PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCEL ALCLEANTE ALEXANDRE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCEL ALCLEANTE ALEXANDRE DE SOUSA
DATA: 12/12/2019
LOCAL: UFPB - Universidade Federal da Paraiba
TÍTULO: ENTRE OS MONOTEÍSMOS, OS ATRIBUTOS DIVINOS E SEUS PROBLEMAS COGNOSCÍVEIS: ANÁLISE E CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE DIONÍSIO, O PSEUDO-AREOPAGITA, PARA O PROBLEMA DOS NOMES DIVINOS.
PALAVRAS-CHAVES: Nomes divinos. Monoteísmos. Cristianismo. Pseudo-Dionísio.
RESUMO: Introdução: O problema dos nomes divinos é um tema que repercute na Idade Média, assim como o problema dos universais e outros temas. Para a discussão desse problema, o Pseudo-Dionísio dedica uma obra intitulada Nomes Divinos. Trata-se de um contributo teológico-filosófico ao tema. Objetivos: O trabalho consiste em compreender para descrever o problema dos nomes divinos traçado pelo Pseudo-Dionísio como operações discursivas na relação do homem com o divino. Metodologia: Com o método fenomenológico pode-se descrever o que é mais característico em um objeto em estudo. Este passo é importante para o reconhecimento do fenômeno que está sendo aplicado o método. A fenomenologia permite compreender o objeto de estudo da forma como ele se mostra as investigações. Resultados: O primeiro capítulo tratamos de quatro monoteísmos, a saber: mazdeísmo; judaísmo; cristianismo e islamismo. Trata-se de uma contextualização e descrição das semelhanças entre os mesmos. No segundo capitulo, a ideia de mística como significativa a vivência religiosa. Embora se tenha em mente que não é necessário ser religioso para ser místico e dela falar. O terceiro, aborda a contribuição do Pseudo-Dionísio acerca do problema dos nomes divinos. Um capitulo que traz intervenção de outros teóricos, mas que sempre ressalta a contribuição de uma teoria para a tradição acerca do tema. Conclusões: Pensar no tema dos problemas dos nomes divinos nas ciências das religiões e lembrar a este campo de estudo que o tema é singular. Embora se tenha a opção por não nomear o que é sagrado, a realidade contradiz tal hipótese. O homem religioso em seus distintos sistemas religiosos nomeia. Nomear significa conter. Se contém para poder celebrar.
Presidente - 2884093 - SUELMA DE SOUZA MORAES
Externo à Instituição - LUCIANO DA SILVA