PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NILMA MARIA PORTO DE FARIAS CORDEIRO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILMA MARIA PORTO DE FARIAS CORDEIRO DE MEDEIROS
DATA: 14/02/2022
LOCAL: meet.google.com/npt-vmra-vpg
TÍTULO: A BÍBLIA E AS DOENÇAS INFECCIOSAS: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PORTADORES DE TUBERCULOSE RESISTENTE E A PROVAÇÃO DA FÉ.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Saúde. Medicina. Infectocontagiosas. CHCF. Bíblia.
RESUMO: Trata-se de um estudo que entrelaça os saberes médicos com a leitura da Bíblica Cristã, segundo os textos contidos nas versões: Bíblia de Jerusalém (2016); Bíblia do Peregrino (2017) e a Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB) (2020). Por meio das quais buscamos mostrar as possíveis doenças infecciosas encontradas nos contextos das sociedades antigas e que perduram aos dias atuais. Essa investigação, na linha de Espiritualidade e Saúde, se justifica na área das Ciências das Religiões que em sua multidisciplinaridade permite um “link” entre o religioso/espiritual e o científico, favorecendo a atenção médica e o desempenho profissional na prática de uma Medicina que compreende o Ser Integral nas suas dimensões, incluindo a espiritual. De modo geral objetivamos identificar as possíveis doenças infecciosas expressas pelos textos sagrados cristãos; e, de maneira específica, os nossos objetivos são: compreender como o elemento fé interfere no processo de enfrentamento saúde-doença; enumerar as passagens do Cristo e as repercussões da fé sobre as doenças identificadas; analisar à luz da Fenomenologia da Religião, o discurso de pacientes portadores de tuberculose resistente e a provação da fé. Para cumprir com os objetivos, a metodologia da pesquisa escolhida é o modelo qualitativo com abordagem fenomenológica que envolve técnicas e materiais mais flexíveis e condizentes com o lócus da pesquisa, pensado inicialmente para o cenário do hospital referência em doenças infectocontagiosas na Paraíba, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), que nesses tempos de pandemia tem os seus leitos ocupados com o atendimento dos pacientes com COVID-19, nas fileiras da luta contra a pandemia que assola o mundo desde março de 2020.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo ao Programa - 1653046 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO