PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK HENRIQUE DA COSTA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICK HENRIQUE DA COSTA RODRIGUES
DATA: 11/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/cjj-hfmt-vmc?authuser=0
TÍTULO: FUNDAMENTOS DO ATEÍSMO E A DESCRENÇA NO DIVINO: REFLEXOS SUBJETIVOS EM RELAÇÃO AO DISCURSO RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Ateísmo; Descrença; Espiritualidade; Discurso religioso; Sentido de vida.
RESUMO: Esta dissertação dispôs o objetivo de compreender o que é o fenômeno do ateísmo como aspecto estruturante da descrença no divino. Para tanto, foi realizada uma investigação aos moldes da pesquisa bibliográfica norteada pela abordagem qualitativa. Evidencia-se que nas áreas que enxergam o fenômeno religioso como objeto de estudo, que a manifestação ateísta, mesmo com registros anteriores a era cristã, ainda permanece em locais obscurecidos nos repertórios de conceitos disponibilizados as sociedades pelo viés teórico-metodológico acadêmico. Nesse sentido que tenciona a promoção da saúde, faz-se necessário apurar se nas formas de apresentação das narrativas religiosas está presente uma relação dialética com as prescrições dos discursos religiosos oferecidos coercitivamente, bem como redarguir sobre o vínculo do sujeito ateu com conceitos anteriormente retratados com o filtro da incompatibilidade, como a espiritualidade e o sentido de vida. Destarte, fica notabilizado que o ateísmo pertence a instância da espiritualidade humana, isto é, da condição de liberdade do sujeito sobre escolher não aceitar, parcial ou completamente, toda carga conceitual do discurso religioso e sua interpretação da realidade que visa preencher lacunas existenciais. O ateu, é alguém que não possui como ótica vivencial discursos não condizentes com as necessidades de seus questionamentos, é um descrente às interpretações deificadas de fenômenos naturais. Portanto o ateísmo se posiciona reativamente em direção aquilo que fundamenta a crença, nos argumentos ontológicos dos deuses, criando, conceitualmente, a possibilidade de um sujeito ser ateu em relação a Olorum mas teísta no âmbito das “Religiões do Livro”, de segregar católicos e protestantes, calvinistas e arminianos.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI