PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
DATA: 27/07/2022
LOCAL: meet.google.com/xpg-msuq-sfs
TÍTULO: DOCÊNCIA, DIDÁTICA E ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Ciência(s) da(s) Religião(ões). Ensino Religioso. Didática. Práticas Pedagógicas
RESUMO: A “Didática das Ciências das Religiões” na “Educação Escolar” apresenta para a sua docência, uma necessidade de aprimorar nas práticas pedagógico-didáticas, os entendimentos das correlações nas fundamentações teóricas e epistemológicas dos conteúdos, de acordo com a proposta do modelo de componente curricular de Ensino Religioso descrito na “Base Nacional Comum Curricular” do Brasil (BNCC). Neste contexto, a partir de uma pesquisa social aplicada, este trabalho fundamentado como uma pesquisa-ação, bibliográfica, de foco qualitativo e natureza descritiva, (GIL, 2002; ANDRADE, 2008), desenvolve um estudo com o objetivo de: analisar as inter-relações entre os entendimentos dos professores do componente curricular de Ensino Religioso, na fundamentação do “Processo de Ensino-Aprendizagem” da “Unidade Temática”, “Identidades e Alteridades”, no primeiro ano do Ensino Fundamental, suportado pela(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) de acordo com a BNCC. Ao primar pela “voz do professor”, a pesquisa de campo, foi efetivada por intermédio de entrevistas individuais abertas, orientadas por um “Roteiro Semiestruturado”, realizadas com 14 (quatorze) docentes que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, na “Rede Oficial do Sistema de Ensino da cidade de João Pessoa”. Através das contribuições da Hermenêutica filosófica (GADAMER, 2011, 2015) empreendeu-se de modo interpretativo e autoformativo um estudo da análise das explicações advindos das respostas. Ao reputar as contradições inerentes aos fenômenos, bem como, as mudanças constantes que ocorrem na sociedade (LACKATOS; MARCONI, 2011, p. 88), os discursos foram estruturados, em parte, seguindo-se os procedimentos operacionais conforme a perspectiva da “Análise Textual Discursiva” de Moraes e Galiazzi (2011). A partir dos seus resultados, devido constatar-se no exame final das explicações descritas o emergir de alguns desafios, são apresentadas considerações como sugestões de respostas que possam ir ao seu encontro da problemática do contexto deste estudo. Exemplificadas ao articular-se uma proposta de tratamento para o conteúdo específico do “Objeto de Conhecimento”, “O eu, o outro e o nós”. Respectivamente como denominou-se, a primeira sugestão de: “Noções da fundamentação teórico-epistemológica dos princípios lógicos e psicológicos básicos para o aluno apreender o conteúdo “O eu, o outro e o nós”; e a segunda de: “Noções no ensino de “O eu, o outro e o nós” de uma episte(me)todologia de prática pedagógico-didática e de fundamentações teórico-epistemológica da alteridade”. Conclui-se ao tecer ponderações a respeito da primazia que ocupa a “Didática da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões)” no aprimoramento do “Modelo de Ensino Religioso de acordo com a BNCC”.
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS