SERVIÇO PÚBLICO
FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
RESOLUÇÃO N° 42/2008
Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia, na modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, desta Universidade.
O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada em 17 de junho de 2008 (Processo nº 23074.013544/08-21).
CONSIDERANDO:
a demanda que impõe a criação do Curso de Arquivologia em razão da necessidade de capacitar profissionais para atuar na área;
os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;
a importância de um Projeto Político-Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante processo de avaliação;
a Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - que orientam a elaboração curricular;
a Resolução CNE/CES nº 20/2002, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC para o Curso de Arquivologia;
a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 – que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e
R E S O L V E:
Art. 1º Fica aprovado o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Arquivologia, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus I, desta Universidade, na modalidade Bacharelado.
§ 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destina a orientar a concretização curricular do referido Curso.
§ 2º As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.
Art. 2º O Curso de Graduação em Arquivologia, na formação em Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPB, tem como finalidade conferir o grau de Bacharel aos alunos que cumprirem as determinações constantes da presente Resolução.
Art. 3º O Curso de Graduação em Arquivologia, na formação
em Bacharelado, será integralizado com 2.760 (duas mil,
setecentas e sessenta) horas-aula, equivalentes a 184 (cento e oitenta e
quatro) créditos.
§ 1º O Curso de
Arquivologia terá a duração mínima de 08 (oito) e máximo de
12 (doze) períodos letivos no turno da tarde; e mínima de 10 (dez) e máximo
de 15 (quinze) no turno da noite.
§ 2º Será permitida a matrícula em no máximo 28 (vinte e oito) e no mínimo 16 (dezesseis) créditos por período letivo no turno da tarde; e no máximo 24 (vinte e quatro) e no mínimo 12 (doze) créditos por período letivo no turno da noite.
Art. 4° A composição curricular, integrante do Projeto
Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as
especificações abaixo, são desdobrados conforme especificado no Anexo II.
Conteúdos Curriculares |
Créditos
|
Carga Horária |
% |
1. Conteúdos Básicos Profissionais |
|
|
|
1.1 Conteúdos de Formação Básica Profissional 1.2 Estágios Supervisionado |
76 20 |
1.140 300 |
41,3 10,9 |
Sub-total |
96 |
1.440 |
52,2 |
2. Conteúdos Complementares |
|
|
|
2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios 2.2 Conteúdos Complementares Optativos 2.4 Conteúdos Complementares Flexíveis |
64 16 08 |
960 240 120 |
34,8 8,6 4,4 |
Sub-total |
88 |
1.320 |
47,8 |
TOTAL |
184 |
2760 |
100 |
Art. 5º As modalidades de componentes curriculares serão as seguintes:
I – disciplinas;
II – atividades;
a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;
b) seminários - discussões temáticas;
c) atividades de monitoria;
d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;
e) participação em projetos de iniciação cientifica e extensão;
f) participação em eventos;
g) oficinas e congêneres;
III – estágios.
§ 1º O Estágio Supervisionado para o Curso de Arquivologia está incluído nos Conteúdos Básicos Profissionais, e terá duração de 300 (trezentas) horas, distribuídos em 04 (quatro) períodos.
§ 2º Nos Conteúdos Complementares Obrigatórios serão incluídas as disciplinas que incorpora conteúdos de Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Aplicada a Ciência da Informação, que constituirão a base para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
§ 4º As modalidades de componentes previstas nos incisos II e III e os conteúdos complementares flexíveis serão regulamentados pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.
Art. 6º O Curso adotará o regime acadêmico de créditos.
Parágrafo único. A estruturação curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, em semestres letivos, será feita conforme especificado no Anexo III.
Art. 7º O Projeto Político-Pedagógico de que trata a presente Resolução será acompanhado e avaliado pelo Colegiado do Curso.
Art. 8º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 10 (dez) períodos letivos, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.
Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da
Universidade Federal da Paraíba,
Rômulo Soares Polari
Presidente
ANEXO I à Resolução nº 42/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquivologia, na modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus I da UFPB.
Definições do Curso
1. Objetivo do Curso
O Curso de Bacharelado em Arquivologia destina-se à
formação de arquivistas para atuar na elaboração de projetos, planejamento e
implantação de sistemas arquivísticos, e
gerenciamento de informações.
-
Possibilitar aos(as) alunos(as) durante o processo de formação acadêmica
acesso a teorias e instrumentos que orientem intervenções pertinentes e
adequadas aos momentos específicos e singulares da área da arquivística.
-
Compreender que as
atividades arquivística envolvem também participação
na organização e gestão de sistemas de informação.
-
Produzir e divulgar
conhecimento científico-tecnológico no campo arquivístico.
-
Formar arquivistas
para atuação específica junto às instituições arquivísticas
e a arquivos pessoais, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da arquivística.
-
Contribuir na construção
de alternativas de organização de arquivos que permitam o desenvolvimento da
área arquivística, com a rapidez e a qualidade
exigida pela dinâmica social em que os arquivos se inserem;
-
Estimular ações
articuladas de ensino, de pesquisa e de extensão voltadas para demandas da área
da arquivística;
Assim, o Curso de
Graduação em Arquivologia propõe-se a formar profissionais de informação
(Arquivistas) para atuarem de modo crítico, criativo e eficiente, em atividades
que conduzam à percepção do valor da informação para a transformação da
sociedade, da gestão de serviços e recursos de informação arquivística,
através das ações de planejamento, organização e administração e o manuseio de
diferentes tecnologias de informação, na área da arquivística.
2.
Perfil do Profissional
O arquivista é um profissional de informação com formação
para desenvolver atividades relacionadas à gestão de documentos de arquivos,
gerenciamento, conservação, preservação e disseminação da informação contida
nos documentos administrativos, artísticos, históricos e culturais elaborados
por pessoas físicas e instituições jurídicas no desenvolvimento de suas
atividades administrativas, intelectuais, artística e histórico-cultural, bem
como pela preservação do patrimônio documental, de pessoas e instituições.
3.
Competências Atitudes e Habilidades
O Curso de Arquivologia propõe abranger conteúdos teóricos,
práticos e outras atividades que permitam formar profissionais capazes de
atender ao perfil profissional delineado, contribuindo assim para o
desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
As competências e habilidades inerentes ao profissional da
informação (arquivista), decorrentes do Projeto Pedagógico, devem qualificá-lo
para o exercício profissional em suas habilitações.
3.1 Técnico-Científicas
-
Aptidão para criar,
desenvolver e utilizar técnicas de coleta, tratamento, recuperação e
disseminação da informação arquivística;
-
Conhecimento para
gerenciar unidades de arquivos, recursos, serviços e sistemas de documentação e
informação;
-
Conhecer, utilizar e
desenvolver tecnologias de informação e de comunicação, visando às atividades,
produtos e serviços da área arquivística;
-
Elaborar políticas de
preservação e dominar técnicas de conservação e restauro do patrimônio
documental de pessoas e instituições;
-
Desenvolver atividades
autônomas (orientar, assessorar, prestar consultoria, realizar perícias e
assinar laudos técnicos e pareceres);
-
Criar, desenvolver e
utilizar técnicas de coleta, tratamento, recuperação e disseminação da informação.
-
Desenvolver ações
pedagógicas e de pesquisa;
3.2 Comunicacionais e Expressivas
-
Ter segurança e
desenvoltura para desenvolver a comunicação verbal e escrita;
3.3 Gerenciais
-
Liderar para
desenvolver e executar atividades arquivísticas;
-
Atuar de forma ética e
profissional no desenvolvimento de práticas arquivísticas
e nas relações interpessoais;
-
Desenvolver
habilidades para gerenciar unidades, recursos, serviços e sistemas de
documentação e informação;
-
Atuar de forma
integrada, estabelecendo relações interpessoais com o público interno e externo
das organizações sociais e empresariais;
-
Conhecer e utilizar os
recursos de marketing para a promoção dos produtos e serviços arquivísticos;
-
Possuir capacidade
para trabalhar em equipes multidisciplinares;
-
Adaptar-se as mudanças
sociais, econômicas e tecnológicas;
-
Atuar em organizações
públicas e privadas sob uma perspectiva holística;
-
Planejar
administrativa e financeiramente as atividades inerentes a sua prática
profissional.
-
Compreender as
diferentes concepções filosóficas sobre a informação e o conhecimento;
3.4 Sociais e
Políticas
-
Compreender
sócio-culturais e históricas raízes, formas e manifestações da sociedade;
-
Interesse pela
política, social, econômica e cultural da informação;
-
Integrar-se a
diferentes grupos profissionais;
-
Reconhecer a
importância política, social, econômica e cultural da informação;
-
Interagir no ambiente
sócio-político, econômico e cultural em que está inserido;
3.5 Habilidades
Senso crítico; sensibilidade; rigor; pró-atividade; criatividade;
espírito empreendedor; espírito associativo; curiosidade intelectual; postura
investigativa; liderança; postura ética; caráter humanitário.
4. Campo de Atuação
O arquivista é um profissional
qualificado para gerir os processos documentais, num campo de atuação que
atendem as demandas administrativas e técnico-científicas da atualidade. De
acordo com Rosseau, Couture (1998, p.242), “ [...]o arquivista não é um especialista de todos os
domínios, mas tem a responsabilidade de gerir arquivos que se apresentam sob
diversas formas, em diferentes suportes e cujos conteúdos são bastantes
variados[...].”
O Arquivista delineia-se
como profissional capaz de atuar em setores (públicos ou privados) da sociedade
em que haja demanda de gerenciamento de sistemas de informação arquivística, sejam eles administrativos
ou históricos, particulares ou de grupos empresariais, indústrias, e em
todas as esferas públicas governamentais. Necessário se faz dominar as novas
tecnologias aplicadas ao registro e recuperação da informação arquivística, bem como a capacidade de criar e inovar para
atender às novas demandas da sociedade do próximo século.
Esse profissional, ao
entrar no mercado, estará beneficiado por uma profissão, já regulamentada,
poderá atuar nas instituições privadas e em órgãos públicos, uma vez que existe
premência por parte de Estados e Municípios de modernizar seus arquivos. Além
disso, estará habilitado para trabalhar em uma diversidade de locais que
necessitam de um profissional capacitado em Arquivologia: arquivos dos poderes
públicos (executivo, legislativo e judiciário), arquivos empresariais, arquivos
eclesiásticos, escolares, médicos, além, logicamente, das instituições
consagradas à documentação: bibliotecas, arquivos públicos estaduais e
municipais, centros de documentação, museu, dentre outras instituições. Enfim,
atuarão em todas essas instituições, proprietárias de um valioso patrimônio
documental que, uma vez organizado e norteado pelo principio do respeito aos
"fundos" (proveniência),
permitirá um melhor conhecimento da sociedade regional e brasileira com
informações relevantes em termos econômicos, históricos, sociológicos e
antropológicos.
ANEXO II à Resolução
nº 42/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de
Arquivologia, na modalidade Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais
Aplicadas, do Campus I da UFPB.
Composição curricular do Curso de Graduação
em Arquivologia
1. Conteúdos Básicos
Profissionais |
|||||
1.1 Conteúdo de Formação Básica Profissional |
|||||
Disciplinas |
Créd |
CH |
Pré-Requisito |
||
Avaliação
e seleção de documentos |
04 |
60 |
Representação temática da
informação arquivística I |
||
Estudo
de usuário da informação |
04 |
60 |
Pesquisa aplicada a Ciência
Informação |
||
Ética da informação |
04 |
60 |
------- |
||
Fundamentos
da arquivística |
04 |
60 |
Fundamentos
da ciência informação |
||
Fundamentos
da ciência informação |
04 |
60 |
------- |
||
Gestão
da informação e do conhecimento |
04 |
60 |
Teoria Geral da Administração. |
||
Gestão
de documentos em arquivos correntes e intermediários |
04 |
60 |
Avaliação e seleção de
documentos. Representação descritiva da informação arquivística
II. Representação temática da informação arquivística
II |
||
Gestão
de documentos em arquivos permanentes |
04 |
60 |
Gestão de documentos em arquivos
correntes e intermediários. Representação descritiva da
informação II. |
||
Legislação
arquivística brasileira |
04 |
60 |
------ |
||
Planejamento
em unidades de informação |
04 |
60 |
Organização, sistemas e métodos
em unidades de informação |
||
Preservação
e conservação de acervos |
04 |
60 |
Preservação e conservação de
unidades de informação. |
||
Preservação
e conservação de unidades de informação |
04 |
60 |
Planejamento em unidades de
informação |
||
Produtos e serviços de
informação arquivística |
04 |
60 |
Gestão de documentos em Arquivos
permanentes |
||
Representação
descritiva da informação arquivística |
04 |
60 |
Representação e análise da
Informação |
||
Representação
descritiva da informação II |
04 |
60 |
Representação Descritiva da
informação arquivística |
||
Representação
e análise da informação. |
04 |
60 |
-------- |
||
Representação
temática da informação arquivística I |
04 |
60 |
Representação
e Análise Informação |
||
Representação
temática da informação arquivística II |
04 |
60 |
Representação temática da
informação arquivística I |
||
Tecnologia
da informação I |
04 |
60 |
------- |
||
Total: 19 disciplinas |
76 |
1.140 |
|
||
1.2. Estágio Curricular |
Cred |
CH |
Pré – Requisito |
||
Laboratório
de práticas integradas I |
06 |
90 |
|
||
Laboratório
de práticas integradas II |
04 |
60 |
Laboratório de
práticas integradas I |
||
Laboratório
de práticas integradas III |
04 |
60 |
Laboratório de práticas
integradas II. Gestão de doc. em arquivos
permanentes. |
||
Laboratório
de práticas integradas IV |
06 |
90 |
Laboratório de práticas
integradas III |
||
Total :04 disciplinas |
20 |
300 |
|
||
2. Conteúdos Complementares |
|||
2.1 Conteúdos Complementares Obrigatórios |
|||
Disciplinas |
Créd |
CH |
Pré-Requisito |
Direito
administrativo |
04 |
60 |
Legislação
arquivística brasileira |
Estatística
III |
04 |
60 |
-------- |
Fundamentos
científicos da comunicação |
04 |
60 |
-------- |
Geração
de bancos e bases de dados |
04 |
60 |
Tecnologia da Informação arquivística |
Informação,
memória e sociedade. |
04 |
60 |
-------- |
Inglês
/francês instrumental |
04 |
60 |
-------- |
Introdução
ao estudo da história |
04 |
60 |
-------- |
Leitura
e produção de textos |
04 |
60 |
------- |
Lógica
formal |
04 |
60 |
-------- |
Marketing
em unidades de informação |
04 |
60 |
Teoria
geral da administração. |
Metodologia
do trabalho científico |
04 |
60 |
------- |
Organização,
sistemas e métodos em unidades de informação. |
04 |
60 |
Teoria gral da administração |
Pesquisa
aplicada a ciência da informação |
04 |
60 |
Estatística III. Metodologia do trabalho
científico |
Tecnologia
da informação arquivística |
04 |
60 |
Tecnologia da informação I |
Teoria
geral da administração |
04 |
60 |
-------- |
Trabalho
de conclusão de curso |
04 |
60 |
Ter
cursado 75% dos créditos do Curso |
Total : 16 disciplinas |
64 |
960 |
|
2.2 Conteúdos
Complementares Optativos (Mínimo de créditos/16 CH – 240h/a) |
|
|
|
Disciplinas |
Créd |
CH |
Pré – Requisito |
Antropologia das Organizações |
04 |
60 |
------- |
Arquivo, patrimônio
e memória
|
04 |
60 |
-------- |
Cultura brasileira
|
04 |
60 |
-------- |
Economia
I |
04 |
60 |
------- |
Educação física
|
02 |
30 |
-------- |
Educação e Trabalho
|
04 |
60 |
-------- |
Empreendedorismo
|
04 |
60 |
-------- |
Evolução
do Pensamento Filosófico e Científico |
04 |
60 |
------- |
Fundamentos
da Biblioteconomia |
04 |
60 |
-------- |
História
da Arte I |
04 |
60 |
-------- |
História
da Paraíba I |
04 |
60 |
------- |
História
da Paraíba II |
04 |
60 |
------- |
Instituições de
direito público e privado
|
04 |
60 |
-------- |
Introdução à contabilidade |
04 |
60 |
-------- |
Introdução
à Filosofia |
04 |
60 |
----- |
Introdução
à Psicologia |
04 |
60 |
----- |
Introdução a Sociologia |
04 |
60 |
------- |
Língua
Espanhola I |
04 |
60 |
-------- |
Língua
Francesa I |
04 |
60 |
-------- |
Língua
Inglesa I |
04 |
60 |
------- |
Paleografia
|
04 |
60 |
-------- |
Português
instrumental |
04 |
60 |
------- |
Psicologia
do Desenvolvimento |
04 |
60 |
------- |
Relações
Públicas e Humanas |
04 |
60 |
------- |
Sociologia
da Informação |
04 |
60 |
------- |
Sociologia
do Desenvolvimento (Sustentável) |
04 |
60 |
------ |
Sociologia
do Trabalho |
04 |
60 |
-------- |
Tópicos
Especiais em História do Brasil |
04 |
60 |
------ |
Unidades arquivísticas especializadas
|
04 |
60 |
-------- |
Total |
16 |
240 |
|
2.3 Conteúdos complementares
Flexíveis |
|
|
|
Disciplinas |
Créd |
CH |
Pré – Requisito |
Tópicos Especiais em Arquivologia e Ciência da Informação I |
04 |
60 |
-------- |
Tópicos
Especiais em Arquivologia e Ciência da Informação II |
04 |
60 |
-------- |
Total |
08 |
120 |
|
ANEXO III à Resolução nº 42/2008 do CONSEPE, que aprova
o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Arquivologia, na modalidade
Bacharelado, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Campus I da UFPB.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA - NOITE
1º.
Período |
2º.
Período |
3º.
Período |
4º.
Período |
5º
Período |
Estatística III (04) |
Ética da informação (04) |
Introdução ao estudo da
História (04) |
Avaliação e seleção de documentos (04) |
Gestão de documentos em
arquivos correntes e intermediários (04) |
Fundamentos da Ciência da Informação (04) |
Fundamentos da arquivística (04) |
Representação descritiva da informação Arqüivística (04) |
Direito administrativo (04) |
Informação, memória e sociedade (04) |
Inglês/Francês/ Instrumental (04) |
Fundamentos científicos da comunicação (04) |
Representação Temática da informação Arquivística
I (04) |
Organização sistemas e métodos em unidades de informação (04) |
Leitura e produção de textos (04) |
Metodologia do Trabalho Científico (04) |
Legislação Arquivística Brasileira (04) |
Tecnologia da Informação
I (04) |
Representação descritiva da informação II (04) |
Lógica formal (04) |
Representação e análise da informação (04) |
Pesquisa aplicada a Ciência da Informação (04) |
Teoria geral da administração (04) |
Representação temática da informação Arquivística
II (04) |
Tecnologia da informação arqüivística (04) |
20 |
20 |
20 |
20 |
20 |
6º.
Período |
7º
Período |
8º.
Período |
9º.
Período |
10 º
Período |
Estudo de usuários da informação (04) |
Geração de Bancos e Bases de Dados (04) |
Gestão da informação e do conhecimento (04) |
Laboratório de Práticas Integradas IV (06) |
Trabalho de Conclusão de Curso (04) |
Gestão de documentos em arquivos permanentes (04) |
Laboratório de Práticas Integradas II (04) |
Laboratório de Práticas Integradas III (04) |
Produtos e serviços de informação arqüivística (04) |
OPTATIVA (04) |
Laboratório de Práticas Integradas I (06) |
Marketing em Unidades de Informação (04) |
Preservação e conservação de acervos (04) |
OPTATIVA (04) |
|
Planejamento em Unidades de Informação (04) |
Preservação e Conservação de unidades de informação (04) |
FLEXÍVEL (04) |
FLEXÍVEL (04 |
|
|
OPTATIVA (04) |
OPTATIVA (04) |
|
|
18 |
20 |
20 |
18 |
08 |
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA - TARDE
1º.
Período |
2º.
Período |
3º.
Período |
4º.
Período |
Estatística III (04) |
Fundamentos científicos da Comunicação (04) |
Avaliação e seleção de documentos (04) |
Direito administrativo (04) |
Ética da Informação (04) |
Fundamentos da Arqüivística (04) |
Introdução ao estudo da História (04) |
Gestão de documentos em arquivos correntes e intermediários (04) |
Fundamentos da
Ciência da Informação (04) |
Legislação Arquivística
Brasileira (04) |
Representação descritiva da informação II (04) |
Informação, memória e
sociedade (04) |
Inglês/Francês/ Instrumental (04) |
Pesquisa aplicada a
Ciência da Informação (04) |
Representação temática da informação arquivística
II (04) |
Leitura e produção de textos (04) |
Metodologia do trabalho Científico (04) |
Representação descritiva
da informação arqüivística (04) |
Tecnologia da Informação I (04) |
Organização, sistemas e métodos em Unidades de Informação (04) |
Representação e análise da informação (04) |
Representação temática da
informação arquivística I (04) |
Teoria Geral da Administração (04) |
Tecnologia da informação arqüivística (04) |
24 |
24 |
24 |
24 |
5º. Período |
6º Período |
7º. Período |
8º. Período |
Geração de Bancos e Bases de Dados (04) |
Estudo de usuário da informação (04) |
Laboratório de Práticas
Integradas III (04) |
Laboratório de Práticas Integradas IV (06) |
Gestão de documentos em arquivos permanentes (04) |
Gestão da informação e do conhecimento (04) |
Marketing em Unidades de Informação (04) |
Trabalho d Conclusão de Curso (04) |
Laboratório de Práticas Integradas I (06) |
Laboratório de Práticas Integradas II (04) |
Preservação e Conservação de acervos (04) |
OPTATIVA (04) |
Lógica formal (04) |
Preservação e conservação de unidades de informação (04) |
Produtos e serviços de informação arquivística
(04) |
|
Planejamento em Unidades de Informação (04) |
OPTATIVA (04) |
OPTATIVA (04) |
|
FLEXÍVEL (04) |
OPTATIVA (04) |
FLEXÍVEL (04) |
|
26 |
24 |
24 |
14 |