PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ RICARDO CLAUDINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RICARDO CLAUDINO DA SILVA
DATA: 25/11/2020
HORA: 15:00
LOCAL: ufpb
TÍTULO: ANÁLISE DA MAGIA TALISMÂNICA NO ISLAMISMO MEDIEVAL A PARTIR DO GRIMÓRIO PICATRIX
PALAVRAS-CHAVES: Picatrix; Islamismo; Magia; Ciências das Religiões.
PÁGINAS: 60
RESUMO: O presente estudo está inserido nas discussões sobre o islamismo e suas características no campo da historiografia e da transculturalidade na Idade Média. A pesquisa buscou debater as confluências talismânicas e astrológicas na obra Picatrix, sobre a construção de grimórios medievais nesse período da história. Nesse ínterim, por volta de 1256, Alfonso X, o sábio, rei de Castela, ordena a tradução do árabe para o castelhano e latim, do Ghāyat al-Ḥakīm. Ainda no século XIII, se tinha conhecimento de uma tradução direta do árabe para o latim, mas que foi perdido, encontrando-se alguns fragmentos no século XIV. Na Europa ocidental, é conhecido como Picatrix, uma obra que circunda sobre hermetismo, alquimia, esoterismo, magia dos talismãs e dos planetas, que vai do século XIII ao século XVIII. No século XX, o estudioso alemão Wilhelm Printz, descobriu o original em árabe (Ghāyat al-Ḥakīm), traduzido como: “A Meta do Sábio” ou “O Objetivo do Sábio”. Neste sentido, registrou-se a expansão dos muçulmanos do Norte da África, quando dominaram uma vasta região da Península Ibérica (Andaluzia), correspondendo a Gibraltar, Espanha, Portugal e parte da França, em torno do século VIII ao século XV, com a queda da cidade de Granada. Esse momento possibilitou discorrer sobre religião e religiosidades no islã e magia no islamismo, em torno dos talismãs e amuletos no Picatrix, dentre achados arqueológicos de origem andaluz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, abordando essa produção sistemática reproduzida na história, que legitimaram o conhecimento filosófico e astrológico, fundamentais para o século XIII, para formação das religiosidades e sociedades medievais islâmicas. Dessarte, a pesquisa qualitativa reside na procura de interpretações a respeito das experiências no mundo medieval, incluindo símbolos, crenças e políticas, no sentido histórico cultural da magia. Esse entrelaçamento permite sustentar a diversidade e o entendimento do tema em questão. A pesquisa destacou interlocuções de Silveira (2016), Samsó (1992), Roza Candás (2014), Medina (2014), Mattos (2001), Cravioto (2005), entre outros especialistas. Ao final da pesquisa, pode-se afirmar a relevância dessa religiosidade no âmbito das Ciências das Religiões, perpassando sobre sua trajetória epistemológica e algumas problemáticas ao longo da história, ao propor conceitos e definições em torno da temática religião. Com relação a magia islâmica medieval, será de suma importância situá-la numa perspectiva da Ciência Empírica da Religião, como um ramo do conhecimento das Ciências das Religiões, numa tentativa de trazê-la ao debate acadêmico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1649543 - JOHNNI LANGER
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo à Instituição - LUCIANA DE CAMPOS