PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: CARLA JACIARA JARUZO DOS SANTOS

DISCENTE: CARLA JACIARA JARUZO DOS SANTOS
DATA: 15/12/2020
LOCAL: meet.google.com/ebd-djaa-sny
TÍTULO: VIOLÊNCIA INDÍGENA NA PARAÍBA: conflitos culturais e religiosos no âmbito universitário
PALAVRAS-CHAVES: Universitários indígenas. Potiguara e Tabajara. Violência. Cultura. Religião.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente pesquisa sobre a trajetória de acadêmicos indígenas Potiguara e Tabajara da Paraíba aborda os problemas sociais e políticos frente aos estigmas vivenciados no meio acadêmico, como também as dificuldades relacionadas ao processo de ingresso e permanência na universidade. Para tanto, foi essencial refletir sobre a violência simbólica na esfera universitária, a fim de compreender como esta se apresenta, uma vez que pode ocorrer de maneira camuflada, repercutindo de forma negativa no desempenho acadêmico, evidenciando uma latente problemática, pouco notificada no sistema de informação oficial – SINAN Net. Os objetivos gerais foram: investigar os fatores determinantes no processo de violência enfrentado pelos universitários Potiguara e Tabajara e se as práticas acadêmicas, culturais e religiosas constituem fatores determinantes à violência simbólica estabelecida; analisar os dados de violência interpessoal e autoprovocada envolvendo indígenas como vítimas notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN Net). O estudo foi realizado junto a acadêmicos indígenas Potiguara e Tabajara residentes respectivamente nos municípios de Baía da Traição, Rio Tinto, Marcação, Conde e João Pessoa. Está ancorado teoricamente em autores como: Barcellos (2014); Farias e Barcellos (2015); Durkheim (2018); Bourdier (2012); Oliveira (2016); Silveira (2018), dentre outros. A abordagem desta pesquisa é qualitativa e quantitativa e utiliza a etnografia enquanto metodologia norteadora. Na coleta de dados foram empregados como instrumentos a entrevistas e o questionário semiestruturado, além da utilização de gravação em áudio. A metodologia foi embasada em autores como Lüdke e André (1986); Geertz (1989) dentre outros. Como resultado, se compreendeu que todo contexto histórico e as trajetórias permeadas por lutas, reivindicações e conquistas nos espaços acadêmicos dos discentes indígenas da Paraíba, no quesito estigmatização do indivíduo, permanece sendo um processo de enfrentamento contínuo e múltiplo. Ao final do estudo, ratificou-se a presença das violências, seja ela simbólica, na forma psicológica e moral, como também a negação, exclusão e a não aceitação da população indígena nas universidades públicas e privadas.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI