PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: MARLENE PEREIRA BORBA CAHÚ

DISCENTE: MARLENE PEREIRA BORBA CAHÚ
DATA: 21/06/2021
LOCAL: centro de educação
TÍTULO: A ESPIRITUALIDADE NAS CONSTELAÇÕES FAMILIARES E SEUS REFLEXOS PARA A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
PALAVRAS-CHAVES: Constelação Familiar. Espiritualidade. Mediação de Conflitos. Poder Judiciário.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: A abordagem fenomenológica da Constelação Familiar foi desenvolvida pelo filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger e vem sendo utilizada em alguns Tribunais de Justiça do país. No Brasil, a Constelação foi introduzida ao judiciário pelo juiz de direito Sami Storch, no ano de 2012, humanizando as práticas de conciliações e mediações de conflitos entre os litigantes. Através de suas experiências empíricas, Hellinger verificou que os mais variados problemas enfrentados pelos indivíduos são partilhados pelo inconsciente familiar e transmitidos às gerações seguintes. Na montagem da constelação, observa-se uma espécie “ritual” ou “técnica” a ser seguido; são escolhidas pessoas ou objetos para representarem o constelado e sua família, forma-se então um “Campo Relacional” entre essas pessoas. De acordo com a teoria Hellingeriana, as pessoas conectadas ao Campo conseguem se “sintonizar” com os sentimentos daqueles entes que estão sendo representados, inclusive com os mortos. Diante deste contexto, o presente estudo objetiva compreender a noção de Campo na prática da Constelação Sistêmica Familiar realizada no Poder Judiciário correlacionando-a com o conceito de espiritualidade das Ciências da Religião. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com advogados, magistrados, promotores de justiça e servidores do Poder Judiciário, todos eles consteladores. A natureza e abordagem da pesquisa é quali-quanti e exploratória. Os dados das entrevistas foram analisados seguindo uma abordagem lexicográfica de apresentação dos resultados, com auxílio do software Iramuteq. Os resultados mostraram que há uma convergência entre o fenômeno do Campo e Espiritualidade.
Presidente - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI
Interno - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO