PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO MEIRA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO MEIRA NETO
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Centro de Educação - CE (virtual)
TÍTULO: CORRELAÇÃO ENTRE COPING RELIGIOSO ESPIRITUAL E QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA COM LESÃO MEDULAR
PALAVRAS-CHAVES: Coping; Coping religioso/espiritual; Qualidade de vida; Lesão Medular.
RESUMO: Coping é uma ação comum entre os seres humanos, pois está diretamente ligado a estresses provocados por eventos relacionados a satisfação ou frustação dos desejos humanos, o que faz com que estes tentem se adaptar da melhor forma possível as situações difíceis. Coping religioso é definido como a ação de entender e lidar com estressores da vida a partir de ensinamentos sagrados. O objetivo do trabalho é analisar a relação entre coping religioso/espiritual e qualidade de vida de pessoas com lesão medular. Participarão do estudo pessoas com lesão medular em níveis de C-5 a S-1. A coleta de dados acontecerá através de questionário sobre informações sociodemográficas do indivíduo e sua lesão e pela Escala CRE-Breve e o WHOQOL-bref. Para análise da comparação dos resultados, o teste de Correlação de Pearson foi escolhido. Espera-se encontrar que pacientes com maior pontuação em coping religioso/espiritual positivo igualmente pontuarão mais em qualidade de vida.
Presidente - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO