PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de DEFESA: LIA HAIKAL FROTA SIMON

DISCENTE: LIA HAIKAL FROTA SIMON
DATA: 14/09/2010
LOCAL: C.E.
TÍTULO: Maternidade: uma releitura na perspectiva da espiritualidade
PALAVRAS-CHAVES: Maternidade; Espiritualidade; Experiência; Saúde da mulher;
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente estudo trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter transdisciplinar e abordagem qualitativa, que tem por objetivo central compreender a vivência da maternidade na perspectiva da espiritualidade. Para tanto, foi realizada observação participante no grupo de gestantes de uma Unidade Básica de Saúde na periferia de João Pessoa, PB, bem como entrevistas individuais com suas participantes. As narrativas das mulheres foram então analisadas na busca de sentidos e significados que possibilitassem uma compreensão ampla da experiência da maternagem, evidenciando-se que o ser mãe pode, num contexto de respeito à autonomia feminina sobre seu corpo e suas escolhas, apresentar-se como uma vivência de reinvenção da vida e das relações das mulheres em questão.
Presidente - 338371 - ANA MARIA COUTINHO DE SALES
Interno - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS