PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: NILMA MARIA PORTO DE FARIAS CORDEIRO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILMA MARIA PORTO DE FARIAS CORDEIRO DE MEDEIROS
DATA: 19/05/2022
LOCAL: meet.google.com/hxy-nmid-cqi
TÍTULO: A BÍBLIA E AS DOENÇAS INFECCIOSAS: ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE PORTADORES DE TUBERCULOSE RESISTENTE E A PROVAÇÃO DA FÉ.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade. Saúde. Infectocontagiosas. Tuberculose. Bíblia.
ÁREA: Teologia
RESUMO: Trata-se de um estudo que entrelaça os saberes médicos com a leitura da Bíblia Cristã, segundo os textos contidos nas versões: Bíblia de Jerusalém (2016); Bíblia do Peregrino (2017) e a Tradução Ecumênica da Bíblia (2020). Essa investigação, na linha de Espiritualidade e Saúde, justificou-se na área das Ciências das Religiões que, em sua multidisciplinaridade, permite um “link” entre o religioso/espiritual e o científico, favorecendo a atenção médica e o desempenho profissional na prática de uma Medicina que compreende o Ser Integral e suas dimensões. De modo geral objetivamos analisar, à luz da Fenomenologia da Religião, as narrativas de pacientes portadores de tuberculose (TB) resistente e a provação da fé; e, de maneira específica, identificar as possíveis doenças infecciosas expressas pelos textos sagrados cristãos do Pentateuco das citadas traduções, evidenciando os desfechos de TB; comparar as narrativas bíblicas nas quais a TB foi referenciada; apresentar a TB enquanto doença globalizada e em sua localidade; referenciar o papel histórico do Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF) no acolhimento e tratamento desses pacientes; registrar como a religiosidade/espiritualidade interfere no enfrentamento do processo saúde-doença a partir de suas narrativas. Para cumprir com os objetivos, a metodologia escolhida foi o modelo qualitativo, com abordagem fenomenológica. Inicialmente, catalogamos algumas doenças, possivelmente infecciosas, no Pentateuco, destacando-se a TB nos trechos de Levítico 26.16 e Deuteronômio 28.22, permitindo um aprofundamento do estudo direcionado para essa enfermidade através da utilização de questionários semiestruturados e entrevistas gravadas. Os critérios de inclusão foram pacientes adultos, com diagnóstico de TB resistente e em tratamento/acompanhamento no CHCF. Os sujeitos foram identificados através de levantamento no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais da TB, em 23 de novembro de 2021, totalizando 17 pessoas. A composição desses sujeitos, em sua maioria, foi do sexo masculino, com faixa etária entre 19 e 65 anos, procedentes de João Pessoa/PB e padrão de resistência tipo TB resistente à rifampicina. Quanto aos fatores favorecedores de resistência, uso de álcool, histórico de abandono prévio ao tratamento e coinfecção com HIV estiveram presentes, mas em menor proporção. Desses, foi possível entrevistar cinco em vistas ao contexto pandêmico pelo qual vem passando a instituição. Diante de suas narrativas, elencamos, por meio das categorias fé, doença e enfrentamento, a percepção que esses entrevistados possuem quando confrontados a respeito de sua religiosidade/espiritualidade no contexto da TB. A partir de suas falas identificamos momentos/situações que possuem/possuíram conexões e/ou aproximações com as narrativas bíblicas do Pentateuco. Em acréscimo, evidenciamos a necessidade de suporte espiritual, especialmente, diante do contexto de resistência, o que reflete na atenção dos profissionais de saúde que atuam diretamente com essa clientela, evidenciando uma lacuna a ser abordada pelos gestores dos serviços de saúde.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES