PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: GLÍCIO FREIRE DE ANDRADE JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLÍCIO FREIRE DE ANDRADE JÚNIOR
DATA: 28/04/2022
LOCAL: meet.google.com/fob-hott-fyn
TÍTULO: TORÉ E CULTOS PENTECOSTAIS: Resistências, Limites e Desafios do Universo Cultural Religioso dos Indígenas Tabajara da Paraíba do Século XXI
PALAVRAS-CHAVES: Indígenas Tabajara; Cultura; Etnogênese; Pentecostalismo; Religiosidade.
ÁREA: Teologia
RESUMO: A presente pesquisa sobre o toré e cultos pentecostais: resistências, limites e desafios do universo cultural religioso dos indígenas Tabajara da paraíba do séc. XXI, teve por objetivo investigar como e até que ponto a conversão dos indígenas Tabajara à fé cristã, sobretudo, por meio do contato com igrejas pentecostais, intervém ou não na manutenção da sua tradição. Desde o final do século XIX, toda cultura, tradição e memória desse povo, foi negada, silenciada e oprimida, ocasionado uma diáspora, após suas terras serem expropriadas, fato esse que levou muitos indígenas a, sabiamente, se refugiarem nas periferias das cidades circunvizinhas e, como forma de sobrevivência, muitos acabaram se convertendo à fé cristã pentecostal. Devido a isso, muitos tornaram-se cristãos por escolha pessoal. A partir de 2006, com o processo de etnogênese Tabajara, que é a luta desse povo pelo seu reconhecimento, existem duas realidades: de um lado, o contato com tais igrejas compromete sua identidade religiosa e de um outro, um novo paradigma de pertença religiosa na cultura desse povo. Daí, serão conceitos chaves de nossa pesquisa a ideia de trânsito religioso; identidade religiosa; múltipla pertença; e a própria ideia cultura. A relevância da religiosidade indígena Tabajara constitui um elemento de suma importância para a construção da identidade étnica/cultural desse povo, no entanto, embora as pesquisas em torno da temática sejam escassas, citemos o trabalho pioneiro de Farias e Barcellos (2015), Marques (2015), Fábio Mura et al (2017), Saraiva (2019), Santos (2020) e Figueiredo (2020), foram essenciais para ancorar esta tese. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como caminho metodológico a pesquisa documental e uma revisão bibliográfica sobre a história dos indígenas Tabajara; o trabalho etnográfico por meio da observação participante e de registros fílmicos, fotográficos e netnográficos. A partir dessa investigação, verificou-se como se encontra pluralismo religioso Tabajara contemporâneo; descreveu-se os principais traços da identidade étnica/cultural e religiosa do povo Tabajara; enfim, apresentamos as resistências, limites e desafios do universo cultural religioso Tabajara.
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI