PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLENE PEREIRA BORBA CAHÚ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLENE PEREIRA BORBA CAHÚ
DATA: 11/12/2020
LOCAL: meet.google.com/rtv-ppip-ins
TÍTULO: A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS FAMILIARES E SEUS REFLEXOS PARA A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
PALAVRAS-CHAVES: Constelação Familiar. Espiritualidade. Mediação de Conflitos. Justiça.
RESUMO: A abordagem fenomenológica da Constelação Sistêmica Familiar foi desenvolvida pelo filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger e vem sendo utilizada em alguns Tribunais de Justiça do país. Através de suas experiências empíricas, Hellinger (2007) verificou que os mais variados problemas enfrentados pelos indivíduos são partilhados pelo inconsciente familiar e transmitidos às gerações seguintes, formando o emaranhado. O membro da família que estivesse emaranhado reviveria, de forma inconsciente, o destino de um familiar que o precedeu. A Constelação busca detectar, num sistema familiar ampliado esses emaranhados. Na montagem da constelação, observa-se uma espécie “ritual” ou “técnica” a ser seguido; são escolhidas pessoas ou objetos para representarem o constelado e sua família, forma-se então um “Campo Relacional” entre essas pessoas. De acordo com a teoria Hellingeriana, as pessoas conectadas ao Campo conseguem se “sintonizar” com os sentimentos daqueles entes que estão sendo representados, inclusive com os mortos. Apesar de não ter se valido de estudos ou teorizações acadêmica prévias, Hellinger verificou na prática que o Campo é eficaz. No Brasil, a Constelação foi introduzida ao judiciário pelo juiz de direito Sami Storch, de modo a auxiliar nas conciliações e mediações de conflitos e vem ganhando adeptos da comunidade jurídica e apoio do Conselho Nacional de Justiça (2015). Diante deste contexto, o presente estudo objetiva compreender no discurso dos consteladores, advogados, magistrados, promotores de justiça e servidores, através de entrevista semiestruturada, o que é o Campo e, se o seu conceito estaria colocado e legitimado dentro de um conceito mais amplo, que é o de espiritualidade de acordo com Hanegraaff (2017) nas Ciências das Religiões. A natureza e abordagem da pesquisa é quali-quanti e fenomenológica. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo Temática (BARDIN, 1977), seguindo uma abordagem lexicográfica de apresentação dos resultados, com auxílio do software Iramuteq.
Presidente - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO