PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: CONCILIA CLERIA FERREIRA MUNIZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CONCILIA CLERIA FERREIRA MUNIZ
DATA: 08/12/2021
LOCAL: meet.google.com/yhy-mkit-ake
TÍTULO: TANTRA E HATHA YOGA NO BRASIL: histórias de vida
PALAVRAS-CHAVES: Tantra Yoga. Hatha Yoga. História Oral. Ciências das Religiões
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Objetivamos, nesta tese, analisar o entrelaçamento do Tantra e Hatha-Yoga, suas práticas no Brasil e as histórias de vida dos professores de Yoga. Neste sentido, analisamos as práticas de construção daquilo que Flood (2006) chama de “corpo tântrico” nas aulas de Tantra e Hatha-Yoga no Brasil, por meio de uma pesquisa qualitativa de resgate de histórias de vida, realizada com professores que estabeleceram tais práticas no país. Para tanto, apresentamos o conceito de Tantra no contexto indiano; o propósito de conhecer as histórias de vida dos professores e das professoras de Tantra e Hatha-Yoga no Brasil; investigamos as práticas de construção de um “corpo tântrico” nas aulas de Tantra e Hatha-Yoga, a partir da inserção no contexto cultural brasileiro e identificamos os elementos tântricos contidos nas aulas de Hatha-Yoga, por meio de observação on-line. Nossa pesquisa foi norteada pela hipótese de que o Yoga, ensinado como Hatha-Yoga em determinadas escolas do Brasil, possui elementos tântricos que o conectam, efetivamente, com concepções da tradição indiana. Este trabalho encontra-se anconrado em vários autores, dentre eles, destacamos: Feuerstein (2006), Eliade (2010), Gnerre (2011), Zimmer (1986), Flood (2006) e Possebon (2006), que discutem o processo histórico do Yoga no Brasil e na Índia, trazendo uma contribuição significativa para a área das Ciências das Religiões. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, utilizando-se a história oral de vida como referencial metodológico. Foram entrevistados três professores, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, com idade entre 64 e 80 anos. Vale salientar que dois residem no Rio de Janeiro e um na Paraíba. Os dados foram discutidos e apresentados em forma de narrativa. Em seus discursos, os colaboradores apresentaram suas experiências acerca das práticas do Tantra e Hatha-Yoga na Índia e no Brasil. Os elementos de discussão foram reunidos em sete principais categorias: o despertar do Yoga na vida dos professores de Tantra e Hatha-Yoga; percebendo o Yoga e o Tantra sob múltiplos olhares; compreendendo o Tantra e o Hatha-Yoga no Brasil; revelando a construção de um “corpo tântrico” nas aulas de Tantra e Hatha-Yoga; a importância dos cursos/eventos de Yoga para disseminação do Tantra; a reinterpretação do Tantra e Hatha-Yoga no Brasil (originalidade); Yoga e rejuvenescimento: histórias e vivências. Como ressaltado no próprio título do trabalho, dois aspectos foram levados em consideração: o contexto que permitiu a difusão do Tantra e Hatha-Yoga no Brasil e as histórias de vida daqueles que colaboraram e colaboram para que essas práticas sejam cada dia mais difundidas e vivenciadas. Desse modo, este estudo possibilitou uma reflexão no que se refere às práticas do Yoga no Brasil: há uma necessidade de aprofundamento acerca do Tantra-Yoga.
Presidente - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Interno - 1716308 - ANA PAULA RODRIGUES CAVALCANTI