PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: NARA PATRÍCIA MENDES DA SILVEIRA

DISCENTE: NARA PATRÍCIA MENDES DA SILVEIRA
DATA: 14/12/2020
LOCAL: meet.google.com/qam-vtho-tey
TÍTULO: PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL EM UM COMPLEXO PSIQUIÁTRICO: religião, religiosidade e espiritualidade no trato de pessoas com o espectro da esquizofrenia
PALAVRAS-CHAVES: Religião. Religiosidade. Espiritualidade. Saúde Mental. Assistentes sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Aborda uma pesquisa com assistentes sociais que trabalham no campo da saúde mental e versa a importância da religião, religiosidade e espiritualidade na recuperação e sustentação para o enfrentamento do transtorno mental. A finalidade desta dissertação é investigar como os profissionais da área da saúde mental, assistentes sociais, lidam com a religião, religiosidade e espiritualidade como ferramenta relevante no tratamento, fortalecimento e melhor saúde mental dos pacientes. Desdobrou-se por meio de uma pesquisa qualitativa efetiva pela metodologia de análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Está organizado em três capítulos. O primeiro aborda uma contextualização acerca da religião, da religiosidade e da espiritualidade. Seus pressupostos filosóficos e implicações ao espectro da esquizofrenia. O segundo capítulo é de discussão sobre o conceito da esquizofrenia. O terceiro é a pesquisa junto aos assistentes sociais. Realizado a partir de três questionamentos que giram em torno da religião, espiritualidade e religiosidade e com trato da pessoa com espectro da esquizofrenia. Conclui-se que para o campo da religião, espiritualidade e religiosidade no tratamento da pessoa com transtorno mental é necessário cautela e prudência ética.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE