PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA MARIA ENEAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA MARIA ENEAS COSTA
DATA: 15/03/2021
LOCAL: meet.google.com/khm-daxr-jqa
TÍTULO: Raffaele Pettazzoni e a Escola Italiana de História das Religiões: as interfaces entre o método histórico comparativo pettazzoniano e a teoria de Ugo Bianchi
PALAVRAS-CHAVES: Pettazzoni. Método Comparativo. Escola Italiana de História das Religiões.
RESUMO: Raffaele Pettazzoni foi um cientista italiano que dedicou a vida inteira aos estudos das religiões. deixando como legado o Método-histórico Comparativo, isto é, seu modo de abordar as temáticas relacionadas ao mundo das religiões que, ainda hoje, estimula os debates acadêmicos da área. Nesse sentido, com nossa tese, pretendemos aprofundar o desenvolvimento desse método que encontrou nos sucessores de Pettazzoni acadêmicos que, seguindo seus próprios conceitos, deram uma nova interpretação ao método desse estudioso, direcionando-se, cada qual, por diferentes vieses de apreciação do objeto religião. Ou seja, nossa pretensão é analisar a trajetória dos discípulos diretamente influenciados por Pettazzoni que, na segunda metade do século XX, tornaram-se conhecidos como Escola Italiana de História das Religiões. Assim, de forma específica, nos debruçamos sobre a formação da ideia desenvolvida por Ugo Bianchi, sobre o qual teorizamos como provável autor que mais seguiu o pensamento do próprio mestre. Nesse intuito, traçamos como objetivo geral analisar como Ugo Bianchi utilizou o Método histórico-comparativo, originariamente desenvolvido por Raffaele Pettazzoni, buscando aproximações e distanciamentos existentes entre ambos historiadores das religiões. Ademais, propomos como objetivos específicos: descrever o processo de desenvolvimento do Método histórico-comparativo em suas origens, a partir de seu mentor Raffaele Pettazzoni, partindo de sua jornada acadêmica; discorrer sobre as diferentes abordagens do Método Comparativo, na perspectiva dos itegramtes da Escola Italiana de História das Religiões, iniciando por Angelo Brelich, Ernesto de Martino e Ugo Bianchi, da mesma forma, nas perspectivas de Vittorio Lanternari e Dario Sabbatucci. Por fim, no útlimo objetivo específico, buscamos analisar o método de Pettazzoni e o de Ugo Bianchi, ressaltando aproximações e distanciamentos. Destarte, para lograr nosso objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, aplicando o método dialético, com a qual entrevemos a possibilidade de encontrar o apoio metodológico que necessitávamos. Portanto, é por meio da pormenorização do pensamento desses dois autores que intentamos a comprovação de nossa tese, ou seja, de que Ugo Bianchi tenha sido, dentre os letrados que se aproveitaram do pensamento teórico inicial de Pettazzoni, aquele que mais se aproximou da sua metodologia.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 819.201.304-97 - DAVID PESSOA DE LIRA - UFPE