PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SHIRLEY DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA SHIRLEY DA SILVA FERREIRA
DATA: 03/06/2022
LOCAL: meet.google.com/noo-iiip-vxi
TÍTULO: Uma leitura de Mindfulness sob a perspectiva dos exercícios espirituais gregos e do Yoga clássico.
PALAVRAS-CHAVES: Espiritualidade e saúde, exercícios espirituais, Yoga clássico, Mindfulness.
RESUMO: A presente pesquisa se pretende como uma leitura da meditação Mindfulness aos olhos do pensamento grego, através dos fundamentos éticos e dos exercícios espirituais das escolas epicurista e estoicista, bem como do Yoga clássico, através de dois de seus membros: yamas e niyamas. Para isso, tem-se como objetivo geral investigar através da análise do discurso, as entrevistas de facilitadores da meditação Mindfulness, buscando estabelecer uma relação com os exercícios espirituais na filosofia antiga grega e com as práticas orientais do Yoga clássico. De forma específica, os objetivos propostos são expor o Yoga clássico, seus fundamentos e seus membros, mais precisamente para aqueles membros de cunho ético/moral; apresentar as escolas do período helenístico, a saber, a epicurista e a estoicista, e seus fundamentos éticos, rumo à busca da tranquilidade da alma, bem como os seus exercícios espirituais; apresentar através das PIC’s a prática da meditação, expondo mindfulness, sua história, seus fundamentos, seus programas e práticas; realizar pesquisa de campo através de entrevistas de caráter aberto com facilitadores de mindfulness e examinar, através da análise do discurso a fala dos entrevistados, buscando o estabelecimento de relações (principalmente pelo viés ético) entre mindfulness e os conhecimentos oriental na tradição do Yoga clássico e da filosofia ocidental (epicurismo e estoicismo), nas práticas dos exercícios espirituais. A metodologia utilizada para desenvolvimento desta pesquisa é uma abordagem qualitativa, que envolve a pesquisa bibliografia e a pesquisa de campo com a análise dos discursos dos participantes. A inquietação que norteia esta pesquisa é o estabelecimento não das PIC’s, no caso aqui a meditação, como uma terapêutica de cuidados somente com o corpo, em que o indivíduo sente melhoras dos seus sintomas, – sejam eles de dor, ansiedade, estresse, etc – mas de como essas práticas conduzem o indivíduo a uma reflexão mais profunda acerca de sua conduta de vida, de transformação interior. Partindo desse pressuposto, é trazida para essa discussão também os chamados exercícios espirituais das escolas gregas supracitadas e as práticas do Yoga clássico, que buscam, cada uma à sua maneira, libertar o homem do sofrimento e da dor, conduzindo-o por um caminho que leva à retidão de caráter e a transformação da sua existência.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE