SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
RESOLUÇÃO N° 64/ 2006
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, da
Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições e tendo em vista o
que deliberou em reunião realizada nos dia
19 e 20 de outubro de 2006 (Processo nº
23074.020956/06-47).
CONSIDERANDO:
a necessidade de capacitação de profissionais para atuar nos campos de
trabalho emergentes na área;
os critérios e os padrões de qualidade estabelecidos pela UFPB para formação de profissionais;
a importância
de um Projeto Político Pedagógico dinâmico e atual que estará em constante
processo de avaliação;
as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que orientam a elaboração curricular;
as Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Pedagogia, instituídas pela Resolução CNE/CP no. 01/ 2006;
a Resolução CONSEPE/UFPB nº. 34/2004, que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB.
R E S O L V E:
. § 1º Compreende-se o Projeto Político-Pedagógico do Curso de
Graduação em Pedagogia, Licenciatura, da UFPB, como sendo o conjunto de ações
sócio-políticas e técnico-pedagógicas relativas à formação profissional que se
destinam a orientar a concretização curricular do referido Curso.
§ 2º As
definições relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competências,
atitudes e habilidades, e campo de atuação dos formandos encontram-se
relacionadas no Anexo I.
Art. 2º O Curso de Pedagogia tem como finalidade
conferir o grau de licenciado aos alunos que cumprirem as determinações
constantes, para cada modalidade, na presente Resolução.
Art.
3º O Curso de Graduação Pedagogia, Licenciatura, funciona nos turnos manhã,
tarde e noite com um total de 3.210 horas/aula
(214 créditos).
§ 1º O Curso tem duração
mínima de 08 (oito) e máxima de 12 (doze) períodos letivos para os turnos manhã
e tarde, e mínima de 09 (nove) e máxima de 14 (quatorze) períodos letivos, para
o turno noturno.
§ 2º A matrícula é permitida em no máximo 28 (vinte e oito) créditos e no mínimo de 12 (doze) créditos por período letivo.
Art.
4º A composição curricular, integrante do Projeto Político-Pedagógico,
resulta de conteúdos fixados de acordo com as especificações abaixo, que são desdobrados em componentes, conforme
o Anexo II desta resolução.
COMPOSIÇÃO CURRICULAR:
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Área de Aprofundamento: Magistério de
Jovens e Adultos e
Magistério da Educação Especial
Conteúdos Curriculares |
Créditos
|
C/H |
% |
1. Conteúdos
Básicos Profissionais |
|||
1.1 Componentes Básicos Profissionais |
112 |
1.680 |
|
Total |
112 |
1.680 |
52,33% |
2.
Conteúdos Complementares |
|||
2.1 Componentes Complementares Obrigatórios 2.2 Componentes
Complementares Optativos 2.3 Componentes
Complementares Flexíveis |
76 08 18 |
1.140 120 270 |
|
Total |
102 |
1.530 |
47,67% |
TOTAL GERAL |
214 |
3.210 |
100% |
Art.
5º As naturezas dos
conteúdos curriculares são as seguintes:
I – disciplinas;
II – estágios;
III – atividades:
a) atividades de iniciação à pesquisa
e/ou extensão;
b) seminários - discussões temáticas;
c) atividades de monitoria;
d) elaboração de trabalho de conclusão
de curso;
e) participação em eventos.
IV – outras atividades relevantes para a
formação do aluno mediante aprovação do Colegiado do Curso.
§ 1º O Estágio Supervisionado está incluído nos
conteúdos básicos profissionais, e terá duração de 300 (trezentas) horas.
§ 2º Nos conteúdos complementares obrigatórios
esta incluída a disciplina Metodologia do Trabalho Científico e Pesquisa
Educacional que oferecerá a base teórica para o desenvolvimento do Trabalho de
Conclusão do Curso – TCC.
§ 3º A natureza dos componentes previstos nos Incisos II, III e IV deste artigo será regulamentada pelo Colegiado do Curso para fins de integralização curricular.
Art. 6º O Curso adota o regime acadêmico de créditos.
Parágrafo único. A Composição Curricular, resultante da lógica de organização do conhecimento, está apresentada no Anexo II desta Resolução.
Art. 7º Serão vedadas alterações, num prazo inferior
a 08 (oito) períodos letivos para o Curso, ressalvados os casos de adaptação às
normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando também as emergências sócio-político-educativas.
Parágrafo único. Adaptações curriculares
de caráter emergencial, como alterações de ementas, remanejamentos de
disciplinas, alterações de pré-requisitos, equivalência de disciplinas e
alteração de carga horária das disciplinas, serão aprovadas pelo Colegiado do
Curso e Departamentos envolvidos, e encaminhadas ao CONSEPE, ouvida a
Pró-Reitoria de Graduação, para aprovação.
Art. 8º Esta
Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 9º Revogam-se
as disposições em contrário.
Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e
Extensão da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, 25 de outubro de
2006.
Rômulo
Soares POLARI
Presidente
ANEXO
I da Resolução nº 64/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico
do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, do Campus I, da UFPB.
DEFINIÇÕES DO CURSO
1. Objetivos do Curso
O Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, e/ou na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;
- planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
- produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.
2. Perfil Profissional*
O perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Dessa forma, o perfil do egresso do curso Pedagogia contempla o seguinte:
- o curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social;
- a docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação;
- os processos de ensinar e de aprender dão-se, em meios ambiental-ecológicos, em duplo sentido, isto é, tanto professoras(es) como alunas(os) ensinam e aprendem, uns com os outros;
- o professor é agente de (re)educação das relações sociais e étnico-raciais, de redimensionamentos das funções pedagógicas e de gestão da escola.
O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a:
- atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
- fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
- relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
- demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
- desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
- participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
- realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
- utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
- estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
No caso dos professores indígenas e de professores que venham a atuar em escolas indígenas, dada a particularidade das populações com que trabalham, das situações em que atuam, sem excluir o acima explicitado, deverão:
- promover diálogo entre conhecimentos, valores, modos de vida, orientações filosóficas, políticas e religiosas próprias à cultura do povo indígena junto a quem atuam e os provenientes da sociedade majoritária;
- atuar como agentes interculturais, com vistas à valorização e ao estudo de temas indígenas relevantes.
Essas mesmas orientações se aplicam à formação de professores para escolas de remanescentes de quilombos ou que se caracterizem por receber populações de etnias e culturas específicas.
O campo de atuação do licenciado em Pedagogia deve ser composto pelas seguintes dimensões:
- docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos;
- gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação;
- produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
* Os objetivos do curso, o perfil profissional, as
competências, atitudes e habilidades e o campo de atuação profissional foram
retirados das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia.
ANEXO
II da Resolução nº 64/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Político-Pedagógico
do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, do Campus I, da UFPB.
COMPOSIÇÃO CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Áreas de Aprofundamento: Magistério de Jovens e Adultos e
Magistério da Educação Especial
Conteúdos Curriculares |
||||||
1. Conteúdos
Básicos Profissionais |
||||||
Disciplinas |
Carga Horária |
Créditos |
Pré-requisitos |
|||
Filosofia da Educação I |
60 |
4 |
|
|||
Filosofia da Educação II |
60 |
4 |
Filosofia da Educação I |
|||
História da Educação I |
60 |
4 |
|
|||
História da Educação II |
60 |
4 |
História da Educação I |
|||
Sociologia da Educação I |
60 |
4 |
|
|||
Sociologia da Educação
II |
60 |
4 |
Sociologia da Educação I |
|||
Psicologia da Educação I |
60 |
4 |
|
|||
Psicologia da Educação
II |
60 |
4 |
Psicologia da Educação I |
|||
Política Educacional da Educação Básica |
60 |
4 |
|
|||
Didática |
60 |
4 |
|
|||
Língua e Literatura |
60 |
4 |
|
|||
Ensino de Arte |
60 |
4 |
|
|||
Ensino de Português |
60 |
4 |
|
|||
Ensino de Matemática |
60 |
4 |
|
|||
Ensino de Ciências |
60 |
4 |
|
|||
Ensino de História |
60 |
4 |
|
|||
Ensino de Geografia |
60 |
4 |
|
|||
Educação de Jovens e Adultos |
60 |
4 |
|
|||
Educação Especial |
60 |
4 |
|
|||
Fundamentos Epistemológicos da Educação |
60 |
4 |
|
|||
Organização e Prática da Educação Infantil |
60 |
4 |
|
|||
Organização e Prática do Ensino Fundamental |
60 |
4 |
|
|||
Linguagem e Interação
|
60 |
4 |
|
|||
Estágio Supervisionado I Gestão Educacional |
60 |
4 |
|
|||
Estágio Supervisionado II Magistério da Educação Infantil |
60 |
4 |
Didática |
|||
Estágio Supervisionado III Magistério do Ensino Fundamental |
60 |
4 |
Didática |
|||
Estágio Supervisionado IV Magistério do Ensino Fundamental |
60 |
4 |
Estágio Supervisionado III |
|||
Estágio Supervisionado V Área de Aprofundamento |
60 |
4 |
Didática |
|||
Total |
1.680 |
112 |
|
|||
2. Conteúdos
Complementares |
||||||
2.1.Conteúdos
Complementares Obrigatórios |
||||||
Seminário Temático em Educação I |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação II |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação III |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação IV |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação V |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação VI |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação VII |
30 |
2 |
|
|||
Seminário Temático em Educação VIII |
30 |
2 |
|
|||
Metodologia do Trabalho Científico |
60 |
4 |
|
|||
Pesquisa Educacional |
60 |
4 |
|
|||
Economia da Educação |
60 |
4 |
|
|||
Educação e Diversidade Cultural |
60 |
4 |
|
|||
Educação e Trabalho |
60 |
4 |
|
|||
Currículo e Trabalho Pedagógico |
60 |
4 |
|
|||
Gestão Educacional |
60 |
4 |
|
|||
Planejamento Educacional |
60 |
4 |
|
|||
Avaliação da Aprendizagem |
60 |
4 |
|
|||
Educação e Tecnologias |
60 |
4 |
|
|||
Corpo, Ambiente e Educação |
60 |
4 |
|
|||
Trabalho de Conclusão do Curso |
60 |
4 |
|
|||
Total |
960 |
64 |
|
|||
2.2 Área de
Aprofundamento (O aluno escolherá uma área de aprofundamento) |
||||||
2.2.1 Área
de Aprofundamento Magistério em Educação de Jovens e Adultos |
||||||
Fundamentos Históricos da Educação de Jovens e
Adultos |
60 |
4 |
|
|
||
Alfabetização de Educação de Jovens e Adultos |
60 |
4 |
|
|
||
Educação e Movimentos Sociais |
60 |
4 |
|
|
||
2.2.2Área de
Aprofundamento Magistério em Educação Especial |
||||||
Teoria do Desenvolvimento I |
60 |
4 |
|
|
||
Teoria do Desenvolvimento II |
60 |
4 |
|
|
||
Avaliação de Procedimentos de Intervenção |
60 |
4 |
|
|
||
Total |
1.140 |
76 |
|
|
||
2.2
Conteúdos Complementares Optativos – Mínimo de 08 créditos, equivalentes a
120 h/a |
||||||
Cultura e Educação de Jovens e Adultos |
60 |
4 |
|
|
||
Cultura, Gênero e Religiosidade |
60 |
4 |
|
|
||
Distúrbios de Aprendizagem |
60 |
4 |
|
|
||
Educação Popular |
60 |
4 |
|
|
||
Educação Ambiental |
60 |
4 |
|
|
||
Educação Pré-Escolar |
60 |
4 |
|
|
||
Educação Sexual |
60 |
4 |
|
|
||
Educação e Direito |
60 |
4 |
|
|
||
Estatística aplicada à educação |
60 |
4 |
|
|
||
Ética Profissional |
60 |
4 |
|
|
||
Fundamentos Biológicos da Educação |
60 |
4 |
|
|
||
Fundamentos Psicossociais das Relações Humanas |
60 |
4 |
|
|
||
Legislação de Ensino |
60 |
4 |
|
|
||
Língua Portuguesa |
60 |
4 |
|
|
||
Métodos e Técnicas em Educação Especial |
60 |
4 |
|
|
||
Organização do Trabalho Pedagógico |
60 |
4 |
|
|
||
Políticas Sociais e Educação Especial |
60 |
4 |
|
|
||
Recursos Audiovisuais em Educação |
60 |
4 |
|
|
||
Técnicas Audiovisuais em Educação |
60 |
4 |
|
|
||
Teorias e Práticas da
Educação Popular |
60 |
4 |
|
|
||
2.3 Componentes
Complementares Flexíveis * |
||||||
Tópicos em Educação I |
30 |
2 |
|
|||
Tópicos em Educação II |
60 |
4 |
|
|||
Tópicos em Educação III |
60 |
4 |
|
|||
Tópicos em Educação IV |
60 |
4 |
|
|||
Tópicos em Educação V |
60 |
4 |
|
|||
Total |
270 |
18 |
|
|||
TOTAL GERAL |
3210 |
214 |
|
|||
*Componentes Complementares Flexíveis
Os Conteúdos Complementares Flexíveis são constituídos por componentes curriculares livres como seminários, congressos, colóquios, oficinas, ou em forma de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, , desenvolvidos ao longo do curso em áreas específicas de interesse dos alunos, regulamentados pelo Colegiado do Curso.
ANEXO
III da Resolução nº 64/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto
Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação, do Campus I,
da UFPB.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
FLUXOGRAMA - DIURNO
Objeto de Estudo por Períodos Letivos |
|||||||
Educação e Sociedade
|
Educação, Política e Trabalho |
Educação e Prática Docente |
|||||
1º Período 390 h |
2º Período 390 h |
3º Período 390 h |
4º Período 390 h |
5º Período 390 h |
6º Período 330 h |
7º Período 330 h |
8º Período 330 h |
Filosofia
da Educação I 60 |
Filosofia
da Educação II 60 |
Política
Educacional da Educação Básica 60 |
Planejamento
Educacional 60 |
Corpo,
Ambiente e Educação 60 |
|
|
|
História
da Educação I 60 |
História
da Educação II 60 |
Educação
e Trabalho 60 |
Avaliação
da Aprendizagem 60 |
Língua
e Literatura 60 |
Ensino
de Português 60 |
Ensino
de História 60 |
Optativa 60 |
Sociologia
da Educação I 60 |
Sociologia
da Educação II 60 |
Educação
e Tecnologias 60 |
Didática 60 |
Linguagem e Interação 60 |
Ensino
de Matemática 60 |
Ensino
de Geografia 60 |
Área
de Aprofundamento 60 |
Psicologia
da Educação I 60 |
Psicologia
da Educação II 60 |
Currículo
e Trabalho Pedagógico 60 |
Optativa
60 |
Ensino
de Arte 60 |
Ensino
de Ciências 60 |
TCC
60 |
Área
de Aprofundamento 60 |
Metodologia
Trabalho Científico 60 |
Fundamentos
Epistemológicos da Educação 60 |
Pesquisa
Educacional 60 |
Gestão
Educacional 60 |
Organização
e Prática da Educação Infantil 60 |
Organização e Prática do Ensino Fundamental 60 |
Educação
de Jovens e Adultos 60 |
Área
de Aprofundamento 60 |
Economia
da Educação 60 |
Educação
e Diversidade Cultural 60 |
Educação
Especial 60 |
Estágio
Supervisionado I (Gestão
Educacional) 60 |
Estágio
Supervisionado II (Educação
Infantil) 60 |
Estágio
Supervisionado III
(Ensino
Fundamental)
60 |
Estágio
Supervisionado IV (Ensino Fundamental) 60 |
Estágio
Supervisionado V (Área de Aprofundamento) 60 |
Seminário
Temático I 30 |
Seminário Temático II 30 |
Seminário
Temático III 30 |
Seminário
Temático IV 30 |
Seminário
Temático V 30 |
Seminário
Temático VI 30 |
Seminário
Temático VII 30 |
Seminário
Temático VIII 30 |
COMPONENTES
COMPLEMENTARES FLEXÍVEIS – 270 h
Tópicos
em Educação I – 02 créditos - 30 h Tópicos
em Educação II – 04 créditos - 60 h Tópicos
em Educação III – 04 créditos - 60 h Tópicos
em Educação IV – 04 créditos - 60 h Tópicos em Educação V – 04 créditos - 60 h
Componentes Básicos
Profissionais – 1.680 h Componentes Complementares
Obrigatórios – 1140 h Componentes Complementares
Optativos – 120 h Componentes Complementares
Flexíveis – 270 h
|
|||||||
FLUXOGRAMA - NOTURNO
Objeto de Estudo por Períodos Letivos |
||||||||
Educação e Sociedade |
Educação, Política e Trabalho |
Educação e Prática Docente |
||||||
1º Período 330 h |
2º Período 330 h |
3º Período 330 h |
4º Período 330 h |
5º Período 330 h |
6º Período 330 h |
7º Período 330 h |
8º Período 330 h |
9º Período 300 h
|
Filosofia
da Educação I 60 |
Filosofia
da Educação II 60 |
Fundamentos
Epistemológicos da Educação 60 |
Currículo
e Trabalho Pedagógico 60 |
Didática 60 |
Língua
e Literatura 60 |
Ensino
de Português 60 |
Ensino
de História 60 |
Optativa
60 |
História
da Educação I 60 |
História
da Educação II 60 |
Educação
e Diversidade Cultural 60 |
Pesquisa
Educacional 60 |
Optativa
60
|
Linguagem e Interação 60 |
Ensino
de Matemática 60 |
Ensino
de Geografia 60 |
Área
de Aprofundamento 60 |
Sociologia
da Educação I 60 |
Sociologia
da Educação II 60 |
Política
Educacional da Educação Básica 60 |
Educação
Especial 60 |
Corpo,
Ambiente e Educação 60 |
Ensino
de Arte 60 |
Ensino
de Ciências 60 |
TCC 60 |
Área
de Aprofundamento 60 |
Psicologia
da Educação I 60 |
Psicologia
da Educação II 60 |
Educação e Trabalho 60 |
Planejamento
Educacional 60 |
Gestão
Educacional 60 |
Organização
e Prática da Educação Infantil 60 |
Organização e Prática do Ensino Fundamental 60 |
Educação
de Jovens e Adultos 60 |
Área
de Aprofundamento 60 |
Metodologia
Trabalho Científico 60 |
Economia
da Educação 60 |
Educação
e Tecnologia 60 |
Avaliação
da Aprendizagem 60 |
Estágio
Supervisionado I (Gestão Educacional) 60 |
Estágio
Supervisionado II (Educação Infantil) 60 |
Estágio
Supervisionado III
(Ensino Fundamental)
60 |
Estágio
Supervisionado IV (Ensino
Fundamental) 60 |
Estágio
Supervisionado V (Área
de profundamento) 60 |
Seminário
Temático I 30 |
Seminário
Temático II 30 |
Seminário
Temático III 30 |
Seminário
Temático IV 30 |
Seminário
Temático V 30 |
Seminário
Temático VI 30 |
Seminário
Temático VII 30 |
Seminário
TemáticoVIII 30 |
|
COMPONENTES
COMPLEMENTARES FLEXÍVEIS – 270 h Tópicos
em Educação I – 02 créditos - 30 h Tópicos
em Educação II – 04 créditos - 60 h Tópicos
em Educação III – 04 créditos - 60 h Tópicos
em Educação IV – 04 créditos - 60 h Tópicos
em Educação V – 04 créditos - 60 h |
||||||||
Componentes Básicos
Profissionais – 1.680 h Componentes Complementares
Obrigatórios – 1140 h Componentes Complementares
Optativos – 120 h Conteúdos Complementares
Flexíveis – 270 h Carga Horária Total do Curso – 3.210
|