SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

 

RESOLUÇÃO N° 64/ 2006

 

Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, do Centro de Educação, Campus I, desta Universidade.

 

            O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou em reunião realizada nos dia 19 e 20 de outubro de 2006 (Processo nº 23074.020956/06-47).

 

 

CONSIDERANDO:

a necessidade de capacitação de profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na área;

 

os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;

 

a importância de um Projeto Político Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante processo de avaliação;

 

as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;

 

as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Pedagogia, instituídas pela Resolução CNE/CP no. 01/ 2006;

 

a Resolução CONSEPE/UFPB nº. 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB.

 

 

R E S O L V E:

 

            Art. 1º Aprovar o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na Modalidade: Licenciatura (Magistério em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, curso de Ensino Médio, na modalidade Normal e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos).

.           § 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, da UFPB, como sendo o conjunto de ações sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.

            § 2º      As definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências, atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

 

            Art. 2º O Curso de Pedagogia tem como finalidade conferir o grau de licenciado aos alunos que cumprirem as determinações constantes, para cada modalidade, na presente Resolução.

            Art. 3º O Curso de Graduação Pedagogia, Licenciatura, funciona nos turnos manhã, tarde e noite com um total de 3.210 horas/aula (214 créditos).

            § 1º O Curso tem duração mínima de 08 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos para os turnos manhã e tarde, e mínima de 09 (nove) e máxima de 14 (quatorze) períodos letivos, para o turno noturno.

            § 2º A matrícula é permitida em no máximo 28 (vinte e oito) créditos e no mínimo de 12 (doze) créditos por período letivo.

 

            Art. 4º A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico, resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, que são desdobrados em componentes, conforme o Anexo II desta resolução.

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR:

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Área de Aprofundamento: Magistério de Jovens e Adultos e

Magistério da Educação Especial

 

Conteúdos Curriculares

Créditos

C/H

%

1. Conteúdos Básicos Profissionais

1.1 Componentes Básicos Profissionais

112

1.680

 

Total

112

1.680

52,33%

2. Conteúdos Complementares

2.1 Componentes Complementares Obrigatórios

2.2 Componentes Complementares Optativos

2.3 Componentes Complementares Flexíveis

76

08

18

1.140

120

270

 

Total

102

1.530

47,67%

TOTAL GERAL

 214

3.210

100%

 

Art. 5º As naturezas dos conteúdos curriculares são as seguintes:

          I – disciplinas;

          II – estágios;

          III – atividades:

          a) atividades de iniciação à pesquisa e/ou extensão;

          b) seminários - discussões temáticas;

          c) atividades de monitoria;

          d) elaboração de trabalho de conclusão de curso;

          e) participação em eventos.

IV – outras atividades relevantes para a formação do aluno mediante aprovação do Colegiado do Curso.

 

§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos conteúdos básicos profissionais, e terá duração de 300 (trezentas) horas.

 

§ 2º Nos conteúdos complementares obrigatórios esta incluída a disciplina Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa Educacional que oferecerá a base teórica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC.

 

            § 3º A natureza dos componentes previstos nos Incisos II, III e IV deste artigo será regulamentada pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.

 

            Art. 6º O Curso adota o regime acadêmico de créditos.

 

            Parágrafo único. A Composição Curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, está apresentada no Anexo II desta Resolução.

 

            Art. 7º Serão vedadas alterações, num prazo inferior a 08 (oito) períodos letivos para o Curso, ressalvados os casos de adaptação às normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.

 

            Parágrafo único. Adaptações curriculares de caráter emergencial, como alterações de ementas, remanejamentos de disciplinas, alterações de pré-requisitos, equivalência de disciplinas e alteração de carga horária das disciplinas, serão aprovadas pelo Colegiado do Curso e Departamentos envolvidos, e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.

            Art. 8º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

            Art. 9º Revogam-se as disposições em contrário.

 

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 25 de outubro de 2006.

 

 

 

 

Rômulo Soares POLARI

Presidente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I da Resolução nº 64/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, do Campus I, da UFPB.

 

 

DEFINIÇÕES DO CURSO

 

1. Objetivos do Curso

 O Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, e/ou na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

- produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

 

2. Perfil Profissional*

O perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Dessa forma, o perfil do egresso do curso Pedagogia contempla o seguinte:

- o curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social;

- a docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação;

- os processos de ensinar e de aprender dão-se, em meios ambiental-ecológicos, em duplo sentido, isto é, tanto professoras(es) como alunas(os) ensinam e aprendem, uns com os outros;

- o professor é agente de (re)educação das relações sociais e étnico-raciais, de redimensionamentos das funções pedagógicas e de gestão da escola.

 

3. Competências, Atitudes e Habilidades*

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a:

- atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

- compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

- fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

- trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

- reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

- aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;

- relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

- promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

- identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

- demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

- desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

- participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

- participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

- realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

- utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

- estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham, das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:

- promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;

- atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e ao estudo de temas indígenas relevantes.

            

            Essas mesmas orientações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.

 

4. Campo de Atuação Profissional*

O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:

- docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;

- gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;

- produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

 

 

* Os objetivos do curso, o perfil profissional, as competências, atitudes e habilidades e o campo de atuação profissional foram retirados das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia.

 

 

 


ANEXO II da Resolução nº 64/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, do Campus I, da UFPB.

 

 

COMPOSIÇÃO CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Áreas de Aprofundamento: Magistério de Jovens e Adultos e

Magistério da Educação Especial

 

Conteúdos Curriculares

 

1. Conteúdos Básicos Profissionais

 

Disciplinas

Carga Horária

Créditos

 

Pré-requisitos

Filosofia da Educação I

60

4

 

Filosofia da Educação II

60

4

Filosofia da Educação I

História da Educação I

60

4

 

História da Educação II

60

4

História da Educação I

Sociologia da Educação I

60

4

 

Sociologia da Educação II

60

4

Sociologia da Educação I

Psicologia da Educação I

60

4

 

Psicologia da Educação II

60

4

Psicologia da Educação I

Política Educacional da Educação Básica

60

4

 

Didática

60

4

 

Língua e Literatura

60

4

 

Ensino de Arte

60

4

 

Ensino de Português

60

4

 

Ensino de Matemática

60

4

 

Ensino de Ciências

60

4

 

Ensino de História

60

4

 

Ensino de Geografia

60

4

 

Educação de Jovens e Adultos

60

4

 

Educação Especial

60

4

 

Fundamentos Epistemológicos da Educação

60

4

 

Organização e Prática da Educação Infantil

60

4

 

Organização e Prática do Ensino Fundamental

60

4

 

Linguagem e Interação

60

4

 

Estágio Supervisionado I

Gestão Educacional

60

4

 

Estágio Supervisionado II

Magistério da Educação Infantil

60

4

Didática

Estágio Supervisionado III

Magistério do Ensino Fundamental

60

4

Didática

Estágio Supervisionado IV

Magistério do Ensino Fundamental

60

4

Estágio Supervisionado III

Estágio Supervisionado V

Área de Aprofundamento

60

4

Didática

Total

1.680

112

 

2. Conteúdos Complementares

2.1.Conteúdos Complementares Obrigatórios

Seminário Temático em Educação I

30

2

 

Seminário Temático em Educação II

30

2

 

Seminário Temático em Educação III

30

2

 

Seminário Temático em Educação IV

30

2

 

Seminário Temático em Educação V

30

2

 

Seminário Temático em Educação VI

30

2

 

Seminário Temático em Educação VII

30

2

 

Seminário Temático em Educação VIII

30

2

 

Metodologia do Trabalho Científico

60

4

 

Pesquisa Educacional

60

4

 

Economia da Educação

60

4

 

Educação e Diversidade Cultural

60

4

 

Educação e Trabalho

60

4

 

Currículo e Trabalho Pedagógico

60

4

 

Gestão Educacional

60

4

 

Planejamento Educacional

60

4

 

Avaliação da Aprendizagem

60

4

 

Educação e Tecnologias

60

4

 

Corpo, Ambiente e Educação

60

4

 

Trabalho de Conclusão do Curso

60

4

 

Total

960

64

 

2.2 Área de Aprofundamento (O aluno escolherá uma área de aprofundamento)

2.2.1 Área de Aprofundamento Magistério em Educação de Jovens e Adultos

Fundamentos Históricos da Educação de Jovens e Adultos

60

4

 

 

Alfabetização de Educação de Jovens e Adultos

60

4

 

 

Educação e Movimentos Sociais

60

4

 

 

2.2.2Área de Aprofundamento Magistério em Educação Especial

Teoria do Desenvolvimento I

60

4

 

 

Teoria do Desenvolvimento II

60

4

 

 

Avaliação de Procedimentos de Intervenção

60

4

 

 

Total

1.140

76

 

 

2.2 Conteúdos Complementares Optativos – Mínimo de 08 créditos, equivalentes a 120 h/a

Cultura e Educação de Jovens e Adultos

60

4

 

 

Cultura, Gênero e Religiosidade

60

4

 

 

Distúrbios de Aprendizagem

60

4

 

 

Educação Popular

60

4

 

 

Educação Ambiental

60

4

 

 

Educação Pré-Escolar

60

4

 

 

Educação Sexual

60

4

 

 

Educação e Direito

60

4

 

 

Estatística aplicada à educação

60

4

 

 

Ética Profissional

60

4

 

 

Fundamentos Biológicos da Educação

60

4

 

 

Fundamentos Psicossociais das Relações Humanas

60

4

 

 

Legislação de Ensino

60

4

 

 

Língua Portuguesa

60

4

 

 

Métodos e Técnicas em Educação Especial

60

4

 

 

Organização do Trabalho Pedagógico

60

4

 

 

Políticas Sociais e Educação Especial

60

4

 

 

Recursos Audiovisuais em Educação

60

4

 

 

Técnicas Audiovisuais em Educação

60

4

 

 

Teorias e Práticas da Educação Popular           

60

4

 

 

2.3 Componentes Complementares Flexíveis *

Tópicos em Educação I

30

2

 

Tópicos em Educação II

60

4

 

Tópicos em Educação III

60

4

 

Tópicos em Educação IV

60

4

 

Tópicos em Educação V

60

4

 

Total

270

18

 

TOTAL GERAL

3210

214

 

 

*Componentes Complementares Flexíveis

            Os Conteúdos Complementares Flexíveis são constituídos por componentes curriculares livres como seminários, congressos, colóquios, oficinas, ou em forma de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, , desenvolvidos ao longo do curso em áreas específicas de interesse dos alunos, regulamentados pelo Colegiado do Curso.

 

 

 

ANEXO III da Resolução nº 64/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, do Campus I, da UFPB.

 

 

 

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FLUXOGRAMA - DIURNO

 

Objeto de Estudo por Períodos Letivos

Educação e Sociedade

Educação, Política e Trabalho

Educação e Prática Docente

 1º Período

390 h

2º Período

390 h

3º Período

390 h

4º Período

390 h

5º Período

390 h

6º Período

330 h

7º Período

330 h

8º Período

330 h

Filosofia da Educação I

 

 

60

Filosofia da Educação II

 

 

60

Política Educacional da Educação Básica

 

60

Planejamento Educacional

 

 

60

Corpo, Ambiente e Educação

 

 

60

 

 

 

História da Educação I

60

História da Educação II

60

Educação e Trabalho

60

Avaliação da Aprendizagem

60

Língua e Literatura

60

Ensino de Português

60

Ensino de História

60

Optativa

 

60

Sociologia da Educação I

 

 60

Sociologia da Educação II

 

60

Educação e Tecnologias

 

60

Didática

 

 

60

Linguagem e Interação

 

60

Ensino de Matemática

 

60

Ensino de Geografia

 

60

Área de Aprofundamento

60

Psicologia da Educação I

 

60

Psicologia da Educação II

 

60

Currículo e Trabalho Pedagógico

60

Optativa

 

 

60

Ensino de Arte

 

 

60

Ensino de Ciências

 

 60

 TCC

 

60

Área de Aprofundamento

60

Metodologia Trabalho Científico

 

 60

Fundamentos Epistemológicos da Educação

 

60

Pesquisa Educacional

 

 

60

Gestão Educacional

 

 

60

Organização e Prática da Educação Infantil

60

Organização e Prática do Ensino Fundamental

60

Educação de Jovens e Adultos

 

 

60

Área de Aprofundamento

 

60

Economia da Educação

 

 

60

Educação e Diversidade Cultural

 

60

Educação Especial

 

 

60

Estágio Supervisionado I

(Gestão Educacional)

60

Estágio Supervisionado II

(Educação Infantil)

60

Estágio Supervisionado III

(Ensino Fundamental)

60

Estágio Supervisionado IV

 (Ensino Fundamental)

60

Estágio Supervisionado V

 (Área de Aprofundamento)

 

60

Seminário Temático I

30

Seminário Temático II

30

Seminário Temático III

30

Seminário Temático IV

30

Seminário Temático V

30

Seminário Temático VI

30

Seminário Temático VII

30

Seminário Temático VIII

30

 

COMPONENTES COMPLEMENTARES FLEXÍVEIS – 270 h

 

Tópicos em Educação I – 02 créditos - 30 h

Tópicos em Educação II – 04 créditos - 60 h

Tópicos em Educação III – 04 créditos - 60 h

Tópicos em Educação IV – 04 créditos - 60 h

Tópicos em Educação V – 04 créditos - 60 h

 

Componentes Básicos Profissionais – 1.680 h

Componentes Complementares Obrigatórios – 1140 h

Componentes Complementares Optativos – 120 h

Componentes Complementares Flexíveis – 270 h

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 3210

 

 


FLUXOGRAMA - NOTURNO

 

Objeto de Estudo por Períodos Letivos

Educação e Sociedade

Educação, Política e Trabalho

Educação e Prática Docente

 1º Período

330 h

2º Período

330 h

3º Período

330 h

4º Período

 330 h

5º Período

330 h

6º Período

330 h

7º Período

 330 h

8º Período

 330 h

9º Período

300 h

Filosofia da Educação I

 

 

60

Filosofia da Educação II

 

 

60

Fundamentos Epistemológicos da Educação

 

60

Currículo e Trabalho

Pedagógico

 

60

Didática

 

 

 

60

Língua e Literatura

 

 

60

Ensino de Português

 

 

60

Ensino de História

 

 

60

Optativa

 

 

 

60

História da Educação I

 

60

História da Educação II

 

60

Educação e Diversidade Cultural

60

Pesquisa Educacional

 

60

Optativa

 

 

60

Linguagem e Interação

 

60

Ensino de Matemática

 

60

Ensino de Geografia

 

60

Área de Aprofundamento

 

60

Sociologia da Educação I

 

 

60

Sociologia da Educação II

 

 

60

Política Educacional da Educação Básica

60

Educação Especial

 

 

60

Corpo, Ambiente e Educação

 

 60

Ensino de Arte

 

 

 

60

Ensino de Ciências

 

 

60

TCC

 

 

 

60

Área de Aprofundamento

 

 

60

Psicologia da Educação I

 

 

60

Psicologia da Educação II

 

 

60

Educação e Trabalho

 

 

60

Planejamento Educacional

 

 

60

Gestão Educacional

 

 

60

Organização e Prática da Educação Infantil

60

Organização e Prática do Ensino Fundamental 60

Educação de Jovens e Adultos

 

60

Área de Aprofundamento

 

 

60

Metodologia Trabalho Científico

 

 

60

Economia da Educação

 

 

 

60

Educação e Tecnologia

 

 

 

60

Avaliação da Aprendizagem

 

 

 

60

Estágio Supervisionado I

 (Gestão Educacional)

60

Estágio Supervisionado II

 (Educação Infantil)

60

Estágio Supervisionado III

 (Ensino Fundamental)

60

Estágio Supervisionado IV

(Ensino Fundamental)

60

Estágio Supervisionado V

(Área de profundamento)

60

Seminário Temático I

 

30

Seminário Temático II

 

30

Seminário Temático III

 

30

Seminário Temático IV

 

30

Seminário Temático

V

30

Seminário Temático VI

 

30

Seminário Temático VII

 

30

Seminário TemáticoVIII

 

30

 

COMPONENTES COMPLEMENTARES FLEXÍVEIS – 270 h

 

Tópicos em Educação I – 02 créditos - 30 h

Tópicos em Educação II – 04 créditos - 60 h

Tópicos em Educação III – 04 créditos - 60 h

Tópicos em Educação IV – 04 créditos - 60 h

Tópicos em Educação V – 04 créditos - 60 h

 

Componentes Básicos Profissionais – 1.680 h

Componentes Complementares Obrigatórios – 1140 h

Componentes Complementares Optativos – 120 h

Conteúdos Complementares Flexíveis – 270 h

 

Carga Horária Total do Curso – 3.210