PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
0000000000/00000

News


Banca de DEFESA: PRISCILA RIBEIRO JERONIMO DINIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA RIBEIRO JERONIMO DINIZ
DATA: 16/08/2021
HORA: 14:15
LOCAL: https://meet.google.com/cgc-btqc-yzh
TÍTULO: "EU NÃO ESTOU AQUI... ALIÁS, EU ESTOU AQUI!”: o processo de invisibilidade e visibilidade da Beata Maria de Araújo em Juazeiro do Norte - CE.
PALAVRAS-CHAVES: Memória; Discursos; Estudos do Imaginário; Juazeiro do Norte.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: A história de Juazeiro do Norte-CE inicia-se por ocasião de um evento religioso, qual seja: a transubstanciação de hóstia em sangue pela Beata Maria de Araújo. Juntamente com ela e o Padre Cícero, a cena do sangramento na boca dessa mulher se repetiu por anos. Embora essa história singular tenha perdurado por muito tempo, sua protagonista foi invisibilizada com o decorrer das décadas. Aos poucos essa cena voltou a emergir com uma rememória e discursos sobre Maria de Araújo, uma mulher que foi enclausurada, vilipendiada e silenciada no século XIX. Sem túmulo, foi quase apagada da história da cidade. A partir dessa invisibilidade adveio o problema dessa pesquisa, que teve como objetivo analisar o processo de invisibilidade e visibilidade da Beata Maria de Araújo na história social e religiosa de Juazeiro do Norte. Os recursos metodológicos selecionados para alcançar tal finalidade foram à abordagem qualitativa; o método exploratório e explicativo; a realização de pesquisas documentais nos Inquéritos I e II e pesquisas de campo nas romarias de Juazeiro entre 2017 a 2020. Visando afunilar tal questão, também foram feitas observações e entrevistas que constam nessa tese. No que concerne à organização do estudo, esse trabalho foi dividido em quatro capítulos, o primeiro enfocou a construção da cena do milagre da hóstia e o protagonismo da Beata; no segundo é observado o silenciamento e a invisibilidade que se constrói em torno de Maria de Araújo, por meio do Padre Alexandrino e do Bispo Dom Joaquim. Nesse ponto, torna-se visível a questão da romanização da igreja católica no Brasil, o medo das beatas, bem como a repressão em Juazeiro do Norte para que não se tornasse um local de peregrinação, colocando a Beata na representação do medo, no regime noturno dos estudos do imaginário, direcionando-a para o silêncio na memória social e religiosa da cidade. Por sua vez, o terceiro capítulo é marcado por uma passagem de tempo, de quase noventa anos que não se pôde falar de Maria de Araújo na cidade, com isso, inicia-se um processo de visibilidade que começa a incluir a Beata nas pautas acadêmicas, de movimentos sociais e artísticos. Por fim, o último capítulo apresenta sua crescente visibilidade, através do Movimento independente dos Romeiros Memorialistas pela reabilitação da Beata Maria de Araújo, com a realização de ações e eventos, trazendo a Beata para um novo lugar da imagem, no regime do crepúsculo. Ao final da pesquisa, conclui-se que existiu um discurso e se construiu uma memória de silenciar Maria, pelo medo da sua representação, porém, hoje existe um movimento de rememória pela reabilitação da Beata, permeada por vários discursos, construindo uma nova imagem que aos poucos vai tomando forma.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - RENATA MARINHO PAZ
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO PAGAN FORTI
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS LUZ MARQUES
Externo à Instituição - MARIA PAULA JACINTO CORDEIRO