PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: FRANCISCA MARIA LUIZ

DISCENTE: FRANCISCA MARIA LUIZ
DATA: 16/12/2020
LOCAL: meet.google.com/prs-rbfj-zsc
TÍTULO: Biodanza em pacientes vivendo com HIV/AIDS: intervenções e efeitos
PALAVRAS-CHAVES: Biodanza. HIV/AIDS. Medicina Complementar e Alternativa (CAM). WHOQOL-120 HIV.
ÁREA: Teologia
RESUMO: Este estudo tem como objetivo avaliar quais os impactos da intervenção da Biodanza nos pacientes vivendo com HIV/AIDS. Apesar da eficácia das terapias antirretrovirais atuais em suprimir a progressão da doença, muitas pessoas portadoras do HIV positivo relatam o uso de medicina complementar e alternativa (CAM) para controlar os sintomas e os efeitos colaterais das medicações específicas. Há uma necessidade em realizar pesquisas que identificam fatores associados ao uso de medicina alternativa complementar e as implicações de seu uso para o cuidado no portador de HIV/AIDS, no sentido de fornecer informações precisas e imparciais, desenvolvendo assim planos terapêuticos, de forma que promovam resultados satisfatórios no cuidado e, consequentemente na saúde do indivíduo. Dentre as práticas integrativas complementares a escolha da Biodanza deve-se por ser considerada como um sistema com possibilidade de eficaz aplicação para a saúde. O referido estudo é uma pesquisa do tipo ensaio clínico intervencionista, caso controle, onde foram realizadas sessões de Biodanza pelo período de 6 meses, com amostra de 22 pacientes, sendo 11 - grupo de Intervenção e 11 - grupo controle, selecionados em ambulatório de um Hospital de referência em doenças infectocontagiosas da Paraíba, com aplicação de pré e pós testes. Utilizamos como ferramenta, o instrumento WHOQOL-120 HIV, já validado no Brasil para a língua portuguesa, para avaliar qualidade de vida e os marcadores biológicos: quantificação de carga viral, TCD4 e TCD8, para avaliar perfil imunológico dos pacientes. Foram aplicados no grupo experimental, com a intervenção da Biodanza e no grupo controle, sem a intervenção da Biodanza. Por fim, avaliamos o perfil sociodemográfico dos pacientes, em ambos os grupos e em seguida foi aplicado um pós-teste, no intuito de avaliar as modificações ocorridas sob a influência da temática em estudo, em relação a perfil imunológico e qualidade de vida dos pacientes vivendo com HIV/AIDS. A análise dos dados foi confrontada com caso - controle para melhor fidedignidade da resposta, trazendo ganhos sensíveis para a qualidade de vida dos pacientes participantes das vivências de Biodanza.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES