PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (AGROECOLOGIA) (PPGCAG)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

Telefone/Ramal
(83)3533-5830/5830

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

MISSÃO

Formar profissionais qualificados, gerar e difundir conhecimentos e tecnologias em Ciências Agrárias, para promover o desenvolvimento sustentável, direcionado ao Semiárido. Tem como foco a formação de mestres qualificados com competências e habilidades aderentes a visões científicas, tecnológicas e conceituais da agroecologia, visão empreendedora que integre o egresso ao novo mercado de trabalho, sempre regrado nos princípios da qualidade acadêmica, da ética e da responsabilidade socioambiental.

 

OBJETIVO

O objetivo geral do PPGCAG consiste na formação e aperfeiçoamento de profissionais, em nível de Mestrado, aptos a dominar amplamente conteúdos científicos da área, compreendendo as questões sociais, econômicas, políticas e ambientais do exercício profissional. O programa ainda possui como objetivo formar mestres qualificados e com competências e habilidades numa perspectiva agroecológica e de sustentabilidade, adotando-se uma proposta profissional e uma política pedagógica comprometida com as transformações sócias, econômicas e educacionais para superação de seus obstáculos, entre os quais a redução dos recursos naturais e as mudanças climáticas.

 

INFRAESTRUTURA

O Programa está vinculado institucionalmente ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), cujos laboratórios apoiam as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades didáticas e de pesquisa são desenvolvidas em uma estrutura que envolve Laboratórios do CCHSA. Como destaques, estão disponíveis estufa, casa de vegetação e áreas experimentais. O Programa ainda conta a parceria da Embrapa Algodão e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

 

HISTÓRICO

A sociedade local em virtude do colapso de algumas produções agrícolas e do estágio avançado de degradação ambiental, ao final dos anos 90 e início do século XXI deu início a uma série de discussões buscando alternativas para o desenvolvimento sustentável da região. Dentre as soluções encaminhadas, a UFPB encaminhou através do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) a criação do curso de Bacharelado em Agroecologia, que hoje tem conceito máximo (NOTA 5) na avaliação do MEC, sendo único do País. O objetivo foi formar profissionais de elevado senso crítico e habilidade técnica para atender as demandas da sociedade. Neste contexto é lançada a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) para preencher a lacuna existente na pesquisa, ciência e inovação capazes de subsidiar necessidades específicas da sociedade, principalmente paraibana. Assim, a proposta de criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Agrárias (Agroecologia) da Universidade Federal da Paraíba, nível Mestrado, começou com ampla discussão entre os professores dos departamentos que compõem o Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias sobre a realização de mudanças institucionais, consideradas necessárias para habilitar-se a apoiar a construção de outro estilo de desenvolvimento socioambiental, econômico e ecológico, levando em conta as exigências da sociedade e as novas demandas que surgiram após o conhecimento das perspectivas da sustentabilidade e da equidade social. No período de 2010 a Proposta foi encaminhada para participar e concorrer com as Propostas de Novos Cursos na 131ª Reunião CTC/ES que ocorreu nos dias 21 a 25 de novembro de 2011, sendo aprovado na Grande Área – Ciências Agrárias; Área de Avaliação – CIÊNCIAS AGRÁRIAS I, com o nome do Curso Ciências Agrárias (Agroecologia), Nível de Mestrado (ME); Nota 3 e Sigla UFPB/JP da Universidade Federal da Paraíba, Portaria No 1.324 de 08 de Novembro de 2012. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) – PPGCAG, sendo o único curso de Agroecologia, no Estado da Paraíba, a nível de Mestrado, composto pelos docentes dos Departamentos de Agricultura, Ciência Animal, Gestão de Tecnologia Agroindustriais e Departamento de Ciências Básicas e Sociais do CCHSA, CCEN e CCA ambos da UFPB e ainda pelos Centros de Pesquisas da EMBRAPA/ALGODÃO e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

O PPGCAG iniciou suas atividades em Janeiro de 2012 e, em seus processos seletivos para o ingresso de discentes, obtiveram 146 (cento e quarenta e seis) e 115 (cento e quinze) candidatos inscritos, respectivamente, nos anos de 2012 e 2013, o que demonstrou a repercussão, tanto a nível estadual, quanto a nível nacional, do referido Programa, valorizando assim a instituição UFPB. É composto pelos docentes dos Departamentos de Agricultura (DA), Ciência Animal (DCA), Gestão de Tecnologia Agroindustriais (DGTA) e Departamento de Ciências Básicas e Sociais (DCBS) do CCHSA, CCEN e CCA ambos da UFPB e ainda pelos Centros de Pesquisas da EMBRAPA/ALGODÃO e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Os Professores, atuam na área da Agroecologia, Agronomia, Zootecnia e Ciência e Tecnologia de Alimentos, permitido o aprofundamento na área de concentração de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e atualmente possui as seguintes linhas de pesquisas: 1) Manejo de Agroecossistemas no Semiárido (MAS), 2) Sistemas de Produção Agroecológica (SPA)  3 3) Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS).

 

 

 


Página Alternativa


Coordenação do Programa