PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRICIA GUEDES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRICIA GUEDES DO NASCIMENTO
DATA: 16/12/2020
LOCAL: meet.google.com/gxo-xfnu-fwt
TÍTULO: NA BARRA DA SAIA DELA TEM CIÊNCIA: Joana Pé de Chita, um diálogo sobre gênero na Jurema.
PALAVRAS-CHAVES: Mestra Joana Pé de Chita. Gênero. Jurema.
RESUMO: Esta pesquisa pretende analisar a trajetória da mestra Joana Pé de Chita, enfocando sua relevância enquanto mulher religiosa, resistente a repressão policial contra os cultos afro brasileiros. Dentre os pontos que a justificam é que trata se de uma personagem emblemática dentro das religiões afro-brasileiras/ameríndias: a Jurema Sagrada. Joana Pé de Chita é oriunda da cidade de Santa Rita, na várzea do rio Parahyba do Norte. Esta mestra afamada na Jurema, foi sacerdotisa, curandeira e um símbolo de resistência feminina contra a perseguição policial vivida pelas pessoas que praticavam os diversos cultos afro no país. A mesma se apresenta com seus diversos heterônimos como Joana Malhada, Maria Dagmar ou Pé de Chita. A metodologia utilizada foi a história oral, a etnografia, bem como a análise documental a partir do material catalogado em livros e na imprensa paraibana, a saber jornal A União e Correio da Paraíba das décadas de 1920 e 30. Quanto ao escopo teórico, realizamos um diálogo sobre gênero dentro da Jurem. Dentre os resultados da pesquisa, apresentaremos a personagem central através de um trabalho que reúne imagens fotográficas da mesma, depoimentos de pessoas mais velhas na Jurema e depoimentos da própria entidade através da representação do fenômeno religioso dela incorporada numa médium, a ialorixá Lourdes da Oxum. Consideramos ser uma ação a afirmativa a produção de material didático sobre a Jurema para ser trabalhado no ensino religioso básico, bem como contribuir em pesquisas acadêmicas e para o conhecimento de pessoas adeptas das religiões afro brasileiras.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS