SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Resolução Nº 16/2000
Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia do Campus I, desta Universidade, revoga a Resolução no 32/89 do CONSEPE e dá outras providências.
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, no uso das suas atribuições e tendo em vista o que deliberou a II Câmara do CONSEPE, em reunião realizada no dia 10 de maio de 2000 (Processo 23074.023643/99-77),
R E S O L V E :
Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia do Campus I, desta Universidade.
§ 1º O Projeto Político-Pedagógico é o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do Curso.
§ 2º As definições relativas ao objeto de estudo e objetivos do Curso, perfil profissional, competências e habilidades dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.
Art. 2º O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo fundamenta-se na Portaria Ministerial nº 1.770 MEC/Sesu, de 21 de dezembro de 1994 e na Resolução nº 39/99 UFPB/CONSEPE, de 16 de setembro de 1999.
Art. 3º O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem como finalidade conferir a habilitação de arquiteto e urbanista aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.
Art. 4º O Curso funcionará no turno diurno, terá a duração mínima de 10 (dez) e máxima de 17 (dezessete) períodos letivos e o currículo será integralizado em 4.050 (quatro mil e cinqüenta) horas, correspondentes a 270 (duzentos e setenta) créditos.
Parágrafo único. Será permitida a matrícula em um máximo de 34 (trinta e quatro) créditos por período letivo, excetuando-se os casos julgados como excepcionais pelo Colegiado do Curso.
Art. 5º A composição curricular do Projeto Político-Pedagógico resulta de conteúdos fixados conforme os seguintes blocos:
CONTEÚDOS |
CH |
CR |
% |
I. BÁSICOS |
3.600 |
240 |
88.9 |
A - matérias profissionais de fundamentação |
810 |
54 |
20.0 |
B - matérias profissionais de aprofundamento |
2130 |
142 |
52.6 |
C - estágio supervisionado |
300 |
20 |
7.4 |
D - trabalho final de graduação |
360 |
24 |
8.9 |
II. COMPLEMENTARES |
450 |
30 |
11.1 |
A – obrigatórios |
60 |
4 |
1.5 |
B – flexíveis |
390 |
26 |
9.6 |
TOTAL |
4050 |
270 |
100.0 |
Art. 6º Os conteúdos curriculares serão desdobrados em componentes, conforme Anexo II.
§ 1º Nos conteúdos básicos será incluído o Estágio Supervisionado, com 300 (trezentas) horas de duração, desenvolvido ao longo do Curso, acompanhado e avaliado conforme regulamentação do Colegiado do Curso, nas seguintes modalidades:
I - A primeira modalidade, caracterizada como observação e interlocução com a realidade profissional, será oferecida conforme prevista na estruturação curricular, com 180 (cento e oitenta) horas de duração.
II - A segunda modalidade, caracterizada como iniciação e intervenção profissional, será oferecida no penúltimo ano do Curso, com 120 (cento e vinte) horas de duração.
§ 2º Nos conteúdos básicos também será incluído o componente Trabalho Final de Graduação, em duas etapas, nos dois últimos semestres, após a conclusão de todos os créditos obrigatórios, conforme previsto na estruturação curricular e regulamentado pelo Colegiado do Curso, com 360 (trezentas e sessenta) horas de duração.
§ 3º Nos conteúdos complementares serão incluídos os componentes:
a ) no primeiro ano, Metodologia Científica e Seminário Educação Especial;
b ) no segundo ano, Seminário Educação Ambiental;
c ) no quarto ano, Seminário Direitos Humanos.
Art. 7º A matrícula nos componentes flexíveis será orientada e acompanhada por um tutor responsável pela vida acadêmica do(a) aluno(a).
§ 1º As atividades de monitoria, Programa Especial de Treinamento - PET, iniciação científica, extensão e similares serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso e serão contabilizadas até um limite total de 180 (cento e oitenta) horas.
§ 2º Os componentes livres serão contabilizados até um limite total de 300 (trezentas) horas.
§ 3º Os tópicos especiais serão contabilizados até um limite total de 180 (cento e oitenta) horas.
§ 4º Seminários, congressos, workshops e eventos similares serão contabilizados até um limite total de 60 (sessenta) horas.
§ 5º Além dos limites de horas fixados no parágrafo anterior, o (a) aluno (a) poderá aumentar a carga horária do seu Curso de acordo com as suas disponibilidades.
Art. 8º A organização curricular está estruturada verticalmente em três blocos que definem as etapas do Curso e horizontalmente em três eixos principais que definem o conteúdo necessário à formação do arquiteto e em sistema de créditos semestrais, conforme Anexo II.
Parágrafo único. Para assegurar a integração das atividades acadêmicas do Curso, o Projeto Político-Pedagógico inclui linhas de pesquisa e de extensão.
Art. 9º A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, será feita conforme Anexo III.
Art. 10. O Projeto Político-Pedagógico aprovado na presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso e será implantado a partir do período letivo 00.2.
Parágrafo único. Após a aprovação do Projeto Político-Pedagógico serão vedadas alterações, num prazo inferior a 10 (dez) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e/ou emergenciais, a juízo do CONSEPE.
Art. 11. A equivalência curricular e/ou adaptações resultantes do processo constante de avaliações serão feitas através de portarias expedidas pela Pró-Reitoria de Graduação, ouvido o Colegiado do Curso.
Parágrafo único. A adaptação curricular dos alunos que ingressaram no Curso em períodos letivos anteriores à vigência desta Resolução será feita de acordo com programação aprovada pelo Colegiado do Curso.
Art. 12. Esta Resolução entra em vigor em 10 de maio de 2000.
Art. 13. Revogam-se as disposições em contrário.
Conselho Superior de Ensino, Pesquisa Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em 10 de maio de 2000.
Jader Nunes de Oliveira
Presidente
ANEXO I
OBJETO DE ESTUDO
O objeto de estudo do Curso de Arquitetura e Urbanismo é o espaço de vivência pública ou privada nas escalas da cidade e do edifício. |
OBJETIVOS DO CURSO
Formar arquitetos/urbanistas capazes de conhecer, planejar, projetar e remanejar o espaço de vivência pública ou privada nas escalas da cidade e do edifício, considerando as suas relações com a história e a cultura, com o meio ambiente, com a tecnologia e a ciência, bem como com a criação artística e os princípios éticos.
|
PERFIL DO EGRESSO
O arquiteto e urbanista, como um profissional de formação generalista em seu campo de atuação, deve estar comprometido com posturas éticas relacionadas ao desempenho profissional, à cidadania e à questão ambiental.
Esse profissional deve estar apto a propor soluções físico-espaciais que atendam às demandas da sociedade, a responder aos desafios advindos das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhe possibilite adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e ser afeito à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos. |
COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADES
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESEJADAS:
O exercício profissional do arquiteto e urbanista no Brasil é regulado por lei. A habilitação é única, ou seja, não existem modalidades na profissão. A responsabilidade técnica e a responsabilidade social (código de ética) constam da lei 5.194/66, que regulamenta a profissão nacionalmente. Assim, os arquitetos e urbanistas formados em qualquer unidade da Federação podem exercer sua profissão em todo o território nacional.
As competências
Do ponto de vista legal (Lei 5194/66, Resolução 218/73 e Decisão Normativa 47/92 do CONFEA), compete ao arquiteto e urbanista o exercício das seguintes atividades: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, elaboração de projetos e de especificações, direção e execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e avaliação, todas referentes a construções, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional, desenvolvimento urbano e regional, paisagismo e trânsito.
Os conhecimentos
A educação do arquiteto e urbanista deve ser assegurada por um ensino de nível universitário que mantenha o equilíbrio entre os aspectos teóricos-conceituais e éticos da profissão, que constituem os campos de conhecimento de fundamentação e a pesquisa científica, e a prática profissional, entendida como estágios curriculares e atividades de extensão e de pesquisa aplicada.
As habilidades
O arquiteto e urbanista deve ser apto a aplicar os conhecimento da história, cultura e artes - com ênfase nas manifestações ocorridas no Brasil - ecologia, ciência e tecnologia, na concepção do projeto de arquitetura e urbanismo.
O arquiteto e urbanista deve ser apto a compreender as questões ambientais, as relações entre as pessoas, as construções e seu entorno, de modo que sua atividade profissional vise a preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural.
O arquiteto e urbanista deve ser apto a desenvolver práticas de pesquisa e de articulação com a sociedade.
O arquiteto e urbanista deve ser apto a elaborar e gerenciar projetos de arquitetura, e a absorver as mudanças tecnológicas ocorrentes no âmbito do seu exercício profissional. |
ANEXO II - Composição curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo
I - Conteúdos Básicos Obrigatórios (carga horária: 240 créditos, 3600 horas)
A - Matérias Profissionais de Fundamentação (carga horária: 54 créditos, 810 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Elementos de História, Arte e Arquitetura |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Total |
60 |
4 |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Análise do Espaço Urbano |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Sociologia Urbana |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Noções de Arquitetura e Urbanismo |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Deontologia e Prática Profissional |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Total |
240 |
16 |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Oficina Plástica I |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Oficina Plástica II |
90 |
6 |
Oficina Plástica I |
Oficina de Desenho I |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Oficina de Desenho II |
90 |
6 |
Oficina de Desenho I |
Geometria Descritiva |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Desenho de Arquitetura |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Total |
510 |
34 |
B – Matérias Profissionais de Aprofundamento (carga horária: 142 créditos, 2130 horas)
a) Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (carga horária: 6 créditos, 90 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Perspectiva |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Total |
90 |
6 |
b) Planejamento Urbano e Regional (carga horária: 8 créditos, 120 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Planejamento Urbano e Regional I |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Planejamento Urbano e Regional II |
60 |
4 |
Planejamento Urbano e Regional I |
Total |
120 |
8 |
c) História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo I (carga horária: 24 créditos, 360 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
História da Arquitetura e do Urbanismo I |
60 |
4 |
Elementos de História, Arte e Arquitetura |
História da Arquitetura e do Urbanismo II |
60 |
4 |
Elementos de História, Arte e Arquitetura |
História da Arquitetura e do Urbanismo III |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo II |
História da Arquitetura e do Urbanismo IV |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo II |
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo I |
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil II |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo III |
Total |
360 |
24 |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Intervenção em áreas históricas |
90 |
6 |
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I |
Total |
90 |
6 |
e) Topografia (carga horária: 4 créditos, 60 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Introdução ao Desenho |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Desenho Urbano II* |
Desenho Urbano I |
||
Total |
60 |
4 |
* O conteúdo desta disciplina atende tanto ao componente curricular Topografia como Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo.
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Tecnologia das Construções I |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Tecnologia das Construções II |
60 |
4 |
Tecnologia das Construções I |
Total |
120 |
8 |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Sistemas Estruturais I |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Sistemas Estruturais II |
90 |
6 |
Sistemas Estruturais I |
Total |
150 |
10 |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Ergonomia |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
Conforto Ambiental I |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Conforto Ambiental II |
60 |
4 |
Conforto Ambiental I |
Total |
180 |
12 |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Projeto de Edificações I |
90 |
6 |
Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo |
Projeto de Edificações II |
90 |
6 |
Projeto de Edificações I |
Projeto de Edificações III |
90 |
6 |
Projeto de Edificações II |
Projeto de Edificações IV |
90 |
6 |
Projeto de Edificações III |
Projeto de Edificações V |
90 |
6 |
Projeto de Edificações IV |
Desenho Urbano I |
90 |
6 |
Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo |
Desenho Urbano II |
90 |
6 |
Desenho Urbano I |
Desenho Urbano III |
90 |
6 |
Desenho Urbano II |
Desenho Urbano IV |
90 |
6 |
Desenho Urbano III |
Desenho Urbano V |
90 |
6 |
Desenho Urbano IV |
Total |
960 |
64 |
C – Estágio Supervisionado (carga horária: 20 créditos, 300 horas)
a) Observação e Interlocução com a realidade profissional (carga horária: 12 créditos, 180 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Estágio Supervisionado I (vinculado a Noções de Arquitetura e Urbanismo) |
30 |
2 |
Sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado II (vinculado a Ergonomia aplicada a Arquitetura) |
30 |
2 |
Sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado III |
30 |
2 |
Sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado IV |
30 |
2 |
Sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado V |
30 |
2 |
Sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado VI |
30 |
2 |
Sem pré-requisito |
Total |
180 |
12 |
b) Iniciação e intervenção Profissional (carga horária: 8 créditos, 120 horas)
Disciplina |
C.H |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Estágio Supervisionado VII |
60 |
4 |
Sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado VIII |
60 |
4 |
Sem pré-requisito |
Total |
120 |
8 |
D – Trabalho Final de Graduação (carga horária: 24 créditos, 360 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Trabalho Final de Graduação I |
60 |
4 |
Projeto de Edificações V e Desenho Urbano V |
Trabalho Final de Graduação II |
300 |
20 |
Todas as disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso |
Total |
360 |
24 |
II - Conteúdos Complementares (carga horária: 30 créditos, 450 horas)
A - Obrigatórios (carga horária: 4 créditos, 60 horas)
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Metodologia Científica |
60 |
4 |
Sem pré-requisito |
Seminário Direito e Cidadania (vinculado à disciplina Deontologia e Prática Profissional)** |
Sem pré-requisito |
||
Seminário Educação Especial (vinculado à disciplina Ergonomia) ** |
Sem pré-requisito |
||
Seminários Educação Ambiental (vinculado à disciplina Desenho Urbano II) ** |
- |
- |
Sem pré-requisito |
Total |
60 |
4 |
** Os créditos relativos aos seminários estão incluídos nas respectivas disciplinas a que estão vinculados
B - Flexíveis - (carga horária: 26 créditos, 390 horas)
Tópico |
Conteúdo |
Tópico 01 |
Desenho do Objeto |
Tópico 02 |
Comunicação Visual |
Tópico 03 |
Avaliação pós-ocupação |
Tópico 04 |
Arquitetura sem arquitetos |
Tópico 05 |
Arquitetura e paisagem |
Tópico 06 |
Oficina de modelos |
Tópico 07 |
Legislação urbana |
Tópico 08 |
Sustentabilidade urbana |
Tópico 09 |
Estruturas especiais |
Tópico 10 |
Análise de obras modernas |
Tópico 11 |
Fotografia aplicada a arquitetura e urbanismo |
Tópico 12 |
Topografia aplicada a arquitetura e urbanismo |
Tópico 13 |
Evolução Urbana no Brasil |
Tópico 14 |
Tipologia das Habitações |
Disciplina |
C.H. |
CR |
Pré-Requisito(s) |
Psicologia Ambiental |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Psicologia da criatividade |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Historia da Arte |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Cerâmica |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Sociologia da Arte |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Industrialização das construções |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Ciências do Ambiente |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Anexo III - ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR
A organização curricular está estruturada verticalmente em três blocos – Introdutório, Fundamental e Conclusivo – que definem as etapas do curso e horizontalmente em três eixos principais – História da Arquitetura e da Cidade, Projeto e Representação e Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo – que definem o conteúdo necessário à formação do arquiteto. Subsidiariamente aparecem mais três eixos relativos ao Estágio supervisionado, ao conteúdo flexível e ao conteúdo previsto pela Resolução 39/99 PRG/CONSEPE.
1º Bloco Introdutório. Primeira aproximação ao objeto de estudo e aos instrumentos, conceitos e definições que viabilizam a sua abordagem. Esse bloco tem dois momentos: a) no primeiro momento, privilegia-se o conhecimento resultante da observação e da experimentação, através de oficinas de criação, viagens, visitas, etc; b) no segundo momento, privilegia-se a sistematização das informações e o equacionamento dos problemas, preparando a transição para o bloco seguinte.
1º PERÍODO – Observação e Experimentação
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
Elementos de História, Arte e Arquitetura |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Noções de Arquitetura e Urbanismo |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Oficina Plástica I |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Oficina de Desenho I |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Introdução ao Desenho |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Geometria Descritiva |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Sistemas estruturais I |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado I |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
510 |
34 |
|
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
2º. PERÍODO. sistematização das informações e o equacionamento dos problemas
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
História da Arquitetura e do Urbanismo I |
60 |
4 |
Elementos de História, Arte e Arquitetura |
Metodologia Científica |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Oficina Plástica II |
90 |
6 |
Oficina Plástica I |
Oficina de Desenho II |
90 |
6 |
Oficina de Desenho I |
Desenho de Arquitetura |
90 |
6 |
Geometria Descritiva |
Ergonomia |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado II |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
510 |
34 |
|
Seminário Educação Especial (vinculado à disciplina Ergonomia) |
- |
- |
sem pré-requisito |
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
2º Bloco Fundamental. Aprofunda os corpos teórico e prático da formação do arquiteto e está subdividido em duas partes com diferentes níveis: a) a primeira contempla os conhecimentos formativos e de criação de repertório (até o 50 semestre) e b) a segunda que aprofunda esses conhecimentos (a partir do 60 semestre).
3º. PERÍODO – conhecimentos formativos e de criação de repertório: Conforto Ambiental
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
História da Arquitetura e do Urbanismo II |
60 |
4 |
Elementos de História, Arte e Arquitetura |
Projeto de Arquitetura I |
90 |
6 |
Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo |
Desenho Urbano I |
90 |
6 |
Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo |
Perspectiva |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Conforto Ambiental I |
90 |
6 |
sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado III |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
450 |
30 |
|
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
4º. PERÍODO – conhecimentos formativos e de criação de repertório: Paisagismo e Meio Ambiente
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo I |
Sociologia Urbana |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Projeto de Edificações II |
90 |
6 |
Projeto de Edificações I |
Desenho Urbano II |
90 |
6 |
Desenho Urbano I |
Tecnologia das Construções I |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Estágio Supervisionado IV |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
390 |
26 |
|
Seminário de Educação Ambiental (vinculado a Desenho Urbano II) |
- |
- |
sem pré-requisito |
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
5º. PERÍODO - conhecimentos formativos e de criação de repertório: Cidade e Patrimônio
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
História da Arquitetura e do Urbanismo III |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo II |
Intervenção em áreas históricas |
90 |
6 |
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I |
Desenho Urbano III |
90 |
6 |
Desenho Urbano II |
Sistemas Estruturais II |
90 |
6 |
Sistemas Estruturais I |
Estágio Supervisionado V |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
360 |
24 |
|
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
6º. PERÍODO. aprofundamento de conhecimentos: arquitetura e memória
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil II |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo III |
Planejamento Urbano e Regional I |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Projeto de Edificações III |
90 |
6 |
Projeto de Edificações II |
Conforto Ambiental II |
60 |
4 |
Conforto Ambiental I |
Estágio Supervisionado VI |
30 |
2 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
300 |
20 |
|
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
7º. PERÍODO – aprofundamento de conhecimentos: programas complexos
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
História da Arquitetura e do Urbanismo IV |
60 |
4 |
História da Arquitetura e do Urbanismo II |
Planejamento Urbano e Regional II |
60 |
4 |
Planejamento Urbano e Regional I |
Projeto de Edificações IV |
90 |
6 |
Projeto de Edificações III |
Desenho Urbano IV |
90 |
6 |
Desenho Urbano III |
Tecnologia das Construções II |
60 |
4 |
Tecnologia das Construções I |
Estágio Supervisionado VII |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
420 |
28 |
|
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
8º. PERÍODO – aprofundamento de conhecimentos: o habitat
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
Análise do Espaço Urbano |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Deontologia e Prática Profissional |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
Projeto de Edificações V |
90 |
6 |
Projeto de Edificações IV |
Desenho Urbano V |
90 |
6 |
Desenho Urbano IV |
Estágio Supervisionado VIII |
60 |
4 |
sem pré-requisito |
TOTAL |
360 |
24 |
|
Seminário Direitos Humanos (vinculado a Deontologia e Prática Profissional) |
- |
- |
sem pré-requisito |
Conteúdos Complementares Flexíveis |
Var |
Var |
- |
3º Bloco Conclusivo. Compreende o Trabalho Final de Graduação e se constitui no momento em que o aluno demonstra sua capacidade de síntese em relação aos conhecimentos adquiridos no curso e elege um tema, de sua preferência entre aqueles oferecidos pelas linhas de pesquisa, considerando a sua oportunidade conjuntural de aprofundamento. O produto final decorrente desta atividade deve ser o cartão de visitas do arquiteto para sua futura vida profissional.
9º. PERÍODO
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
Trabalho Final de Graduação I |
60 |
4 |
Projeto de Edificações V e Desenho Urbano V |
TOTAL |
60 |
4 |
|
Conteúdos Complementares Flexíveis |
* |
* |
- |
* variável |
10º. PERÍODO
COMPONENTES CURRICULARES |
CH |
CR |
PRÉ-REQUISITO |
Trabalho Final de Graduação II |
300 |
20 |
todas as disciplinas obrigatórias do curso |
TOTAL |
300 |
20 |