PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: GRICIA GUEDES DO NASCIMENTO

DISCENTE: GRICIA GUEDES DO NASCIMENTO
DATA: 14/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/aya-kyoi-ers?authuser=1&pli=1
TÍTULO: NA BARRA DA SAIA DELA TEM CIÊNCIA: JOANA PÉ DE CHITA, UM DIÁLOGO SOBRE GÊNERO NA JUREMA.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Mestra Joana Pé de Chita; Gênero; Catimbó/Jurema.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Esta pesquisa pretende analisar uma trajetória da mestra Joana Pé de Chita focando sua relevância enquanto mulher religiosa, resistente à repressão policial contra os cultos afro-brasileiros. Dentre os pontos que a justificam, é que trata se de uma personagem emblemática dentro das religiões afro-brasileiras/ameríndias: o Catimbó (Jurema Sagrada). Joana Pé de Chita é oriunda da cidade de Santa Rita, na várzea do rio Paraíba do Norte. Esta mestra afamada na Jurema, foi sacerdotisa, curandeira e um símbolo de resistência feminina contra a perseguição policial vivida pelas pessoas que praticavam os diversos cultos afro no país. Ela se apresenta com seus diversos heterônimos como Joana Malhada, Maria Dagmar, Maria Dagmar, Ana Caipora, Joana Lina ou Joana Pé de Chita. A metodologia utilizada foi a história oral, a etnografia, bem como a análise documental a partir do material catalogado em livros e na imprensa paraibana, a saber jornal A União e Correio da Paraíba das décadas de 1910 a 1930. Quanto ao escopo teórico, realizamos um diálogo sobre gênero dentro da Jurema, em uma discussão sobre as conquistas das mulheres, com ênfase nas mestras juremeiras, tendo como sujeito, a mestra Joana Pé de Chita. Dentre os resultados da pesquisa, apresentaremos a personagem central através de um trabalho que reúne imagens fotográficas dela, iconografias, depoimentos de pessoas mais velhas na Jurema e da própria entidade através da representação do fenômeno religioso dela incorporada em uma médium, a ialorixá Lourdes da Oxum. Consideramos ser esta pesquisa uma ação afirmativa, resultando na produção de um material didático sobre a Jurema que poderá ser utilizado no ensino religioso básico, bem como contribuir em pesquisas acadêmicas e para o conhecimento de pessoas adeptas das religiões afro-brasileiras.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS