PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDERLINE RIBEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDERLINE RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 16/12/2020
LOCAL: meet.google.com/skk-sogc-yqr
TÍTULO: AS ENTIDADES FEMININAS DOS ESPAÇOS SAGRADOS POTIGUARA
PALAVRAS-CHAVES: Entidades femininas. Espaços sagrados. Espiritualidade Potiguara.
RESUMO: A presente dissertação trata de um tema original e muito peculiar dos indígenas Potiguara, que são as entidades femininas dos espaços sagrados, orientada pelas forças dos encantados e encantadas e tem como lugar de fala, o olhar e sentir de uma pajé pesquisadora, mãe/mulher/guerreira e militante dos movimentos sociais dessa etnia, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Apresenta como objetivo analisar a dimensão dos seres míticos femininos, os momentos e espaços em que eles estão presentes, despertando temor e respeito, além de verificar como estão sendo registradas e repassadas essas narrativas, em tempos de pandemia, preservando a riqueza de seus valores. O objeto da pesquisa consiste na busca de averiguar as variadas formas que os mitos femininos se entrelaçam com as práticas cotidianas do povo Potiguara. Dentre os aportes teóricos utilizados destacamos: Barcellos (2014), Eliade (2019), Grünewald (2020). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que está ancorada numa pesquisa bibliográfica e na etnografia e utiliza como instrumentos a observação participante, o diário de campo e entrevista semiestrutura. O resultado contribuirá no aprofundamento das narrativas apresentadas e possibilitará a divulgação dos mitos na área acadêmica com a possibilidade de auxiliar também futuros pesquisadores e professores interessados em conhecer melhor os mitos femininos indígenas do povo Potiguara para fortalecer e ampliar os conhecimentos relacionados às práticas indígenas dentro e fora do território Potiguara.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE