PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: ERICK HENRIQUE DA COSTA RODRIGUES

DISCENTE: ERICK HENRIQUE DA COSTA RODRIGUES
DATA: 06/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pwh-uwwf-pre
TÍTULO: FUNDAMENTOS DO ATEÍSMO E A DESCRENÇA NO DIVINO: REFLEXOS SUBJETIVOS EM RELAÇÃO AO DISCURSO RELIGIOSO
PALAVRAS-CHAVES: Ateísmo; Descrença; Espiritualidade; Discurso religioso; Sentido de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Esta dissertação dispôs o objetivo de compreender o que é o fenômeno do ateísmo como aspecto estruturante da descrença no divino. Para tanto, foi realizada uma investigação aos moldes da pesquisa de revisão da literatura norteada pela abordagem qualitativa. Evidencia-se que, nas áreas que enxergam o fenômeno religioso como objeto de estudo que a manifestação ateísta, mesmo com registros anteriores a era cristã ainda permanece em locais obscurecidos nos repertórios de conceitos disponibilizados as sociedades pelo viés teórico-metodológico acadêmico. Nesse sentido que tenciona a promoção da saúde, faz-se necessário apurar se nas formas de apresentação das narrativas religiosas está presente uma relação dialética com as prescrições dos discursos religiosos oferecidos coercitivamente, bem como redarguir sobre o vínculo do sujeito ateu com conceitos anteriormente retratados com o filtro da incompatibilidade, como a espiritualidade e sentido de vida. Destarte, fica notabilizado que o ateísmo pertence a instância da espiritualidade humana, isto é, da condição de liberdade do sujeito sobre escolher não aceitar, parcial ou completamente, toda carga conceitual do discurso religioso e suas interpretações da realidade que visam preencher a busca de sentidos. O ateu é alguém que não possui como ótica vivencial discursos não condizentes com as necessidades de seus questionamentos intrínsecos, é um não portador das interpretações deificadas de fenômenos naturais. Portanto o ateísmo se posiciona reativamente em direção aquilo que fundamenta as crenças, dos argumentos ontológicos dos deuses, criando, conceitualmente, a possibilidade de um sujeito ser ateu em relação a Olorum mas teísta no âmbito das “Religiões do Livro”, de segregar católicos e protestantes, calvinistas e arminianos.
Presidente - 1300178 - THIAGO ANTONIO AVELLAR DE AQUINO
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI