PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO MOTA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO MOTA FERREIRA
DATA: 10/11/2020
LOCAL: meet.google.com/hbs-iafa-wfi
TÍTULO: O EVANGELHO DE TOMÉ NA RELAÇÃO ESCRITURA SAGRADA E JUDAISMO
PALAVRAS-CHAVES: Evangelho de Tomé, Cristianismo Primitivo, Ciências das Religiões
RESUMO: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do PPGCR e aborda um tema de bastante relevância na área de Ciências das Religiões. Pois, tem como objeto de análise texto fundamental para compreensão do Cristianismo Primitivo. Esse trabalho também irá tratar de um tema conhecido por alguns, porém, pouco compreendido pela maioria das pessoas. No entanto, queremos contribuir para uma melhor compreensão daquele que é um dos textos mais difíceis de ser estudado. Estamos falando do Evangelho de Tomé, que traz a essência de um Cristianismo do I e II século. O Evangelho de Tomé faz parte da Biblioteca Copta de Nag Hammadi, ao lado de outras coleções de textos datados em sua maioria do século II em diante. O referido Evangelho através de suas sentenças ou ditos que são num total de 114, vem recebendo cada vez mais estudos específicos que procuram estabelecer ou até mesmo acrescentar novos capítulos à história do Primeiro Cristianismo e do seu principal protagonista: o Jesus histórico. Uma vez que o Evangelho de Tomé pode ir além daquilo que conhecemos em relação aos sinóticos, constituindo-se em uma importante fonte de pesquisa dentro da tradição cristã. Nesse sentido, o Evangelho de Tomé pode fornecer uma nova perspectiva para um Cristianismo diferente do que estamos acostumados a conhecer.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON