PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: DAVI JORGE DUQUE VANDERLEI

DISCENTE: DAVI JORGE DUQUE VANDERLEI
DATA: 23/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/tgk-fsib-xhu?authuser=1&pli=1
TÍTULO: O ENSINO RELIGIOSO COMO CUIDADO ESPIRITUAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso, Cuidado, Espiritualidade, BNCC
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: História da Teologia
RESUMO: Nesta atividade, buscou-se realizar a análise qualitativa do ensino religioso como cuidado espiritual no Brasil. Para tanto, consumou-se uma revisão bibliográfica, explorando as principais publicações disponíveis. Por consequência, esta pesquisa também se concentrou no estudo das principais particularidades inerentes ao ensino religioso no Brasil, sobretudo em relação ao cuidado espiritual/espiritualidade. Mesmo reconhecendo a importância do ensino religioso como cuidado espiritual no Brasil, sobretudo no ambiente escolar básico, é imprescindível compreender que isto não pode se realizar de qualquer maneira, ou seja, literalmente no improviso. O principal objetivo desta pesquisa dissertativa foi analisar de forma qualitativa o ensino religioso como cuidado espiritual no Brasil, destacando os seus principais desafios e obstáculos bem como os seus prováveis resultados, se adequadamente explorado no ambiente de ensino. Para tanto, explorou-se um método descritivo-qualitativo, visando a avaliação das principais implicações e premissas associadas ao ensino religioso ao cuidado e a espiritualidade no ambiente de ensino brasileiro. Além disto, é importante destacar que também foi possível se constatar os seguintes objetivos específicos neste experimento dissertativo: Conceituar o que vem a ser Cuidado e espiritualidade segundo Leonardo Boff, esclarecendo os prováveis pontos de convergência bem como as inevitáveis divergências que podem ser experimentadas no estudo qualificado destes dois temas. Sumariar de que forma o ensino religioso foi se realizando no Brasil no decorrer do processo histórico nacional, avaliando até que ponto esta atividade foi favorável ao enriquecimento do cuidado e da espiritualidade brasileira em simultâneo. Correlacionar a prática deliberada do ensino religioso e da espiritualidade ao fomento qualificado dos direitos humanos no Brasil, dimensionando a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a prática deliberada do ensino religioso e da espiritualidade no Brasil, enfatizando a importância das premissas deste instrumento legal para o experimento da alteridade, vendo o cuidado e espiritualidade derivando-se de uma mesma essência.
Presidente - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1860344 - FERNANDA LEMOS