PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO BATISTA VICENTE DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO BATISTA VICENTE DO NASCIMENTO
DATA: 27/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ytj-jzha-ubk?authuser=0&pli=1
TÍTULO: RELIGIÃO, TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E POLÍTICA: TRAJETÓRIAS, DISCURSOS E PRÁTICAS DA IGREJA BATISTA HISTÓRICA TRADICIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Religião; Teologia da prosperidade; Política; Igreja Batista.
RESUMO: O presente trabalho versa sobre a temática religião, teologia da prosperidade e política bem como trajetória, discurso e práticas da Igreja Batista, categorizada pelos estudiosos como denominação histórica e tradicional por estar ligada ao protestantismo de missão. Para tanto, foi escolhida a Denominação Batista, institucionalmente representada pela Convenção Batista Brasileira - CBB. Os objetivos visam identificar a dinâmica das relações entre igrejas ligadas aos movimentos tradicional, pentecostal e neopentecostal no que concerne à representação política institucional e o doutrinamento ligado à prosperidade. A teologia da prosperidade é considerada como uma expressiva acomodação da fé cristã ao ideal capitalista da prosperidade física e material, com ênfase na bênção da multiplicação financeira por meio da reivindicação das promessas divinas. Essa corrente encontra-se fortemente amparada no movimento neopentecostal que chegou ao Brasil no final dos anos 1970 e que rapidamente se expandiu pelo país afora. Filiados às denominações pentecostais e neopentecostais encontram-se boa parte dos políticos que professam a fé protestante no Congresso. O Congresso Nacional conta com um grupo de parlamentares que forma a Frente Parlamentar Evangélica, também conhecida como “bancada evangélica”, onde a maioria dessa bancada é originária das igrejas Universal do Reino de Deus e Assembleia de Deus, sendo os demais de várias outras denominações. Nesse sentido, avalia-se em que medida a Denominação estudada se sente representada pela “bancada evangélica” e como a mesma se posiciona frente a teologia da prosperidade. Foram escolhidas A Convenção Batista Brasileira, Convenção Batista Baiana e Associação Batista do Sudoeste (localizada em Vitória da Conquista-Ba). A análise das fontes se deu através de uma metodologia histórica, descritiva e exploratória. Tendo em vista a inexistência de trabalhos que versem sobre essa temática e pela viabilidade da pesquisa na Denominação escolhida, buscou-se como resultado importante contribuição a respeito do tema apresentado. Trata-se, pois, de uma pesquisa de caráter inédito e propositiva em fornecer subsídios acadêmicos, científicos e sociais aos seus futuros leitores.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS