SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Resolução Nº 16/2000

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia do Campus I, desta Universidade, revoga a Resolução no 32/89 do CONSEPE e dá outras providências.

 

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, no uso das suas atribuições e tendo em vista o que deliberou a II Câmara do CONSEPE, em reunião realizada no dia 10 de maio de 2000 (Processo 23074.023643/99-77),

R E S O L V E :

Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia do Campus I, desta Universidade.

§ 1º O Projeto Político-Pedagógico é o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do Curso.

§ 2º As definições relativas ao objeto de estudo e objetivos do Curso, perfil profissional, competências e habilidades dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

Art. 2º O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo fundamenta-se na Portaria Ministerial nº 1.770 MEC/Sesu, de 21 de dezembro de 1994 e na Resolução nº 39/99 UFPB/CONSEPE, de 16 de setembro de 1999.

Art. 3º O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem como finalidade conferir a habilitação de arquiteto e urbanista aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.

Art. 4º O Curso funcionará no turno diurno, terá a duração mínima de 10 (dez) e máxima de 17 (dezessete) períodos letivos e o currículo será integralizado em 4.050 (quatro mil e cinqüenta) horas, correspondentes a 270 (duzentos e setenta) créditos.

Parágrafo único. Será permitida a matrícula em um máximo de 34 (trinta e quatro) créditos por período letivo, excetuando-se os casos julgados como excepcionais pelo Colegiado do Curso.

Art. 5º A composição curricular do Projeto Político-Pedagógico resulta de conteúdos fixados conforme os seguintes blocos:

CONTEÚDOS

CH

CR

%

I. BÁSICOS

3.600

240

88.9

A - matérias profissionais de fundamentação

810

54

20.0

B - matérias profissionais de aprofundamento

2130

142

52.6

C - estágio supervisionado

300

20

7.4

D - trabalho final de graduação

360

24

8.9

II. COMPLEMENTARES

450

30

11.1

A – obrigatórios

60

4

1.5

B – flexíveis

390

26

9.6

TOTAL

4050

270

100.0

 

Art. 6º Os conteúdos curriculares serão desdobrados em componentes, conforme Anexo II.

§ 1º Nos conteúdos básicos será incluído o Estágio Supervisionado, com 300 (trezentas) horas de duração, desenvolvido ao longo do Curso, acompanhado e avaliado conforme regulamentação do Colegiado do Curso, nas seguintes modalidades:

I - A primeira modalidade, caracterizada como observação e interlocução com a realidade profissional, será oferecida conforme prevista na estruturação curricular, com 180 (cento e oitenta) horas de duração.

II - A segunda modalidade, caracterizada como iniciação e intervenção profissional, será oferecida no penúltimo ano do Curso, com 120 (cento e vinte) horas de duração.

§ 2º Nos conteúdos básicos também será incluído o componente Trabalho Final de Graduação, em duas etapas, nos dois últimos semestres, após a conclusão de todos os créditos obrigatórios, conforme previsto na estruturação curricular e regulamentado pelo Colegiado do Curso, com 360 (trezentas e sessenta) horas de duração.

§ 3º Nos conteúdos complementares serão incluídos os componentes:

a ) no primeiro ano, Metodologia Científica e Seminário Educação Especial;

b ) no segundo ano, Seminário Educação Ambiental;

c ) no quarto ano, Seminário Direitos Humanos.

Art. 7º A matrícula nos componentes flexíveis será orientada e acompanhada por um tutor responsável pela vida acadêmica do(a) aluno(a).

§ 1º As atividades de monitoria, Programa Especial de Treinamento - PET, iniciação científica, extensão e similares serão regulamentadas pelo Colegiado do Curso e serão contabilizadas até um limite total de 180 (cento e oitenta) horas.

§ 2º Os componentes livres serão contabilizados até um limite total de 300 (trezentas) horas.

§ 3º Os tópicos especiais serão contabilizados até um limite total de 180 (cento e oitenta) horas.

§ 4º Seminários, congressos, workshops e eventos similares serão contabilizados até um limite total de 60 (sessenta) horas.

§ 5º Além dos limites de horas fixados no parágrafo anterior, o (a) aluno (a) poderá aumentar a carga horária do seu Curso de acordo com as suas disponibilidades.

Art. 8º A organização curricular está estruturada verticalmente em três blocos que definem as etapas do Curso e horizontalmente em três eixos principais que definem o conteúdo necessário à formação do arquiteto e em sistema de créditos semestrais, conforme Anexo II.

Parágrafo único. Para assegurar a integração das atividades acadêmicas do Curso, o Projeto Político-Pedagógico inclui linhas de pesquisa e de extensão.

Art. 9º A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, será feita conforme Anexo III.

Art. 10. O Projeto Político-Pedagógico aprovado na presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso e será implantado a partir do período letivo 00.2.

Parágrafo único. Após a aprovação do Projeto Político-Pedagógico serão vedadas alterações, num prazo inferior a 10 (dez) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e/ou emergenciais, a juízo do CONSEPE.

Art. 11. A equivalência curricular e/ou adaptações resultantes do processo constante de avaliações serão feitas através de portarias expedidas pela Pró-Reitoria de Graduação, ouvido o Colegiado do Curso.

Parágrafo único. A adaptação curricular dos alunos que ingressaram no Curso em períodos letivos anteriores à vigência desta Resolução será feita de acordo com programação aprovada pelo Colegiado do Curso.

Art. 12. Esta Resolução entra em vigor em 10 de maio de 2000.

Art. 13. Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em 10 de maio de 2000.

 

 

Jader Nunes de Oliveira

Presidente

 

ANEXO I

 

OBJETO DE ESTUDO

 

O objeto de estudo do Curso de Arquitetura e Urbanismo é o espaço de vivência pública ou privada nas escalas da cidade e do edifício.

 

OBJETIVOS DO CURSO

  1. Geral
  2.  

    Formar arquitetos/urbanistas capazes de conhecer, planejar, projetar e remanejar o espaço de vivência pública ou privada nas escalas da cidade e do edifício, considerando as suas relações com a história e a cultura, com o meio ambiente, com a tecnologia e a ciência, bem como com a criação artística e os princípios éticos.

     

  3. Específicos

 

  • Desenvolver no aluno a percepção dos problemas de interesse da arquitetura e urbanismo;
  • Incentivar o estudo continuado;
  • Potencializar no aluno a capacidade de criar e representar o espaço de vivência pública e privada;
  • Preparar o aluno para intervir no meio ambiente;
  • Estimular o aluno a praticar atividades de pesquisa e a articular-se com a sociedade;
  • Fornecer base tecnológica que permita ao egresso elaborar e gerenciar projetos de arquitetura e a usar novas tecnologias.

 

PERFIL DO EGRESSO

 

O arquiteto e urbanista, como um profissional de formação generalista em seu campo de atuação, deve estar comprometido com posturas éticas relacionadas ao desempenho profissional, à cidadania e à questão ambiental.

 

Esse profissional deve estar apto a propor soluções físico-espaciais que atendam às demandas da sociedade, a responder aos desafios advindos das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhe possibilite adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e ser afeito à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos.

 

COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADES

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESEJADAS:

 

O exercício profissional do arquiteto e urbanista no Brasil é regulado por lei. A habilitação é única, ou seja, não existem modalidades na profissão. A responsabilidade técnica e a responsabilidade social (código de ética) constam da lei 5.194/66, que regulamenta a profissão nacionalmente. Assim, os arquitetos e urbanistas formados em qualquer unidade da Federação podem exercer sua profissão em todo o território nacional.

 

As competências

 

Do ponto de vista legal (Lei 5194/66, Resolução 218/73 e Decisão Normativa 47/92 do CONFEA), compete ao arquiteto e urbanista o exercício das seguintes atividades: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, elaboração de projetos e de especificações, direção e execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e avaliação, todas referentes a construções, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional, desenvolvimento urbano e regional, paisagismo e trânsito.

 

Os conhecimentos

 

A educação do arquiteto e urbanista deve ser assegurada por um ensino de nível universitário que mantenha o equilíbrio entre os aspectos teóricos-conceituais e éticos da profissão, que constituem os campos de conhecimento de fundamentação e a pesquisa científica, e a prática profissional, entendida como estágios curriculares e atividades de extensão e de pesquisa aplicada.

 

As habilidades

 

O arquiteto e urbanista deve ser apto a aplicar os conhecimento da história, cultura e artes - com ênfase nas manifestações ocorridas no Brasil - ecologia, ciência e tecnologia, na concepção do projeto de arquitetura e urbanismo.

 

O arquiteto e urbanista deve ser apto a compreender as questões ambientais, as relações entre as pessoas, as construções e seu entorno, de modo que sua atividade profissional vise a preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico-cultural.

 

O arquiteto e urbanista deve ser apto a desenvolver práticas de pesquisa e de articulação com a sociedade.

 

O arquiteto e urbanista deve ser apto a elaborar e gerenciar projetos de arquitetura, e a absorver as mudanças tecnológicas ocorrentes no âmbito do seu exercício profissional.

 

ANEXO II - Composição curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo

 

I - Conteúdos Básicos Obrigatórios (carga horária: 240 créditos, 3600 horas)

A - Matérias Profissionais de Fundamentação (carga horária: 54 créditos, 810 horas)

 

    1. Estética, História das artes (carga horária: 4 créditos, 60 horas)

    Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Elementos de História, Arte e Arquitetura

    60

    4

    sem pré-requisito

    Total

    60

    4

     

     

  1. Estudos sociais e ambientais (carga horária: 16 créditos, 240 horas)
  2. Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Análise do Espaço Urbano

    60

    4

    sem pré-requisito

    Sociologia Urbana

    60

    4

    sem pré-requisito

    Noções de Arquitetura e Urbanismo

    60

    4

    sem pré-requisito

    Deontologia e Prática Profissional

    60

    4

    sem pré-requisito

    Total

    240

    16

     

     

  3. Desenho (carga horária: 34 créditos, 510 horas)
  4. Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Oficina Plástica I

    90

    6

    sem pré-requisito

    Oficina Plástica II

    90

    6

    Oficina Plástica I

    Oficina de Desenho I

    90

    6

    sem pré-requisito

    Oficina de Desenho II

    90

    6

    Oficina de Desenho I

    Geometria Descritiva

    60

    4

    sem pré-requisito

    Desenho de Arquitetura

    90

    6

    sem pré-requisito

    Total

    510

    34

     

     

    B – Matérias Profissionais de Aprofundamento (carga horária: 142 créditos, 2130 horas)

     

    a) Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (carga horária: 6 créditos, 90 horas)

    Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Perspectiva

    90

    6

    sem pré-requisito

    Total

    90

    6

     

     

     

    b) Planejamento Urbano e Regional (carga horária: 8 créditos, 120 horas)

    Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Planejamento Urbano e Regional I

    60

    4

    sem pré-requisito

    Planejamento Urbano e Regional II

    60

    4

    Planejamento Urbano e Regional I

    Total

    120

    8

     

     

    c) História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo I (carga horária: 24 créditos, 360 horas)

    Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    História da Arquitetura e do Urbanismo I

    60

    4

    Elementos de História, Arte e Arquitetura

    História da Arquitetura e do Urbanismo II

    60

    4

    Elementos de História, Arte e Arquitetura

    História da Arquitetura e do Urbanismo III

    60

    4

    História da Arquitetura e do Urbanismo II

    História da Arquitetura e do Urbanismo IV

    60

    4

    História da Arquitetura e do Urbanismo II

    História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I

    60

    4

    História da Arquitetura e do Urbanismo I

    História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil II

    60

    4

    História da Arquitetura e do Urbanismo III

    Total

    360

    24

     

     

  5. Técnicas retrospectivas (carga horária: 6 créditos, 90 horas)

Disciplina

C.H.

CR

Pré-Requisito(s)

Intervenção em áreas históricas

90

6

História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I

Total

90

6

 

 

e) Topografia (carga horária: 4 créditos, 60 horas)

Disciplina

C.H.

CR

Pré-Requisito(s)

Introdução ao Desenho

60

4

sem pré-requisito

Desenho Urbano II*

   

Desenho Urbano I

Total

60

4

 

* O conteúdo desta disciplina atende tanto ao componente curricular Topografia como Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo.

 

    1. Tecnologia da Construção (carga horária: 8 créditos, 120 horas)

    Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Tecnologia das Construções I

    60

    4

    sem pré-requisito

    Tecnologia das Construções II

    60

    4

    Tecnologia das Construções I

    Total

    120

    8

     
  1. Sistemas Estruturais (carga horária: 10 créditos, 150 horas)
  2. Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Sistemas Estruturais I

    60

    4

    sem pré-requisito

    Sistemas Estruturais II

    90

    6

    Sistemas Estruturais I

    Total

    150

    10

     

     

  3. Conforto Ambiental (carga horária: 12 créditos, 180 horas)
  4. Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Ergonomia

    30

    2

    sem pré-requisito

    Conforto Ambiental I

    90

    6

    sem pré-requisito

    Conforto Ambiental II

    60

    4

    Conforto Ambiental I

    Total

    180

    12

     
  5. Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo (carga horária: 64 créditos, 960 horas)

Disciplina

C.H.

CR

Pré-Requisito(s)

Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

60

4

sem pré-requisito

Projeto de Edificações I

90

6

Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Projeto de Edificações II

90

6

Projeto de Edificações I

Projeto de Edificações III

90

6

Projeto de Edificações II

Projeto de Edificações IV

90

6

Projeto de Edificações III

Projeto de Edificações V

90

6

Projeto de Edificações IV

Desenho Urbano I

90

6

Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Desenho Urbano II

90

6

Desenho Urbano I

Desenho Urbano III

90

6

Desenho Urbano II

Desenho Urbano IV

90

6

Desenho Urbano III

Desenho Urbano V

90

6

Desenho Urbano IV

Total

960

64

 

 

 

C – Estágio Supervisionado (carga horária: 20 créditos, 300 horas)

a) Observação e Interlocução com a realidade profissional (carga horária: 12 créditos, 180 horas)

Disciplina

C.H.

CR

Pré-Requisito(s)

Estágio Supervisionado I (vinculado a Noções de Arquitetura e Urbanismo)

30

2

Sem pré-requisito

Estágio Supervisionado II (vinculado a Ergonomia aplicada a Arquitetura)

30

2

Sem pré-requisito

Estágio Supervisionado III

30

2

Sem pré-requisito

Estágio Supervisionado IV

30

2

Sem pré-requisito

Estágio Supervisionado V

30

2

Sem pré-requisito

Estágio Supervisionado VI

30

2

Sem pré-requisito

Total

180

12

 

 

b) Iniciação e intervenção Profissional (carga horária: 8 créditos, 120 horas)

Disciplina

C.H

CR

Pré-Requisito(s)

Estágio Supervisionado VII

60

4

Sem pré-requisito

Estágio Supervisionado VIII

60

4

Sem pré-requisito

Total

120

8

 

D – Trabalho Final de Graduação (carga horária: 24 créditos, 360 horas)

Disciplina

C.H.

CR

Pré-Requisito(s)

Trabalho Final de Graduação I

60

4

Projeto de Edificações V e Desenho Urbano V

Trabalho Final de Graduação II

300

20

Todas as disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso

Total

360

24

 

II - Conteúdos Complementares (carga horária: 30 créditos, 450 horas)

A - Obrigatórios (carga horária: 4 créditos, 60 horas)

Disciplina

C.H.

CR

Pré-Requisito(s)

Metodologia Científica

60

4

Sem pré-requisito

Seminário Direito e Cidadania (vinculado à disciplina Deontologia e Prática Profissional)**

   

Sem pré-requisito

Seminário Educação Especial (vinculado à disciplina Ergonomia) **

   

Sem pré-requisito

Seminários Educação Ambiental (vinculado à disciplina Desenho Urbano II) **

-

-

Sem pré-requisito

Total

60

4

 

** Os créditos relativos aos seminários estão incluídos nas respectivas disciplinas a que estão vinculados

B - Flexíveis - (carga horária: 26 créditos, 390 horas)

  1. Tópicos Especiais (até 12 créditos, 180 horas). Substituem as tradicionais disciplinas optativas e contemplam os conteúdos decorrentes de deficiências conjunturais, demandas flutuantes, complementações e aprofundamentos em temas afins ou linhas de pesquisa. Sugestões:
  2. Tópico

    Conteúdo

    Tópico 01

    Desenho do Objeto

    Tópico 02

    Comunicação Visual

    Tópico 03

    Avaliação pós-ocupação

    Tópico 04

    Arquitetura sem arquitetos

    Tópico 05

    Arquitetura e paisagem

    Tópico 06

    Oficina de modelos

    Tópico 07

    Legislação urbana

    Tópico 08

    Sustentabilidade urbana

    Tópico 09

    Estruturas especiais

    Tópico 10

    Análise de obras modernas

    Tópico 11

    Fotografia aplicada a arquitetura e urbanismo

    Tópico 12

    Topografia aplicada a arquitetura e urbanismo

    Tópico 13

    Evolução Urbana no Brasil

    Tópico 14

    Tipologia das Habitações

     

  3. Componentes Livres (até 20 créditos, 300 horas) são aqueles escolhidos pelo aluno entre as oferecidas pela Universidade para contemplar conteúdos de interesse individual e trajetórias pessoais– sugestões:
  4. Disciplina

    C.H.

    CR

    Pré-Requisito(s)

    Psicologia Ambiental

    60

    4

    sem pré-requisito

    Psicologia da criatividade

    60

    4

    sem pré-requisito

    Historia da Arte

    60

    4

    sem pré-requisito

    Cerâmica

    60

    4

    sem pré-requisito

    Sociologia da Arte

    60

    4

    sem pré-requisito

    Industrialização das construções

    60

    4

    sem pré-requisito

    Ciências do Ambiente

    60

    4

    sem pré-requisito

     

  5. Participação em projetos de pesquisa, extensão e monitoria (até 12 créditos). Essa participação permite o contato direto com a sociedade, visando a formação do cidadão, do profissional da produção e do pesquisador/professor.
  6.  

  7. Participação em congressos, seminários, workshops, etc (até 4 créditos)

 

Anexo III - ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR

 

A organização curricular está estruturada verticalmente em três blocos – Introdutório, Fundamental e Conclusivo – que definem as etapas do curso e horizontalmente em três eixos principais – História da Arquitetura e da Cidade, Projeto e Representação e Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo – que definem o conteúdo necessário à formação do arquiteto. Subsidiariamente aparecem mais três eixos relativos ao Estágio supervisionado, ao conteúdo flexível e ao conteúdo previsto pela Resolução 39/99 PRG/CONSEPE.

1º Bloco Introdutório. Primeira aproximação ao objeto de estudo e aos instrumentos, conceitos e definições que viabilizam a sua abordagem. Esse bloco tem dois momentos: a) no primeiro momento, privilegia-se o conhecimento resultante da observação e da experimentação, através de oficinas de criação, viagens, visitas, etc; b) no segundo momento, privilegia-se a sistematização das informações e o equacionamento dos problemas, preparando a transição para o bloco seguinte.

 

1º PERÍODO – Observação e Experimentação

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

Elementos de História, Arte e Arquitetura

60

4

sem pré-requisito

Noções de Arquitetura e Urbanismo

60

4

sem pré-requisito

Oficina Plástica I

90

6

sem pré-requisito

Oficina de Desenho I

90

6

sem pré-requisito

Introdução ao Desenho

60

4

sem pré-requisito

Geometria Descritiva

60

4

sem pré-requisito

Sistemas estruturais I

60

4

sem pré-requisito

Estágio Supervisionado I

30

2

sem pré-requisito

TOTAL

510

34

 

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

 

2º. PERÍODO. sistematização das informações e o equacionamento dos problemas

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

História da Arquitetura e do Urbanismo I

60

4

Elementos de História, Arte e Arquitetura

Metodologia Científica

60

4

sem pré-requisito

Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

60

4

sem pré-requisito

Oficina Plástica II

90

6

Oficina Plástica I

Oficina de Desenho II

90

6

Oficina de Desenho I

Desenho de Arquitetura

90

6

Geometria Descritiva

Ergonomia

30

2

sem pré-requisito

Estágio Supervisionado II

30

2

sem pré-requisito

TOTAL

510

34

 

Seminário Educação Especial (vinculado à disciplina Ergonomia)

-

-

sem pré-requisito

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

2º Bloco Fundamental. Aprofunda os corpos teórico e prático da formação do arquiteto e está subdividido em duas partes com diferentes níveis: a) a primeira contempla os conhecimentos formativos e de criação de repertório (até o 50 semestre) e b) a segunda que aprofunda esses conhecimentos (a partir do 60 semestre).

 

3º. PERÍODO – conhecimentos formativos e de criação de repertório: Conforto Ambiental

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

História da Arquitetura e do Urbanismo II

60

4

Elementos de História, Arte e Arquitetura

Projeto de Arquitetura I

90

6

Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Desenho Urbano I

90

6

Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Perspectiva

90

6

sem pré-requisito

Conforto Ambiental I

90

6

sem pré-requisito

Estágio Supervisionado III

30

2

sem pré-requisito

TOTAL

450

30

 

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

4º. PERÍODO – conhecimentos formativos e de criação de repertório: Paisagismo e Meio Ambiente

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I

60

4

História da Arquitetura e do Urbanismo I

Sociologia Urbana

60

4

sem pré-requisito

Projeto de Edificações II

90

6

Projeto de Edificações I

Desenho Urbano II

90

6

Desenho Urbano I

Tecnologia das Construções I

60

4

sem pré-requisito

Estágio Supervisionado IV

30

2

sem pré-requisito

TOTAL

390

26

 

Seminário de Educação Ambiental (vinculado a Desenho Urbano II)

-

-

sem pré-requisito

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

5º. PERÍODO - conhecimentos formativos e de criação de repertório: Cidade e Patrimônio

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

História da Arquitetura e do Urbanismo III

60

4

História da Arquitetura e do Urbanismo II

Intervenção em áreas históricas

90

6

História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil I

Desenho Urbano III

90

6

Desenho Urbano II

Sistemas Estruturais II

90

6

Sistemas Estruturais I

Estágio Supervisionado V

30

2

sem pré-requisito

TOTAL

360

24

 

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

6º. PERÍODO. aprofundamento de conhecimentos: arquitetura e memória

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

História da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil II

60

4

História da Arquitetura e do Urbanismo III

Planejamento Urbano e Regional I

60

4

sem pré-requisito

Projeto de Edificações III

90

6

Projeto de Edificações II

Conforto Ambiental II

60

4

Conforto Ambiental I

Estágio Supervisionado VI

30

2

sem pré-requisito

TOTAL

300

20

 

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

7º. PERÍODO – aprofundamento de conhecimentos: programas complexos

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

História da Arquitetura e do Urbanismo IV

60

4

História da Arquitetura e do Urbanismo II

Planejamento Urbano e Regional II

60

4

Planejamento Urbano e Regional I

Projeto de Edificações IV

90

6

Projeto de Edificações III

Desenho Urbano IV

90

6

Desenho Urbano III

Tecnologia das Construções II

60

4

Tecnologia das Construções I

Estágio Supervisionado VII

60

4

sem pré-requisito

TOTAL

420

28

 

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

8º. PERÍODO – aprofundamento de conhecimentos: o habitat

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

Análise do Espaço Urbano

60

4

sem pré-requisito

Deontologia e Prática Profissional

60

4

sem pré-requisito

Projeto de Edificações V

90

6

Projeto de Edificações IV

Desenho Urbano V

90

6

Desenho Urbano IV

Estágio Supervisionado VIII

60

4

sem pré-requisito

TOTAL

360

24

 

Seminário Direitos Humanos (vinculado a Deontologia e Prática Profissional)

-

-

sem pré-requisito

Conteúdos Complementares Flexíveis

Var

Var

-

 

3º Bloco Conclusivo. Compreende o Trabalho Final de Graduação e se constitui no momento em que o aluno demonstra sua capacidade de síntese em relação aos conhecimentos adquiridos no curso e elege um tema, de sua preferência entre aqueles oferecidos pelas linhas de pesquisa, considerando a sua oportunidade conjuntural de aprofundamento. O produto final decorrente desta atividade deve ser o cartão de visitas do arquiteto para sua futura vida profissional.

 

9º. PERÍODO

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

Trabalho Final de Graduação I

60

4

Projeto de Edificações V e Desenho Urbano V

TOTAL

60

4

 

Conteúdos Complementares Flexíveis

*

*

-

* variável

     

 

10º. PERÍODO

COMPONENTES CURRICULARES

CH

CR

PRÉ-REQUISITO

Trabalho Final de Graduação II

300

20

todas as disciplinas obrigatórias do curso

TOTAL

300

20