       Flexíveis e Estágio Supervisionado