PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: PAULA MARQUES LIMA PESSOA DE AQUINO

DISCENTE: PAULA MARQUES LIMA PESSOA DE AQUINO
DATA: 18/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pwh-uwwf-pre
TÍTULO: VIRTUDES ESPIRITUAIS, ATITUDES RELIGIOSAS E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO CORRELACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Virtudes Espirituais; Atitudes Religiosas; Sentido da vida
ÁREA: Teologia
RESUMO: A palavra virtude – virtus, em latim – está relacionada tanto para uma capacidade (potência) ou habilidade específica, como para um aspecto moral. De forma geral, se relaciona com hábitos dignos e inextinguíveis, que se tornam louváveis independentemente de sua função prática, se constitui em um valor em si mesmo. Para tanto, pontuam-se considerações acerca da Logoterapia e Análise Existencial, fundada por Viktor Frankl, pois promove uma visão da religiosidade fundada na percepção de que é um fenômeno humano e tem seu centro na pessoa espiritual. Esse estudo tem como objetivo averiguar em que medida as atitudes religiosas e as virtudes espirituais/religiosas explicam a presença de sentido. Foram realizadas análises descritivas, correlacionais, de regressão linear múltipla. Contou-se com uma amostra de 500 sujeitos, sendo majoritariamente do sexo feminino (72,4%). A média de idade foi de 35,2 anos (DP = 13,6; amplitude de 18 a 84 anos), com a maioria declarando-se solteira (56%). Houve participação de habitantes das cinco regiões do país, sendo a maioria do Nordeste (73,8%), Católicos (40,2%), com nível de escolaridade de Pós-Graduação Completa (37,6%) e Classe Social Média (59,8%). Como resultados, no que diz respeito aos parâmetros da escala EVER, mostraram-se concordantes com o estudo original, apontando para a existência de um único fator geral para virtudes espirituais religiosas (α = 0,97), que explicou 68,55% da variância. No que se refere à relação entre as medidas verificou-se correlações estatisticamente significativas e diretamente proporcionais com as variáveis: Presença de sentido (r = 0,49; p < 0,001), Afetividade (r = 0,66; p < 0,001), Cognição (r = 0,64; p < 0,001), Corporeidade (r = 0,47; p < 0,001) e principalmente com o Comportamento religioso (r = 0,77; p < 0,001). A partir de uma análise de regressão linear, relacionando a variável dependente Presença de sentido com as demais, foi apresentado um modelo significativo consoante com a literatura, podendo inferir que, para a presente amostra, aqueles indivíduos que apresentam maiores indicadores de comportamentos religiosos, pontuam mais em virtudes espirituais/religiosas, consequentemente aumentando a presença de sentido. Todos os resultados foram analisados à luz da Logoterapia e Análise existencial.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI