PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: KARLA MUNIZ BARRETO OTON

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA MUNIZ BARRETO OTON
DATA: 14/12/2021
LOCAL: meet.google.com/wmn-iykm-vfs
TÍTULO: A ESPIRITUALIDADE E O SENTIDO DA VIDA NA TRANSIÇÃO PARA O ENTARDECER DOS ANOS
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Envelhecimento. Religiosidade. Sentido da Vida. Transição
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente tese elabora um estudo esquadrinhando acerca da espiritualidade e sentido da vida na transição para o envelhecimento e as demandas que afloram nesse período último da existência humana, como o enfrentamento à finitude, às mudanças na área afetiva, familiar e social, assim como os desafios e percepções que surgem nessa passagem. O aprofundamento do tema permeará a pesquisa, uma vez que se percebeu que para compreender as mudanças advindas com o entardecer dos anos é preciso perscrutar em seus elementos constitutivos mais particulares; suas idiossincrasias e a sua espiritualidade; essa visão holística vai corroborar para uma melhor percepção do seu modus vivendi e, por conseguinte, responder à questão norteadora desta pesquisa que teve como objetivo geral investigar a relevância da Espiritualidade e o Sentido da Vida no processo de transição da fase adulta para a fase do envelhecimento, a partir do embasamento teórico das obras de Mircea Eliade, Rudolf Otto, Durkheim que tratam da temática da espiritualidade e da experiência religiosa; as teorias de Elisabeth Lukas e Erik Erikson que abordam o tema do desenvolvimento e envelhecimento humano, e a teoria de Viktor E. Frankl, que concede à tese uma análise do sentido da vida como a força propulsora para superação dos infortúnios advindos no decorrer da existência. Desse modo, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, com análise textual, questionário e entrevista via os aplicativos Google forms, google meet e o correio eletrônico, possibilitando efetuar os objetivos propostos. As investigações e as análises da pesquisa evidenciaram que a espiritualidade e o sentido da vida são relevantes e essenciais na transição para o envelhecimento; a espiritualidade é um suporte relevante para enfrentar as situações e mudanças advindas com a fase de transição para o envelhecimento, como o sentimento de solidão, abandono, enfermidades, aposentadoria. Apresentou na análise das entrevistas o sentido da vida como propulsor da resiliência diante dos desafios ao perceber-se envelhecendo; demonstrou que a relação entre a espiritualidade, a religiosidade e o sentido da vida é um suporte primordial e medular no processo da crise existencial no entardecer dos anos. Concluiu-se que a espiritualidade e o sentido da vida são imprescindíveis para proporcionar ao ser humano o equilíbrio, a resiliência e a transcendência para vivenciar a fase última da sua existência, a transição para o entardecer dos anos.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 1860344 - FERNANDA LEMOS